30 de agosto de 2013

Cota de malha do século XIV em tratamento em Ourique

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, em Ourique, está a tratar uma cota de malha em ferro datada do século XIV e que estava em avançado estado de corrosão.
Fonte da autarquia ouriquense adianta ao “CA” que a peça pertence à colecção de armas e outros objectos do Museu da Real Coudelaria de Alter do Chão, sendo que a sua vinda para tratamento e recuperação em Ourique se deve ao facto do Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão “reunir recursos indispensáveis para o efeito, nomeadamente um laboratório equipado com as condições técnicas necessárias e uma especialista em tratamento de metais arqueológicos”, a bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia Helena Vaz.
A acompanhar os trabalhos estão igualmente as estagiárias Ana Carolina Montalvão e Eliana Mello, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), orientadas pelo professor Jorge Oliveira e com o apoio do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora.
Em comunicado, a Câmara de Ourique frisa ainda que a sua aposta no centro de arqueologia se revela, “cada vez mais, uma decisão acertada”, dado serem muitas as entidades “a procurarem os seus serviços e qualidades técnicas”.
“Trata-se de um espaço de conhecimento e estudo disponível e procurado a nível nacional, extravasando, claramente, as fronteiras da região onde está localizado”, acrescenta a nota do Município.
(Correio do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...