18 de abril de 2014

Lugares da memória

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se no próximo dia 18 de abril e a Câmara Municipal de Évora associa-se às comemorações, através de um programa de atividades dirigido às crianças, promovido pelas unidades museológicas CEA e Casa da Balança, composto por um ateliê de desenho e colagens e um teatro infantil, entre os dias 14 e 16 de abril.

A Unidade Museológica CEA (antiga Central Elevatória de Água), na Rua do Menino Jesus, promove entre os dias 14 e 16 de abril o ateliê de desenho e colagens “Lugares com Património da Água”, com sessões de 90 minutos, a terem lugar das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. 
Esta é uma atividade interativa de expressão plástica em torno do Património da Água da nossa cidade, dirigida a crianças do ensino pré-escolar, em grupos de 25 elementos. Na primeira parte da sessão relembram-se ou dão-se a conhecer alguns dos monumentos e sítios da água, e na segunda inicia-se o ateliê, que visa estimular a criatividade, o imaginário infantil e o desenvolvimento cognitivo ao nível da perceção visual. A participação no ateliê é gratuita, podendo a inscrição ser feita através dos contatos de email (ceagua-evora@mail.evora.net) e telefone (266752954).

O Núcleo Museológico da Casa da Balança apresenta no Convento dos Remédios, de 15 a 16 de Abril, às 10:00, o projeto “O Theatro Infantil Portátil” com o espetáculo “O Barba Azul”, direcionado para crianças dos 5 anos aos 8 anos, de entrada livre mediante inscrição através de telefone (266 777192).

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano é dedicado ao tema “Lugares de Memória”, foi instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.

(Município de Évora)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...