30 de maio de 2013

São 45 Km de praia...

Maior Extensão de Praia do País e a Terceira Maior do Mundo

Frente Atlântica do Concelho de Grândola com 10 Bandeiras Azuis

As praias de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul, que continua também hasteada na Marina de Tróia.

O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que certifica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.

Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 km, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, constituídas por vezes pelos sedimentos avermelhados das escarpas arenosas recentes.

(in Rostos)

Festas em Luzianes - Gare


Festival de Teatro de Brunheiras - Odemira


Dia Mundial da Criança em Montemor


De 1 de Junho a 13 de Julho... Tascas !


Venha dar um ponto no maior tapete de Arraiolos


2013 - O tapete está na rua...


Kleber Lourenço em Sines


O Centro de Artes de Sines recebe, no dia 2 de junho, às 22h00, o espetáculo “Negro de Estimação”, do brasileiro Kleber Lourenço, que se encontra em digressão internacional.

O espetáculo solo “Negro de Estimação” cruza as linguagens do teatro, das artes performativas, da dança contemporânea e da literatura.

28 de maio de 2013

Piscina da Portagem abre a 1 de junho


O ViváCuba vai começar...

O Município de Cuba vai realizar de 31 de Maio a 2 de Junho 2013 o Vivácuba – Livros & Companhia evento que integra a 5ª. Edição da Feira do Livro.

O Vivácuba procura intervir na área da cultura, permitindo divulgar e valorizar o concelho de Cuba a nível local, regional e internacional e tem como objetivos principais afirmar-se como um espaço de intercâmbio entre o livro e os diversos públicos, conjugando várias manifestações culturais nas mais diversas áreas, tais como a música, a dança, o cante, a pintura, o design e moda, a gastronomia, entre outras.
Esta edição integra mais uma vez o projeto “II Gala do Cante Alentejano”, desenvolvido com as entidades culturais locais, iniciativa que pretende valorizar e promover um dos produtos culturais mais genuínos da região – O Cante Alentejano, na terra que é considerada como “A Catedral do Cante Alentejano”.
Ver mais detalhes AQUI.

Pedreira dos sons...


Vitela da melhor em Arraiolos


Os Virgem Suta voltam a Beja...


Uma Romaria como antigamente


Alandroal comemora dia mundial da criança


27 de maio de 2013

Terras sem Sombra em Vila de Frades

Vila de Frades, histórica localidade do concelho de Vidigueira, irá receber o próximo concerto da 9.ª edição do Festival Terras Sem Sombra, a 1 de Junho, pelas 21h30, na igreja matriz de S. Cucufate. A soprano Carmen Romeu, o barítono Luís Rodrigues e o tenor Mário João Alves – figuras de referência da cena musical ibérica –, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos interpretarão, sob a batuta do famoso maestro Donato Renzetti (na foto) , a oratória Die Jahreszeiten (As Estações), de Franz Joseph Haydn. Realizado em co-produção com o Teatro Nacional de São Carlos, este espectáculo inaugura uma nova fase da vida do Festival.

Segundo Paolo Pinamonti, director artístico do Terras Sem Sombra, trata-se de focar a verdadeira essência do projecto Terras sem Sombra, que se centra num diálogo entre música, património e natureza: “nesta oratória evoca-se com grande virtuosismo – desde o canto dos pássaros e o coaxar das rãs, até ao lavrador que semeia, do toque do sino e do zumbido dos insectos, até ao pastor que toca uma melodia numa cana ou à canção da roda de fiar – o equilíbrio perfeito, entre o homem e o Mundo, numa sintonia idílica”.

Feira quinhentista do Torrão


Filhote de lebre...

Filhote de lebre nascido nas terras da Cooperativa Caminhos do Futuro em Montemor...


Vem aí a Santiagro !


26 de maio de 2013

Freguesia de Castelo de Vide perde 16% da população em 10 anos...

O número de residentes da Freguesia de Santiago Maior diminuiu 15,96% entre 2001 e 2011. Segundo a comparação dos resultados dos Censos, do Instituto Nacional de Estatística em 2001, ano em que detinha 426 residentes, e 2011, ano em que o estudo mostra a redução da população para 358, a Freguesia de Santiago Maior perdeu 68 residentes em 10 anos.

A diferença mais significativa da comparação entre estes anos diz respeito à faixa etária que segue desde os 25 anos aos 64: em 2001 o estudo registava 191 residentes em Santiago Maior e, em 2011, o número baixou para 169 residentes. A faixa etária entre os 0 e os 14 foi a mais baixa em 2011, com 32 residentes, um número que mostra a diminuição de nascimentos ao ser comparado com os 51 registados no outro ano da realização dos Censos.

A Junta de Freguesia preocupa-se com a fraca quantidade de nascimentos, e Susana Carapeto, secretária do executivo, comenta que estes números, "à semelhança do país, têm descido bastante", mas por outro lado acredita que "este cenário vai melhorar". "Cada vez mais temos de deixar de pensar que estamos em crise, pensar que são os filhos que nos fazem sorrir e acreditar que melhores dias virão", conclui.

