7 de maio de 2013

Desenhos Habitados em Évora


Ilustração Artística e Científica
Exposição de Ilustração Artística e Científica
Palácio D. Manuel – Évora, 9/5/2013 a 1/6/2013

Com este conjunto de desenhos deseja-se despertar a curiosidade e proporcionar um inequívoco prazer aos seus visitantes.

Estas imagens representam mundos onde habitam não só o que é representado com rigor na ilustração científica, mas também imaginários criados pelos artistas e autores de textos ilustrados. Deste modo, cada espectador sentir-se-á também parte do espaço habitado e agora observado, passando também a habitar a imagem através do seu imaginário, de forma consciente ou inconsciente, mais ou menos sensível e envolvido.
Todos conhecemos o desenho como recurso ou forma de registo de um momento real ou imaginário, como processo de materializar uma ideia ou como meio de criação.
O exercício do desenho e a sua prática contínua, torna-o uma ferramenta precisa e flexível para uma representação com carácter científico ou potencializando o trabalho de concepção e execução de narrativas, como acontece na ilustração em livro ou em filme.

Desta forma as ilustrações transportam-nos para uma outra dimensão plástica, ecoando em cada espectador de modo único e irrepetível, moldando o gosto e despertando sensibilidades estéticas, conseguindo estimular a criatividade, com um papel muito importante na formação visual e cultural de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...