20 de dezembro de 2013

Exposição "Ao Encontro da Poesia", de António Carmo

Está patente em Évora, no Palácio de D. Manuel, uma exposição de pintura intitulada "Ao Encontro da Poesia", da autoria do artista plástico António Carmo.

A pintura de António Carmo é caraterizada por uma explosão de cores e por um estilo muito próprio, que o identificam facilmente como o autor das suas obras. Estas marcas fazem com que o seu trabalho possua uma linha artística que inatamente nos leva a fazer uma interligação mental entre todas as suas obras, como se de um grande mural se tratasse. Na opinião do crítico de arte Manuel Augusto Araújo, “o cubo branco de uma galeria quando é invadido pelas pinturas de António Carmo transfigura-se, perde os seus limites, fica alterada a rigidez da sua forma, porque as pinturas, apesar de limitados pela dimensão da tela seja ela qual for, ultrapassam-na fazendo imaginar a fuga dos personagens, independentemente da sua natureza e estado físico. São as cores, o modo de ligar a natureza, seja humana ou vegetal, a maneira como desconhece o que são naturezas mortas que mesmo as que tentam emergir ficam submersas no intenso lirismo que guia a sua mão.”

António Carmo nasceu em 1949 na Madragoa, em Lisboa, e estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde tirou o curso de pintura. Desde 1968 vem apresentando os seus trabalhos em exposições individuais e coletivas, tendo realizado exposições em mais de vinte países, nomeadamente: Inglaterra, Espanha, Holanda, Bulgária, Alemanha, Luxemburgo, Canadá e E.U.A.. Algumas obras suas estão representadas em museus, mais concretamente no Montecatini (Itália), no S. Antonio de Los Bãnos (Cuba), no Palácio da Cultura na Bulgária, no Pantwowe (Polónia) e no Instituto Camões no Luxemburgo.

A entrada na exposição é livre, estando aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, aos sábados das 13:00 às 17:00 e encerra aos domingos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...