31 de maio de 2014

Bonecos de Santo Aleixo sobem à cena

De 31 de maio a 10 de junho de 2014 irá realizar-se um Ciclo de espetáculos de Bonecos de Santo Aleixo nas seguintes freguesias do concelho de Estremoz:

- 31 de maio – 21h30 - Freguesia de Evoramonte - Salão da Casa do Povo;

- 09 de junho – 21h30 – União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento) – Salão da Junta de Freguesia, em Santa Vitória;

- 10 de junho – 21h30 – União das Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão – Salão da Junta de Freguesia, em São Bento do Cortiço.

Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.

São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos - de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais, que garantem a permanência do espetáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espetáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora que se realiza desde 1987.

Esta iniciativa é uma organização do CENDREV, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e das freguesias onde os espetáculos são apresentados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...