11 de maio de 2014

“Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios


A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, pelas 10 horas, a exposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião), numa organização da autarquia com o apoio da Paróquia de St.º Antão. Esta exposição apresenta ao público a diversidade e a riqueza artística dos inúmeros retábulos ainda existentes em edifícios de génese religiosa na cidade de Évora, que são um património valiosíssimo, e que estarão em parte patentes nesta exposição, através da fotografia de António Severo e de algum espólio documental.

Esta exposição será complementada por um programa de atividades que ocorrerão durante o período da exposição, patente até 19 de setembro. Durante o dia da inauguração, entre as 10:00 e as 17:00, terá lugar a primeira atividade do programa, que se traduzirá no Dia Internacional “Diversidade cultural e Religião – Conhecer melhor a Ásia”, que contará na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra. A seguir terá lugar a entrega de prémios do concurso de fotografia digital, subordinado ao tema “Santos e Pecadores”, e durante este dia haverá ainda espaço para a música e conferências sobre aspetos da diversidade cultural de alguns países asiáticos, mais concretamente Nepal, Bangladesh, India e Filipinas.

Nos dias 15 e 16 de maio realiza-se o colóquio “Retábulos da Cidade de Évora”, numa parceria da Câmara Municipal de Évora com a Universidade do Algarve, que reunirá investigadores e estudiosos nesta área específica, que durante dois dias vão dar-nos a conhecer um pouco melhor este património da cidade.

No dia 15 de maio, pelas 18:45, terá lugar o concerto comemorativo dos 400 anos da sacralização da Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora dos Remédios, intitulado "Proprium de Tempore - Música da Sé de Évora", pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, com direção do maestro Eduardo Martins.

Nos dias 22 e 23 de maio realiza-se um ciclo de conferências denominado "Património e Diversidade Cultural. Évora 2014", com a apresentação de trabalhos académicos da Universidade de Évora e de teses de Mestrado Integrado da Universidade de Évora e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, subordinados à temática deste ciclo.

A entrada na exposição e a participação nas atividades do programa de animação são gratuitas, podendo acompanhar o programa e inscrever-se nas conferências acedendo ao site (www2.cm-evora.pt/retabulosdeevora) e inscrever-se nas visitas guiadas pelo email (fmonteiro@cm-evora.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...