7 de outubro de 2014

O erotismo em Estremoz

Já abriu a mostra “O Erotismo na coleção de desenho do Museu Municipal de Estremoz”, na Sala de Exposições do Museu Municipal de Estremoz, estando patente até 3 de janeiro de 2015.

Numa coleção de artes visuais onde o figurado, a abstração, o neorealismo ou a mundividência surrealista e fantástica estão particularmente presentes, destacamos desta feita um conjunto de trabalhos de expressão erótica, para dar a conhecer ao público visitante uma faceta menos conhecida da coleção.
O desenho, enquanto disciplina, sempre teve uma especial predileção pelo modelo feminino, especialmente pelas formas naturais da mulher, e, numa coleção de desenho, o nu tem de estar sempre presente já que é uma representação essencial na “construção” do saber-fazer de um artista plástico, seja escultor, seja pintor.

É um certo sentido estético, que é um elogio ao belo, construído em torno de modelos femininos mais ou menos estilizados nas formas, que é apresentado nesta exposição. Patentes vão estar também desenhos com uma carga erótica mais particular, de formas não explícitas, mas percetíveis.

Estão representados os artistas Abel Manta, Conceição Ferreira, Dário Alves, Domingos Oliveira, Frederico George, João Hogan, João Nogueira, Noémia Cruz, Olavo D’Eça Leal, Sá Nogueira e Soares Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...