21 de fevereiro de 2014

Pecuária e equinos em debate em Évora

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) em parceria com a Equimuralha, vão realizar nos próximos dia 21 e 22 de Fevereiro, a 6ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora.

Trata-se de um conjunto de seminários e workshops que se realizam no Évora Hotel e se focam, no primeiro dia, nos temas “Sustentabilidade da produção pecuária no séc. XXI” e “Novas tendências na gestão desportiva e produção de equinos”.

O painel de oradores que se debruça sobre os Ruminantes, conta com intervenções vindas de várias áreas e com experiências diferentes, desde a produção à comercialização. Irá realizar-se também uma mesa redonda, com a presença de diversas entidades oficiais tais como a Direção Regional de Agricultura do Alentejo, a AJASUL- Agricultores do Sul, a Associação Nacional dos Engordadores de Bovinos, a Associação Portuguesa dos Industriais da Carnes, dando especial ênfase à sustentabilidade das explorações pecuárias num contexto económico cada vez mais desfavorável. E porque esta é uma temática que se estende além-fronteiras, estas jornadas contam ainda com a participação de oradores internacionais. Exemplo disso será a presença de Osler Desouzart, um dos maiores especialistas sobre a temática do mercado da carne. Osler participou da construção e desenvolvimento das exportações brasileiras de carne desde as suas etapas iniciais e é atualmente membro da Diretoria Consultiva do World Agricultural Forum, membro da equipa do The Sustainable Food Laboratory,

Na sala dedicada aos equinos este ano pretende-se dar voz aos proprietários de coudelarias e centros hípicos considerados casos de sucesso nacionais e que se se situam na região, tais como a Coudelaria do Monte Velho e o Centro Hípico da Herdade da Mata, assim como a projetos inovadores, por exemplo a criação do cavalo luso-alemão para ensino de competição. Também serão apresentadas novas tecnologias ao serviço da produção, como novas aplicações para uma gestão integrada de recursos em estruturas hípicas, e testes genéticos como ferramenta de valorização e previsão da capacidade desportiva dos produtos. Falar-se-á também de outras novidades, tais como a esterilização química de cavalos inteiros e éguas e a possibilidade de recolher sémen em situações extremas como morte ou castração de urgência.

No segundo dia o programa versa sobre temáticas mais específicas e workshops práticos para médicos veterinários. Destaque-se nos Equinos, o II Colóquio de Resistência Equestre, com António Nogueira, organizador em França da maior prova de cavalos jovens de endurance em Uzès, em 2013, considerado “Homem do Ano” pela revista L'Eperon, durante o Salão do Cavalo de Paris. De realçar também o curso avançado de dentisteria e cirurgia maxilofacial com Jose Maria Galafate e João Brandão Rodrigues, especialistas em odontologia e cirurgia maxilofacial pela Universidade Complutense de Madrid. No mesmo dia decorrerão uma série de palestras que se destinam a estudantes de medicina veterinária que pretendam seguir clínica de equinos. A organização é da Associação de Médicos Veterinários de Equinos (AMVE).


Nos Ruminantes, irão decorrer diferentes seminários, onde as Associações de Criadores voltam a ganhar destaque. De realçar, 3 workshops para médicos veterinários: o Workshop Zoetis, com o tema “Casos Práticos em reprodução de bovinos de carne em extensivo”, com coordenação do Prof. Doutor Luís Costa da Faculdade Medicina Veterinária da UL; o Workshop da MSD e o Workshop da Hipra.

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) e a Equimuralha são duas entidades de referência na região e entendem que para além dos serviços médico-veterinários que prestam à comunidade, devem ter um papel mais interventivo na sociedade ao nível pedagógico, nomeadamente através do desenvolvimento de diversas ações de formação.
As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora destinam-se à comunidade em geral, a produtores, criadores, proprietários de animais de produção e cavalos, mas também a médicos veterinários e estudantes. Na sua última edição teve uma participação que superou os 400 participantes, consolidando-se como um evento de importância nacional.

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) iniciou a sua atividade há 15 anos, na sequência de uma parceria entre três médicos veterinários. Em 2008 inaugurou as suas novas instalações, que incluem uma moderna área hospitalar para animais de companhia, uma área de animais de produção com cinco brigadas em serviço ambulatório, um laboratório clínico de apoio aos vários setores, uma área de apoio administrativo e uma área de formação. O Núcleo de Reprodução e Fertilidade e o Núcleo de Formação e Desenvolvimento, onde se inclui a realização das Jornadas, desenvolvidos recentemente, contribuem para a diversificação e prestação de serviços de excelência.

Considerado um projeto inovador na área da prestação de serviços veterinários diferenciados, o HVME engloba serviços de elevada qualidade a animais de companhia, animais de produção, animais silvestres e de zoo, e equinos, sendo os últimos prestados em exclusividade através de uma parceria com a Equimuralha.

A Equimuralha é uma empresa prestadora de serviços médico-veterinários especializada em equinos, a qual funciona em parceria com o HVME. Com serviços de reconhecida qualidade, a Equimuralha tem um corpo clínico constituído por dois médicos veterinários com internato realizado nos EUA em medicina e cirurgia de equinos, formação específica em patologias locomotoras no CIRALE em França, e várias publicações em revistas internacionais. É também já uma referência nacional em medicina estomatológica e dentária Equimuralha e colabora regularmente com a Universidade de Évora na docência aos alunos finalistas de medicina veterinária. Realiza as suas consultas em regime ambulatório para cujo efeito dispõe de equipamento espacializado, tal como radiologia computorizada e ecografia.

A equipa do HVME e da Equimuralha conta atualmente com um corpo clínico de 13 médicos veterinários, 3 enfermeiros veterinários e 3 auxiliares de veterinária, e com o apoio de uma área administrativa constituída por uma gestora, 3 administrativos e 4 recepcionistas.

(Contacto: Teresa Madeira - 933 263 132)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...