15 de setembro de 2013

O vinho em exposição em Évora

A Câmara Municipal de Évora apresenta a partir do próximo dia 12 de setembro, quinta-feira, no Núcleo Museológico do Convento dos Remédios, na Av. de S. Sebastião, duas exposições sobre a temática do vinho, intituladas "O Ciclo do Vinho" e "Vinum Vita Est".

"O Ciclo do Vinho" consiste numa mostra fotográfica por António Cunha, que narra o ciclo do vinho em 34 fotografias, que acompanham a passo e passo todo o processo: o amanho da terra, a poda, a vindima, a lagaragem, a prensagem, até a mesa da sociabilidade e/ou tertúlia enófila.

A exposição "Vinum Vita Est" trata-se de uma mostra arqueo-documental, cedida pela Câmara Municipal de Redondo, onde estão revelados dados inéditos sobre a agricultura na região na Idade do Ferro. Segundo o arqueólogo Rui Mataloto, “durante o séc VI a. C. há indícios diretos e indiretos da produção e consumo de vinho no território a Este de Évora, nas abas da serra d´Ossa”. Arqueossítios localizados na área da barragem da Vigia, investigados recentemente, correspondem a pequenos montes da Idade de Ferro, relacionados com a exploração agropecuária deste território. A análise palinológica efetuada a sedimentos permitiu documentar uma paisagem aberta de pastoreio e cereais, com montado e mato naquela zona, a par de manchas de vinha denunciada pela presença de pólen de vitis.

Estas mostras vão ser complementadas por um programa de animação, que contará com o apoio da Rota dos Vinhos do Alentejo e que será anunciado oportunamente. Entretanto pode visitar gratuitamente estas exposições até ao fim de Dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00, encerrando aos fins-de-semana.

(Município de Évora)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...