10 de outubro de 2014

CECHAP inicia Callipoartes com evocação de Manuel Lereno

No próximo dia 11 de Outubro a nossa Associação apresentará em Vila Viçosa um novo projecto cultural designado CALLIPOARTES.
A criação deste projecto faz parte integrante das actividades de estudo, desenvolvimento e promoção do Centro de Estudos, no contexto dos objectivos estratégicos do CECHAP, assumindo papel de relevo.

O projecto CALLIPOARTES pretende afirmar-se como um dos instrumentos fundamentais para o cumprimento da missão do CECHAP, consistindo na investigação, conservação, estudo e difusão de informação sobre personalidades que nasceram ou adoptaram o concelho de Vila Viçosa como sua morada.

Os seus autores estão convictos da importância deste projecto, que poderá contribuir para a construção da memória colectiva e de identidade histórica local, procurando, desta forma, corresponder às dinâmicas e desafios colocados pela abertura de novas frentes de trabalho de investigação.

Assim, a partir de Vila Viçosa, será possível reunir e difundir informação biográfica de um vasto número de figuras calipolenses, que se distinguiram pela sua obra cultural, social ou outra, quer do ponto de vista da história local quer a nível nacional.

No mesmo dia, será apresentado um exemplo do trabalho que se pode fazer tendo como base o projecto CALLIPOARTES e as suas valências. A primeira personalidade estudada com o auxílio das mais-valias oferecidas por este projecto é o actor calipolense Manuel Lereno. Na sessão de dia 11, será prestada uma homenagem a esta importante personalidade do teatro português com a realização de actividades culturais e uma exposição biográfica. A informação já recolhida visa integrar um futuro trabalho monográfico sobre o actor.

Pelos motivos atrás indicados, os autores do projecto CALLIPOARTES e a direcção do CECHAP têm a honra de convidar V. Ex.ª a estar presente no evento a realizar em colaboração com outras entidades. Apelamos para que não deixe de participar neste momento cultural, tão importante para o CECHAP, para Vila Viçosa e para a Cultura Portuguesa.

A direcção do CECHAP



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...