1 de fevereiro de 2014

Fazer falar o silêncio...

A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 4 de fevereiro, terça-feira, às 18:00, a exposição/instalação “Fazer Falar o Silêncio - Fotografia, Lixo e Memória”, resultante de um trabalho conjunto do Arquivo Fotográfico da CME, do fotógrafo António Carrapato e do escultor João Sotero, que será apresentada na Galeria dos Paços do Concelho (Sala Preta).

Em 2012 uma eborense entregou no Arquivo Fotográfico Municipal de Évora dois sacos de fotografias, que encontrou no lixo, em mau estado de conservação. A partir de 16 fotografias selecionadas deste conjunto, surgiu o projecto para a criação desta exposição/instalação, da autoria do fotógrafo António Carrapato e do escultor João Sotero, organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal, com patrocínio da empresa DECSIS-Sistemas de Informação, S.A. e o apoio da ADRAL-Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e da GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos EIM.

Neste projecto artístico, o Arquivo Fotográfico joga com a dicotomia lixo/património, que pretende servir de tema para promover uma reflexão, assente nos pilares da pedagogia e da ética, sobre o uso de espólios fotográficos familiares, alertando igualmente para a importância da sua preservação. Estas temáticas serão integradas no programa de animação que está a ser desenvolvido no âmbito da exposição e que incluirá visitas guiadas, palestras e workshops.

Esta exposição estará patente ao público até 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00, e é de entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...