19 de setembro de 2013

3º Encontro dos Escritores da Lusofonia


Como patrocinador oficial do encontro, Imenso Sul convida todos os escritores e poetas alentejanos/as que desejem participar neste evento. Basta enviar um mail para correio@imensosul.pt a manifestar esse desejo (sem qualquer compromisso) e será enviada toda a informação complementar, assim como a ficha de inscrição e programa.

CONVITE

A AECODE – Associação de Especialistas para a Cooperação e Desenvolvimento, ONGD, com sede em Alcochete, vai realizar, com a colaboração da escritora montemorense Lurdes Breda, o seu 3º Encontro com Escritores da Lusofonia, em Montemor-o-Velho (Coimbra – Portugal), nos próximos dias 5 e 6 de Outubro.

Este Encontro, direcionado para escritores, amantes de literatura e público em geral, tem como objetivos principais a promoção e divulgação dos autores intervenientes, assim como proporcionar-lhes condições para que estabeleçam, com os diversos agentes ligados à edição, comercialização e internacionalização do livro, uma relação de maior proximidade. Visa também o intercâmbio cultural e o estreitar de laços entre os autores lusófonos.

O evento de Montemor-o-Velho contará com a presença dos escritores Nuno Camarneiro (Prémio Leya 2012) de Portugal, Filinto Elísio Silva de Cabo Verde, John Bella de Angola, e a cronista e editora Márcia Souto Ferreira também de Cabo Verde. Além dos escritores convidados haverá a participação de vários outros escritores oriundos de diversas regiões de Portugal, e até mesmo do estrangeiro, cuja presença depende de inscrição prévia.


Complementarmente à Literatura haverá, ainda, espaço para as Artes Plásticas, a Música e a Dança, com as participações do artista plástico João Paramés e as intervenções musicais do maestro Sílvio Rajado, da companhia de dança Afriklave, do músico João Conde e do grupo Sax & Companhia. A organização destaca as parcerias com a MusicalPortugal, empresa do entertainer Fernando Pereira (no evento serão sorteados quatro convites duplos para o espetáculo do artista no Casino do Estoril) e com a revista literária digital “Livros e Leituras” (todos os escritores que se inscreverem até ao dia 30 de Setembro terão a oportunidade de terem uma entrevista sua aí publicada).

Este evento será constituído por três momentos diferentes que, embora autónomos, serão complementares uns dos outros.
O Momento 1: Principiará na Quinta do taipal com um cocktail de boas-vindas, um Almoço-Convívio, a apresentação dos escritores e terminará com uma sessão de autógrafos com pequeno lanche.
O Momento 2: Será constituído por um novo cocktail de boas-vindas, um Jantar-Convívio, o lançamento dos livros "Fenestra" de Márcia Souto e "Me_xendo no baú. Vasculhando o U" de Filinto Elísio Silva, convidados de Cabo Verde, seguido de um Serão Poético – dizer de poesia pelos presentes.
O Momento 3: Terá lugar no dia 6, iniciar-se-á Biblioteca Municipal Afonso Duarte de onde partirá um Roteiro Literário pelo concelho de Montemor-o-Velho. Seguir-se-á outro Almoço-Convívio no Hotel Abade João e a tarde será passada na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, onde decorrerão diferentes atividades, e terminará com uma sessão de autógrafos com lanche. 
Ao longo de toda esta programação haverá ainda espaço para várias surpresas preparadas pela organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...