7 de setembro de 2013

Exposição interativa "Insetos em Ordem" no Palácio de D. Manuel

A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 5 de setembro, quinta-feira, pelas 18 horas, no Palácio de D. Manuel, a exposição interativa “Insetos em Ordem”, da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

“Insetos em Ordem” trata-se duma exposição itinerante que dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insetos de modo interativo. A exposição é baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais e 50 espécies de insetos. À entrada os visitantes recebem um inseto conservado em resina e são conduzidos até conseguirem identificar a ordem a que pertence o inseto (borboletas, besouros, gafanhotos, etc) e conhecer as suas características, nome específico, assim como outras curiosidades sobre o grupo. Os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo, transformado num grande labirinto, construído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos.

A exposição propõe uma aprendizagem da diversidade de insetos através de um jogo-de-pista acessível a todas as idades, em que cada visitante é desafiado a ser “biólogo por uma hora”, a entrar no mundo dos insetos e a descobrir insetos que desconhecia, através de um método lúdico de aprendizagem, em que ficamos a compreender a importância destes pequenos seres para o nosso ecossistema. Esta é uma oportunidade única no Alentejo de ver uma exposição que apresenta uma reconhecida qualidade científica, pedagógica e estética.

Esta mostra, que integra o Programa de Início do Ano Letivo 2013/14 e que conta com o apoio da DGEsTE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), vai estar patente até dia 2 de novembro, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, encerrando aos domingos todo o dia e aos sábados apenas na parte da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...