22 de setembro de 2013

Fernando Ferreira nas 3ªs Musicais...


Luciano Berio - Sequenza IXb - para saxofone alto

Roman Alis - Ambitos op. 135 - para saxofone alto
I - Allegro acentuado y con brio
II - Moderato muy calmado
III - Allegro vivo y marcial

Fernando Ferreira iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde completou o curso de Saxofone, na classe do professor Paulo Martins.

Em 2001, enquanto finalista, obteve o 1º prémio no concurso “Olimpíadas Musicais” da já referida academia.


É licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor HenkvanTwillert, tendo recebido o prémio Eng.º António de Almeida, ano lectivo 2004/2005 – atribuído ao melhor aluno do curso. 

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os saxofonistas: Antonio Felipe Belijar, Claude Delangle, Ed Bougard,FabriceMoretti, Fernando Valente, José Massarrão,Vincent David, entre outros.


Tem participado em diversos grupos de música de câmara, música contemporânea e orquestras, destacando-se a sua frequente colaboração com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, onde tem tido a oportunidade de trabalhar com maestros de renome internacional, entre os quais:AlexanderShelley, AndrisNelsons, ChristophKönig, Jan Cober,MarcTardue e Michael Zilm.
Obteve, em 2008, o 1º prémio no I Concurso Internacional de Instrumentos de sopro “Terras de La-Salette”.

A par da sua actividade como docente, tem sido também convidado a orientar cursos de aperfeiçoamento no norte e centro do país, assim como ilhas, de onde se destaca a sua participação no “Ciclo de MasterClasses de Instrumento” – 2007 – no Campus Universitário de Viseu (ISEIT).
Terminou, em 2011, o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe do professor Fernando Ramos, com a classificação máxima no recital final de saxofone.
Lecciona no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...