Depois de quatro anos de interregno, os leilões de gado regressam a Évora, todas as terças-feiras, pelas 15h30, no Parque de Leilões de Évora (antigo Iroma). Além de ser um importante canal de escoamento de bovinos, o leilão é por si só um polo de agro-negócio, pois ali se fazem paralelamente ao leilão negócios de rações, de adubos de máquinas agrícolas, e de tudo o que tem a ver com a agricultura e a pecuária.
Manuel da Silveira, Diretor do Leilão de Évora, será orador convidado nas Jornadas Veterinárias o Hospital Veterinário Muralha Évora dos dia 21 e 22 de Fevereiro, e explica que “os leilões contribuem para regular o preço dos bovinos, pois todos os produtores antes de fazerem um negócio de gado em suas casas, consultam as cotações de leilões recentes. Se não existissem leilões, deixaria de haver uma referência. Para além do que é muito diferente ter um comprador a olhar para o gado ou 20 a disputá-lo”. Desde o início têm sido leiloados uma média de 250 cabeças semanais. “É muito importante que haja uma concentração de oferta, pois ao conferirmos escala ao negócio, há uma redução e uma racionalização de custos aos compradores, fazendo que os preços possam ser melhores tanto para compradores como para vendedores”, acrescenta.
Manuel da Silveira irá dar uma palestra nas jornadas veterinárias, intitulada “Bolsas de Gado: Futuro e expectativas”. Esta palestra revela-se de uma grande importância, não só porque dá enfase à reabertura do leilão, mas também porque dará aos produtores uma ideia de como podem valorizar os seus animais e aproximar o produto por eles apresentado às exigências e preferências dos engordadores. Este é um tema que se relaciona com a palestra de Jerónimo Pinto, Presidente da Associação Nacional de Engordadores de Bovinos, sobre “Comercialização de Bezerros: o bezerro ideal para a engorda”.
A 6ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora engloba um conjunto de seminários e workshops que se realizam no Évora Hotel e se focam nos temas “Sustentabilidade da produção pecuária no séc. XXI” e “Novas tendências na gestão desportiva e produção de equinos”. As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora destinam-se à comunidade em geral, a produtores, criadores, proprietários de animais de produção e cavalos, mas também a médicos veterinários e estudantes. Na sua última edição teve uma participação que superou os 400 participantes, consolidando-se como um evento de importância nacional.
O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) iniciou a sua atividade há 15 anos, na sequência de uma parceria entre três médicos veterinários. Em 2008 inaugurou as suas novas instalações, que incluem uma moderna área hospitalar para animais de companhia, uma área de animais de produção com cinco brigadas em serviço ambulatório, um laboratório clínico de apoio aos vários setores, uma área de apoio administrativo e uma área de formação. O Núcleo de Reprodução e Fertilidade e o Núcleo de Formação e Desenvolvimento, onde se inclui a realização das Jornadas, desenvolvidos recentemente, contribuem para a diversificação e prestação de serviços de excelência.
Considerado um projeto inovador na área da prestação de serviços veterinários diferenciados, o HVME engloba serviços de elevada qualidade a animais de companhia, animais de produção, animais silvestres e de zoo, e equinos, sendo os últimos prestados em exclusividade através de uma parceria com a Equimuralha.
A Equimuralha é uma empresa prestadora de serviços médico-veterinários especializada em equinos, a qual funciona em parceria com o HVME. Com serviços de reconhecida qualidade, a Equimuralha tem um corpo clínico constituído por dois médicos veterinários com internato realizado nos EUA em medicina e cirurgia de equinos, formação específica em patologias locomotoras no CIRALE em França, e várias publicações em revistas internacionais. É também já uma referência nacional em medicina estomatológica e dentária Equimuralha e colabora regularmente com a Universidade de Évora na docência aos alunos finalistas de medicina veterinária. Realiza as suas consultas em regime ambulatório para cujo efeito dispõe de equipamento espacializado, tal como radiologia computorizada e ecografia.
A equipa do HVME e da Equimuralha conta atualmente com um corpo clínico de 13 médicos veterinários, 3 enfermeiros veterinários e 3 auxiliares de veterinária, e com o apoio de uma área administrativa constituída por uma gestora, 3 administrativos e 4 recepcionistas.
Para consultar o programa das jornadas veja no site www.hvetmuralha.pt.
Contacto para inscrição nas Jornadas:
Telefone: 266 771758
Contacto Press:
Marta Marta – jornadas.hvme@gmail.com (937712323)
Mónica Mira (Equinos) - monicademira@gmail.com (939440198)
Nuno Prates (Animais de Produção) - nprates@hvetmuralha.pt (937262307)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário...