11 de maio de 2013

Prémio de poesia Raúl de Carvalho

O prémio de Poesia "Raul de Carvalho" é instituído pelo Município de Alvito que entende, desta forma, homenagear o poeta alvitense e, simultaneamente, criar um espaço de apoio e divulgação de novos talentos.

Tem fundamentalmente dois objetivos específicos que são, por um lado a vontade de homenagear o autor que deu o nome ao prémio, Raul de Carvalho, natural do concelho de Alvito e, por outro, a necessidade de incentivar a criatividade literária, bem como o gosto pela escrita, que consideramos serem atividades essenciais para um bom desenvolvimento intelectual.

Entrega de trabalhos até 27 de setembro. Veja aqui o Regulamento, ou consulte o site do Município do Alvito.

“Perpassa na poesia de Raul de Carvalho um desespero anárquico constantemente dividido entre um terno sentimento e uma solidão angustiosa”. Quem o afirma é o crítico Serafim Ferreira, analisando assim a obra poética de Raul de Carvalho, que na sua solidão envolve de “recôndita ternura os Homens e os seres que os rodeiam” através de uma escrita onde as influências de Fernando Pessoa e Teixeira de Pascoaes são bem notórias. Nascido em Alvito a 4 de Setembro de 1920, Raul Maria de Carvalho passou toda a sua infância no Baixo Alentejo, onde brincou ao sabor do vento e das estações na planície. Um período de memórias que jamais esqueceu e sempre fez questão de deixar bem vincado nos seus livros mais autobiográficos.

Depois da infância passada em Alvito, Raul de Carvalho rumou, em plena década de 40, até Lisboa, onde se tornou frequentador do mítico café Martinho da Arcada. Foi lá que começou a contactar com grandes personalidades do meio literário da época, revelando igualmente uma enorme preocupação pela condição dos mais desfavorecidos. Raul de Carvalho assumiu então as afinidades que o ligavam ao movimento neo-realista e surrealista, tornando-se colaborador das revistas “Távola Redonda”, “Cadernos de Poesia” e “Árvore”, onde chegou a co-director entre os anos de 1951 e 1953. Em 1956 foi premiado com o “Prémio Simon Bolívar” no Concurso Internacional de Poetas de Siena (Itália) e a partir daí dedicou-se de corpo e alma à poesia, editando várias obras.

Raul de Carvalho morreu em 1984, a um dia de completar 64 anos de vida, no Hospital de São João, no Porto.

(in Correio do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...