16 de setembro de 2013

Exposição Filatélica em Évora

É já terça-feira, 17 de setembro, que será inaugurado o maior evento filatélico realizado este ano no País. Trata-se da XXIII Exposição Filatélica Nacional – Bilateral Portugal/Bulgária e Exposição Filatélica Inter-Regional – Ébora 2013, que terão lugar no Palácio Barrocal, em Évora.

Algumas das melhores coleções de filatelistas portugueses e búlgaros vão ocupar mais de trezentos quadros exposicionais, com centenas de milhares de selos e peças filatélicas únicas e raras. Na exposição nacional participam quarenta e oito coleções, das quais doze são de filatelistas búlgaros. Por sua vez, na Inter-regional vão estar presentes quarenta e duas participações apenas de filatelistas portugueses.

Trata-se de dois certames filatélicos competitivos e, para julgar as coleções presentes, a Federação Portuguesa de Filatelia indicou os jurados: Júlio Maia; António Cristovão e João Soeiro. A Federação da Bulgária nomeou Broncho Boney.
Os Correios de Portugal editaram três carimbos comemorativos do certame e um inteiro postal alusivo.
Na inauguração da ‘Ébora 2013’, na terça-feira, às 17h00, será lançado o inteiro postal que reproduz no selo uma ceifeira com o típico lenço e chapéu alentejano e, no lado esquerdo, o postal mostra-nos o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel junto das muralhas da cidade. Este postal dos CTT da autoria de Ana Rita Matos, com uma tiragem de cinco mil exemplares, destina-se a divulgar o Cante Alentejano e apoiar a sua Candidatura a Património Imaterial da Humanidade.

Na inauguração será ainda editado o carimbo com o brasão da cidade de Évora. No dia 19, será lançado o carimbo dedicado à Bulgária, que reproduz o brasão daquele país.
Por último, dia 21, será lançado o carimbo que reproduz a fonte da praça do Giraldo, em Évora.
A organização do certame é da responsabilidade da Confraria Timbrológica Meridional, agremiação com larga experiência nestas lides exposicionais. Tem o patrocínio dos CTT, da Federação Portuguesa de Filatelia e da Câmara Municipal de Évora.

O jantar de palmarés da ‘Ébora 2013’ acontece no próximo sábado, 21 de setembro, e terá lugar no restaurante da Casa do Vale Hotel, em Évora, onde serão entregues aos filatelistas concorrentes as medalhas e diplomas de participação.
A exposição, com entrada gratuita, está aberta diariamente das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00, excepto no dia 22 de setembro (abre às 9h00 e encerra às 13h00).
(Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...