3 de outubro de 2013

Montemor'13 - Canções i Comentários, Exmo. Sr. Blarmino

Festival de Teatro de Montemor'13

Dia 6 de Outubro às 21h30, no Convento da Saudação
"Canções i Comentários, Exmo. Sr. Blarmino", uma criação de Rui Catalão

SINOPSE
Canções i comentários será um acto de resgate cultural; um documentário cénico sobre a música de Blarmino; uma narrativa sobre o seu talento e insucesso; um exercício de interpretação, escuta e encenação das suas canções, com suas histórias e anedotas; uma digressão pela memória recente de uma geração que nasceu depois do 25 de Abril e que parece cultivar o auto-apagamento; uma celebração musical colectiva.
Nesta peça, será contada a história de um músico e escritor de canções que no primeiro decénio do séc. XXI, antes de abandonar o país, concretizou um impressionante corpo de canções sobre a vida, os valores e as expectativas da sua geração, e que no entanto é totalmente desconhecido da generalidade do público.

A partir de gravações feitas em concertos, de entrevistas registadas em vídeo, da projecção das letras das canções para serem lidas e cantadas colectivamente, da narração de histórias, da reconstituição de temas ao vivo, assim como de comentários ao conteúdo das canções, Canções i Comentários é um convite para o público entrar na música da sua própria vida – ou como espectador em cena, ou cantando, ou partilhando as suas histórias e comentários pessoais, ou dançando ao som das músicas, ou descobrindo o seu lugar no interior do espectáculo.
Através das canções e das histórias de Blarmino, Canções i Comentários propõe fazer eco da voz, da palavra, da poesia, e do sentido histórico de uma geração inteira de jovens adultos sem ocupação aparente, sem emprego, que passou a sair à rua para expressar a urgência de encontrar uma presença activa na sociedade, mas que parece perdida na reivindicação de um caminho, para além da fuga – ou para dentro de si mesma, ou para fora do país.
Não se trata de reivindicar o mundo como ele deveria ser, mas de encontrar um lugar nele. Como canta Blarmino numa canção já escrita de Londres para os portugueses em 2012: “Boy/ Vou-te contar como até dói/ A bicharada emergiu do esgoto e invadiu/ o Cristo-rei// E uma a uma/ Até já não sobrar nenhuma/ Lá fui comendo a sumaúma / Da almofada em que repousei...// Toca lá essa/ antes que esqueça / Iá, curto cenas maradas/ O que é que se faz por aí?”

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação e Interpretação: Rui Catalão / Sonoplastia: João Bento / Banda Sonora: Pedro Oliveira / Desenho de Luz: Cristóvão Cunha / Videasta: Jorge Jâcome / Captação de Imagem: We are Interactive / Figurino: Azusa Dannohara

Nota: Todos os espetáculos a ter lugar no Cine-Teatro Curvo Semedo, têm um custo de entrada de 3€. (Grátis para menores de 12 anos; 50% de desconto para cartão jovem, cartão de estudante, pensionistas e idosos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...