(Susana Serra)

Feira Ibérica da Indústria Mineira


24 de maio de 2013

Feira empresarial em Portalegre


Neste sábado em Ferreira: Comes e bebes e... pagas.


Semana de Castelo de Vide em Lisboa


De 26 de Maio a 1 de Junho terá lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa, a Semana de Castelo de Vide. Ao longo de sete dias, o nosso concelho estará representado nas Portas de Santo Antão para levar grande parte da cultura castelo-vidense aos lisboetas e turistas da capital.

Na agenda deste evento contam-se diversos momentos, como a actuação do Rancho Folclórico Nossa Sr.ª da Alegria, a promoção da doçaria, do artesanato e da imagem turística de Castelo de Vide, a divulgação do festival Andanças na Barragem de Póvoa e Meadas, o convívio com a equipa da telenovela Louco Amor (parcialmente rodada em Castelo de Vide), ou até mesmo um workshop de Boleima de Castelo de Vide, entre outros. O encerramento da semana, a 1 de Junho, contará com a actuação da Banda União Artística.
(in Tudo Bem - Online)

Festa do livro para os mais pequenos de Almodôvar


Concerto pelo Coro da Universidade de Évora

CORO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA
DIRECÇÃO: IAN MIKIRTUMOV

27 de Maio 2013, 18:30
Sé Catedral de Évora
Entrada livre

Programa:

Ave Verum - Charles Gounod
Ave Verum - W. A. Mozart
Stabat Mater - Caldara
Salve - Regina Poulenc
Pater Noster - Albert de Klerc
Prelúdio e Fuga - Alexey karaganov
Matona mia cara - Orlando di Lasso
Sinos ao longe - J. Canhão
Der Chor - P. Brochin

Passaradas...


Namorei uma rapariga,
"Pares de meias
Nem me dês!"

Quais, quais, oliveiras, olivais
Pintassilgos, rouxinóis,
Caracóis, bichos móis,
Morcegos, pássaros negros,
Tarambolas, galinholas,
Perdizes e codornizes,
Cartaxos e pardais,
Cucos, milharucos,
Cada vez há mais.

Calçasse eu as que calçasse,
Sempre tinha frio nos pés.

Quais, quais, oliveiras, olivais
Pintassilgos, rouxinóis,
Caracóis, bichos móis,
Morcegos, pássaros negros,
Tarambolas, galinholas,
Perdizes e codornizes,
Cartaxos e pardais,
Cucos, milharucos,
Cada vez há mais.

Letra e música: Manuel António Castro
Interpretação: Vitorino e Janita Salomé

22 de maio de 2013

Mostra internacional de teatro de Sto André


Os livros nunca são demais...

Rotunda em Melides com livros de mármore...
(foto Ecos de Grândola)


Memórias... de Hernâni Matos


Livro editado pela Colibri, da qual o autor tem exemplares à consignação que terá muito gosto em autografar. Pedidos através do endereço: hernanimatos@gmail.com

Encontro Ibérico de Coros em Portalegre


Vamos à nora !!!



Entre o cante e o montado, as Jornadas Literárias...


Artesanato de Zé Camões em Estremoz

No próximo dia 25 de maio, pelas 16h00, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, irá ser inaugurada a exposição “Artesanato de Zé Camões” de Maria José Camões.

A mostra é composta por diversas tipologias de peças, onde a técnica utilizada passa pela modelação de ligaduras e gesso, as quais são posteriormente policromadas. Os temas vão da arte sacra, às zoomorfias, bem como a figuras antropomórficas em diversas situações e atividades.

Maria José Vendas Coradinho Rebola Camões é natural de Estremoz, onde estudou e criou o gosto pelas artes. Professora na escola Básica Conde de Vilalva em Évora, licenciada em Educação Visual e Tecnológica é sócia da Associação dos Artesãos da Região de Lisboa.

A partir do interesse e conhecimento profissional, no verão de 2002 começou a manusear materiais sintéticos com gesso, donde surgiram presépios. Em Setembro de 2003 como já tinha algumas peças e como se aproximava a época natalícia, resolveu com uma colega empenhar-me mais e recriou as principais figuras do presépio, surgindo daí uma exposição em Estremoz. Nasceu o entusiasmo de continuar que a conduziu à descoberta de novos elementos. A partir daqui recriou os santos padroeiros das profissões, santos populares, bonecos com trajes regionais e outros.

Expôs coletivamente por 5 vezes e 3 individualmente, em Estremoz, Évora e Lisboa. Possui já um 3º prémio no concurso “Trono de Santo António” em Lisboa e uma Menção honrosa num concurso de Presépios, na mesma cidade. A mostra vai estar patente até 31 de julho, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz.

Feira do Livro de Évora