21 de abril de 2014

Reguengos de Monsaraz condecora Associação 25 de Abril

A exposição itinerante “Abrir Abril, o chegar da Liberdade”, da Associação 25 de Abril, iniciou em Reguengos de Monsaraz as comemorações do 40.º aniversário da “Revolução dos Cravos”. Esta mostra é composta por 18 painéis que retratam em imagens os momentos mais significativos do 25 de Abril.

Desde o início do mês, a exposição já esteve patente nas localidades de Campinho e Outeiro. Até domingo pode ser apreciada na Sociedade União e Progresso Aldematense, em S. Pedro do Corval, de 22 a 27 de abril estará exposta na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e de 28 de abril a 4 de maio no Espaço Internet de S. Marcos do Campo.

O programa comemorativo organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz integra também entre 18 e 21 de abril a exposição na Praça da Liberdade da chaimite da Associação 25 de Abril, viatura da paz e símbolo da revolução.

No sábado, dia 19 de abril, às 16h30, será inaugurada no mesmo local a mostra fotográfica “Reguengos há 40 anos”, que pretende retratar como era o concelho numa perspetiva económica, política, social e urbanística. A partir das 17h, na Biblioteca Municipal, procede-se à abertura da exposição “Material Incapaz”, de Rita Medinas Faustino, seguindo-se meia hora mais tarde a evocação da revolução nas “Tertúlias de Abril”, com o comandante Pedro Lauret e o professor Rui Amendoeira.

No dia 24 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal, realiza-se o espetáculo “Alentejo ao Piano”, com a atuação de Mário Moita. O Dia da Liberdade inicia-se às 9h30 com a cerimónia do Içar das Bandeiras e a interpretação dos hinos pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que depois realizará uma arruada pelas principais vias da cidade.
A partida da 39.ª Estafeta dos Cravos será dada pelas 10h em S. Pedro do Corval e à mesma hora decorre a cerimónia do Dia do Combatente e do 96.º aniversário da Batalha de La Lys, com romagem ao Largo dos Combatentes para homenagear os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial.

Às 11h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 40.º aniversário da “Revolução dos Cravos”, na qual será atribuída a Chave de Honra do Município à Associação 25 de Abril. Reguengos de Monsaraz será a segunda autarquia nacional a atribuir esta condecoração honorífica municipal à associação.

A partir das 17h será inaugurada na Torre de Menagem da vila medieval de Monsaraz a exposição “Fardamentos militares ao longo da História”. À noite, o Auditório Municipal vai receber a partir das 21h30 o espetáculo “40 anos a Contar… Abril”, com as atuações de D. Laura, Manuel Sérgio e José Farinha. A fechar as comemorações decorre no dia 26 de abril, pelas 17h, na Biblioteca Municipal, a exibição do documentário “A Hora da Liberdade”.
(Carlos Barão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...