24 de junho de 2013

Museu da Alfaia parcialmente já visitável em Estremoz

No próximo dia 25 de junho as “Reservas Visitáveis” do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola irão abrir ao público num pavilhão junto aos antigos Silos da EPAC, em Estremoz.

Há cerca de nove anos que o Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola, encerrou por motivos de segurança. Após um vasto programa de intervenção, com uma conservação curativa, restauro e limpeza profunda, o acervo vai abrir novamente, para que os Estremocenses e demais visitantes possam fruir de uma das mais interessantes e relevantes coleções do antigo mundo rural existentes no nosso País.
A dimensão do acervo do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola e a exiguidade do espaço atual, exigiram uma nova abordagem metodológica de apresentação das coleções existentes.


Na impossibilidade de recriar ambientes de trabalho agrícola, que seria a solução ideal, optou-se por concretizar a ideia de uma “Reserva Visitável”.
Assim, o espaço foi ocupado pelas peças de uma forma sistemática, por tipologias organizadas em categorias e subcategorias, com as respetivas denominações. Este princípio de apresentação, além de uma melhor arrumação, permite essencialmente observar as diferenças entre peças da mesma categoria, subcategoria, denominação e função, ajudando igualmente a compreender a sua evolução técnica e histórica.

O acervo ainda não se encontra totalmente recuperado, havendo ainda muito trabalho a ser desenvolvido, mas este será efetuado ao longo dos próximos meses, dando-se, assim, continuidade ao estudo e catalogação das peças.
As visitas poderão realizar-se de terça a sábado, com entrada gratuita, das 09h00/12h30 e das 14h00/17h30.

A partir de setembro, com o início do novo ano escolar, será possível realizar visitas guiadas, com marcação prévia nos Serviços Educativos do Museu Municipal, através do número de telefone 268339219 ou email animacao.museu@cm-estremoz.pt

(in Município de Estremoz)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...