30 de março de 2014

Reguengos com Feira do Livro e animação cultural

A Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai decorrer entre os dias 29 de março e 6 de abril na Biblioteca Municipal. O programa da décima oitava edição deste evento cultural integra lançamentos e apresentações de livros, tertúlias, cinema documental, espetáculos musicais e de dança.

A Feira do Livro abre ao público no dia 29 de março, às 10h, seguindo-se uma hora mais tarde a atuação do Grupo de Dança de Hip Hop da Sociedade Artística Reguenguense e pelas 15h30 dos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. A cerimónia de inauguração do evento realiza-se às 17h30 e integra o lançamento do livro “Sociedade Artística Reguenguense”, quarto volume da coleção “A Nossa História”, editada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Pelas 21h30 decorre o lançamento do segundo volume do livro “Poetizar Monsaraz”, que integra fotografias da vila medieval da autoria de João Fructuosa, David Ramalho e António Caeiro, e poemas de Cecília Vilas Boas, Inês Valadas, Isabel Vieira, José Luís Outono, Manuel Belo Silva, Manuel Manços, Manuel Sérgio, Maria Antonieta Matos, Maria José Fernandes, Maria Gonçalves e Rosa Dias. Esta publicação, com prefácio de Luís Filipe Marcão, será apresentada por Rosa Dias. Durante o lançamento ouvir-se-á cante alentejano pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.



No dia 30 de março, às 15h, haverá um Sarau de Cultura Popular, dinamizado pelo médico reformado José Pepo, que vai explorar os dizeres populares aplicados à medicina e animar o público com o seu acordeão. Pelas 16h30 decorre a apresentação do livro “Diálogos no Silêncio … Na Senda do Eu”, de Ricardo Barros. “Talvez a parte mais importante desta obra seja o lugar que é conferido às perguntas contínuas que a personagem fictícia formula acerca do significado dos comportamentos e das atitudes e que abre caminho à exploração de mundos novos e, muitas vezes, ocultos, situando como objeto da literatura as contradições da condição humana”, escreveu o professor Licínio Lampreia.

Os alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo vão atuar entre segunda-feira e sábado, às 17h, exceto quinta-feira que será pelas 21h30 no Auditório Municipal e no sábado às 10h30. Na noite de segunda-feira na Feira do Livro realiza-se um espetáculo musical com o Coro da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e na terça-feira será exibido um filme integrado no ciclo de cinema comemorativo do 25 de Abril, ambos às 21h30.

Na quarta-feira, pelas 14h30, os alunos da Escola Básica n.º 1 de Reguengos de Monsaraz vão declamar poemas, dramatizar “O Príncipe Nabo” e interpretar as canções “Wonderful World” e “Old MacDonald”.

Na sexta-feira, às 21h, será apresentado o livro “Aprender é Viver”, de Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico. Uma coletânea de textos publicados durante três anos nas crónicas quinzenais do jornal Diário do Sul e que traduz a reflexão dos autores sobre vários temas, como a aprendizagem, a educação ao longo da vida, o associativismo, entre outros. A fechar, uma hora mais tarde, poderá ouvir-se o Grupo Instrumental “Lírios do Campo”.

No sábado, dia 5 de abril, pelas 15h30, atua o Grupo de Sevilhanas “Paloma Blanca”, da Sociedade Artística Reguenguense. Uma hora mais tarde será lançado o livro “Retalhos do Passado”, de Serafim Coias (1946-2008). No prefácio desta obra editada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Luís Filipe Marcão escreveu que “estes retalhos que são memórias de infância do Serafim, falam da saga heroica de gente simples que trabalha honradamente, luta, cresce e vive paredes meias com a nossa imaginação”.

Às 18h atua a Escola de Música da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e pelas 21h haverá o espaço de conversa “Tertúlias de Abril”, integrado no ciclo de conferências comemorativo do 40.º aniversário do 25 de Abril, com a participação de Manuel Martins Guerreiro, Presidente do Conselho Fiscal da associação 25 de Abril. Uma hora depois realiza-se um concerto pelo Quinteto 5 Caminhos, que vai interpretar músicas de Zeca Afonso, Madredeus, Ornatos Violeta, Amália Rodrigues, Vitorino, entre outros.

No domingo, 6 de abril, último dia da Feira do Livro, às 15h decorre a atuação do Grupo Brisas do Alentejo e às 16h será apresentado o livro “Terra da Paciência”, de Francisco Ceia. Sobre esta obra, Jaime Estorninho escreveu: “A Ação centra-se numa visita inquisitorial a uma vila do Norte Alentejano, e em torno dela se desenrola a trama, um verdadeiro “thriller”, num crescente suspense, trazendo às pacatas populações a violência, o medo e a morte, pondo a nu a verdadeira natureza dos personagens e a prepotência dos poderes instituídos. A par da maior abnegação e valentia de uns, surgem-nos seres desprezíveis pela sua cobardia, egoísmo e crueldade, cujo «fatum» os conduz inelutavelmente ao castigo merecido”.

De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, decorrem oficinas de Origami. A Feira do Livro está aberta ao público entre as 10h e as 23h, exceto no último dia que vai encerrar às 20h.

(Carlos Manuel Barão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...