21 de setembro de 2013

Alentejano de gema: Bernardim Ribeiro

O famoso poeta e escritor terá nascido na vila de Torrão, Alcácer do Sal, em data incerta e, segundo alguns autores, terá visitado a Itália na companhia de Sá de Miranda, seu amigo e companheiro de letras. Presume-se que terá nascido por volta de 1482 e frequentado a universidade entre 1507 e 1512. Em 1524, foi nomeado escrivão da câmara de D. João III.
Desconhece-se igualmente a data da sua morte. Alguns autores situam-na por volta de 1552; no entanto, na écloga Basto, redigida antes de 1544, Sá de Miranda refere-se ao seu "bom Ribeiro amigo", dando-o como falecido. 

Frequentou a corte de Lisboa e participou nos famosos serões do paço, visto que doze poemas seus foram incluídos no Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende, publicado em 1516.
Bernardim foi o introdutor do bucolismo em Portugal. Chegaram até nós cinco éclogas, uma sextina e a novela Saudade, mais conhecida por Menina e Moça, publicada pela primeira vez em 1554, na cidade de Ferrara (Itália), sob a orientação do judeu português exilado Abraão Usque. 

Este facto, associado a outras circunstâncias, como o forçado afastamento da corte de Bernardim, tem alimentado a especulação de que o poeta seria de origem judaica. No entanto, até hoje não foi possível confirmar documentalmente essa hipótese. É-lhe atribuída por alguns a autoria da écloga Crisfal, assinada por Cristóvão Falcão. Os temas das suas obras giram em torno da infelicidade amorosa.
(in Alentejo Litoral)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...