20 de junho de 2013

Hortas comunitárias em Montemor

Como vamos saber se mudamos as coisas da melhor forma possível?
Provavelmente, nunca saberemos! Porém, podemos tentar de diversas maneiras. Uma maneira bem interessante e que surte grandes resultados, tanto ambientais como sociais, são as hortas comunitárias. Estas, assumem na grande maioria das vezes, um papel fundamental no que respeita ao aumento dos recursos familiares das famílias, numa lógica de complementaridade do rendimento familiar. Além disso, potenciam a criação de hábitos saudáveis, permitindo a valorização da componente ambiental e de ligação ao campo e ao mundo rural.

A troca de experiências, a aquisição de novos conhecimentos e a revitalização de algumas práticas e saberes julgados esquecidos assumem-se como mais-valias quando se abraça um projeto desta natureza.
Com base nestes pressupostos, a Câmara Municipal disponibilizou, nos Casais da ADUA, três blocos de 7.000m2 cada, para implementação de cerca de 135 hortas, com áreas entre os 100 e os 220m2. Geridas pela Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, será disponibilizado aos novos hortelões, uma parcela de terreno a título gratuito e precário, um ponto de água coletivo destinado à rega das culturas, uma área de armazenamento para pequenas ferramentas e utensílios e ainda, apoio técnico/informativo/pedagógico sobre os modos de produção e práticas agrícolas e ambientalmente corretas.

As inscrições, encontram-se abertas, na sede da LPMA!
(Praça Cândido dos Reis, 25 Montemor ou tel 966 065 006 Engº Alexandre Prata)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...