25 de março de 2014

Noruega patrocina concurso sobre a água em Portel


O Embaixador da Noruega desloca-se esta sexta-feira a Portel para premiar o vencedor do passatempo
‘Gota a Gota’. A iniciativa foi dirigida aos alunos do 10º ano de todas as escolas da região do Alentejo em setembro último, aquando da “Conferência EEA Grants: De Mais, De Menos – O Papel da Água na Adaptação às Alterações Climáticas” e teve como vencedor um aluno da Escola Básica D. João de Portel.

O vencedor, que será anunciado na cerimónia, vai receber um computador portátil topo de gama. Também a sua escola receberá um computador desktop como distinção pela participação neste passatempo. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para esta sexta-feira, dia 28 de março, a partir das 10h30.

“O aluno que elegemos como vencedor cumpriu completamente o objetivo do passatempo com o seu trabalho, que se focou na apresentação das alterações climáticas e nas suas consequências ao nível das cheias e escassez de água na região”, considerou o júri. Composto por um representante da embaixada da Noruega, um da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Alentejo e outro da CCIAM (Centre for Climate Change Impacts, Adaptation & Modeling), o júri enalteceu ainda a “importância dada neste trabalho escolar à barragem do Alqueva e ao seu papel neste contexto, bem como à conclusão original do autor.”

Os alunos do Alentejo foram convidados a apresentar os seus trabalhos individuais, em formato texto, powerpoint ou vídeo, sobre a temática da “Adaptação às Alterações Climáticas – A Escassez de Água”. Os participantes no concurso deveriam apresentar uma reflexão sobre a importância da escassez de água na realidade local ou nacional, com uma abordagem original, podendo ainda imprimir o seu contributo pessoal para esta discussão.

Os segundo e terceiros classificados, também estudantes na mesma escola, também verão os seus trabalhos premiados.

JÚRI
Embaixada da Noruega
DGEstE Alentejo – Miguel Nazareth
CCIAM – Filipe Duarte Santos

PROGRAMA
Data: 28 março
Horário: Das 10h30 às 12h30
Local: Agrupamento de Escolas de Portel
Escola Básica D. João de Portel – Rua de São Paulo

- Apresentação pelo Embaixador da Noruega, director da Escola de Portel e representante da DGEstE – Alentejo
- Anúncio dos vencedores do passatempo ‘Gota a Gota’
- Apresentação de power-point por Filipe Duarte Santos (CCIAM)
- Apresentação do trabalho vencedor com comentários do aluno responsável e do professor
- Sessão de fotografias

(Sofia de Castro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...