22 de maio de 2013

Artesanato de Zé Camões em Estremoz

No próximo dia 25 de maio, pelas 16h00, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, irá ser inaugurada a exposição “Artesanato de Zé Camões” de Maria José Camões.

A mostra é composta por diversas tipologias de peças, onde a técnica utilizada passa pela modelação de ligaduras e gesso, as quais são posteriormente policromadas. Os temas vão da arte sacra, às zoomorfias, bem como a figuras antropomórficas em diversas situações e atividades.

Maria José Vendas Coradinho Rebola Camões é natural de Estremoz, onde estudou e criou o gosto pelas artes. Professora na escola Básica Conde de Vilalva em Évora, licenciada em Educação Visual e Tecnológica é sócia da Associação dos Artesãos da Região de Lisboa.

A partir do interesse e conhecimento profissional, no verão de 2002 começou a manusear materiais sintéticos com gesso, donde surgiram presépios. Em Setembro de 2003 como já tinha algumas peças e como se aproximava a época natalícia, resolveu com uma colega empenhar-me mais e recriou as principais figuras do presépio, surgindo daí uma exposição em Estremoz. Nasceu o entusiasmo de continuar que a conduziu à descoberta de novos elementos. A partir daqui recriou os santos padroeiros das profissões, santos populares, bonecos com trajes regionais e outros.

Expôs coletivamente por 5 vezes e 3 individualmente, em Estremoz, Évora e Lisboa. Possui já um 3º prémio no concurso “Trono de Santo António” em Lisboa e uma Menção honrosa num concurso de Presépios, na mesma cidade. A mostra vai estar patente até 31 de julho, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...