13 de julho de 2013

Associação Rota Vicentina: 350 km para caminhar...


A parceria criada em torno da Rota Vicentina estendeu-se para além dos seus promotores iniciais envolvendo agora ao todo cerca de cem empresários do sector do turismo de toda a região e parceiros públicos, entre os concelhos de Santiago do Cacém e de Vila do Bispo, que constituíram formalmente uma associação.

O projecto, que implementou no terreno uma grande rota pedestre de 350 km entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente, foi concebido e coordenado pela Associação Casas Brancas, que trabalhou em parceria com a Associação Almargem, com as câmaras municipais, juntas de freguesia e entidades regionais de turismo do Algarve e do Alentejo.

Tendo em perspectiva a promoção do turismo de natureza no Sw de Portugal a par da preservação dos recursos naturais, enquanto modelo de sustentabilidade da economia local, o alargamento da parceria surge como uma evolução natural de um projecto que une toda uma região por uma causa comum e que serve a todos – adeptos de caminhada, comunidade local, empresários, instituições públicas, ambientalistas e turistas nacionais e estrangeiros.


A cargo da Associação fica, além da promoção da Rota Vicentina, a monitorização e manutenção dos percursos, bem como a sensibilização da população, empresas e instituições, o fomento do trabalho em rede e o apoio à comercialização.

São cerca de cem os fundadores da Associação Rota Vicentina, mas perspectivam-se para breve novas adesões – de empresas de turismo e também de particulares que valorizam e se identificam com o espírito do projecto, além das principais instituições públicas da região e do sector.

A divulgação da criação da agora Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina – surge no momento em que os elementos dos órgãos sociais foram empossados, após as primeiras eleições, decorridas a 09 de Julho, tendo contudo a Assembleia-Geral Constituinte decorrido a 05 de Junho.

A direcção da Associação Rota Vicentina é presidida por Marta Cabral, que tem coordenado, enquanto directora executiva e dirigente associativa das Casas Brancas, todo o projecto Rota Vicentina desde a sua génese, sendo o vice-presidente Rudolf Muller, que foi durante 10 anos o presidente das Casas Brancas.

Para caminhar a partir de Setembro: Rota Vicentina chegou ao Algarve 

As etapas da Rota Vicentina no Algarve já estão completamente sinalizadas, tendo também ficado recentemente disponível no website oficial do projecto, em www.rotavicentina.com, toda a informação acerca dos percursos, sendo agora possível começar a planear a próxima época de caminhadas, que começa em Setembro.


Com toda a informação disponibilizada online (descrições, fotografias, dicas, avisos, oferta turística e coordenadas GPS) é já possível planear com antecipação as caminhadas pelos trilhos do Algarve, que poderão ser feitas a partir do mês de Setembro, uma vez que, na altura de Verão – e em especial os meses de Julho e Agosto, quando está mais calor – não é a época aconselhada para caminhar, além de que nesta altura de época alta os serviços turísticos estão mais absorvidos e menos disponíveis para algumas das necessidades específicas dos caminhantes.

Estão agora oficialmente completos os 350 km da Rota Vicentina, com mais 5 etapas de Caminho Histórico e 5 circuitos complementares do Trilho de Pescadores, devidamente sinalizados, para que possam ser percorridos de forma independente e em segurança.

Odeceixe, Rogil, Aljezur, Arrifana, Bordeira, Carrapateira, Pedralva e Vila do Bispo são algumas das localidades, entre paisagens e recantos naturais por desvendar mais a interior e áreas costeiras deslumbrantes, que a Rota Vicentina convida a descobrir a pé antes de chegar ao Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa continental.

Este é um marco essencial no percurso do projecto, inaugurado no terreno em Maio de 2012, que pretende promover o turismo de natureza no Sw de Portugal, defendendo a sustentabilidade da economia local a par da preservação dos recursos naturais.

Com a abertura oficial do percurso em terras algarvias, dando continuidade ao projecto implementado no Alentejo em 2012, entidades públicas e privadas, promotoras e parceiras, trabalham já com a expectativa de receber turistas e adeptos da caminhada, aumentando a procura da região, sobretudo entre os meses de Setembro e Junho, época aconselhada para a actividade.

Sobre o projecto

A Rota Vicentina, inaugurada em Maio de 2012, consiste numa rota pedestre com 350 kms ao longo do Sw de Portugal, dividindo-se entre o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias, e o Trilho dos Pescadores, que segue os pequenos caminhos da costa que dão acesso às praias e pesqueiros da região.

A Rota Vicentina é uma iniciativa QREN, apoiada no Alentejo no âmbito do INALENTEJO, com co-financiamento FEDER de cerca de 244 mil euros, e no Algarve no âmbito do PO ALGARVE 21, com um investimento de cerca de 140 mil euros e co-financiamento FEDER de cerca de 90 mil euros.

Vídeo promocional volta a ser premiado nos EUA

A Rota Vicentina volta a ter destaque a nível internacional, após distinções em três concursos na Europa e nos EUA, com a conquista de mais um prémio para o seu vídeo promocional, desta feita atribuído pelo ‘US International Film & Video Festival’.

O filme ficou agora classificado em 3.º lugar, com o Certificado pela Excelência Criativa, na categoria de Filmes de Turismo, no ‘US International Film & Video Festival’, um concurso promovido nos EUA há quase 50 anos, desde 1967.

Este é o quarto galardão atribuído este ano ao vídeo promocional da Rota Vicentina, que tinha já conquistado prémios internacionais em Berlim, na Alemanha, durante a ITB, a maior feira de turismo do mundo, em Riga, na Letónia, no ‘International Tourism Film Festival – Riga 2013’, e em Las Vegas, nos EUA, no ‘New York Festivals International Television & Film Awards’.

O próprio projecto Rota Vicentina já conquistou também várias distinções, incluindo o Prémio “Welcome to Portugal” atribuído pela LIDE, um Prémio de Mérito atribuído pela British Guild of Travel Writers e o Prémio Inovação “Portugal Trade Awards” Publituris, este último atribuído em Fevereiro na BTL, em Lisboa.

Sobre o filme

A rodagem decorreu em 10 dias ao longo de toda a região, captando imagens de inúmeras localizações de norte a sul e do interior ao litoral. Todas as personagens são habitantes do Sw, incluindo o protagonista. Apenas a voz é do actor José Fidalgo, num registo pouco convencional, ao jeito de toda a abordagem pretendida para o projecto. A música do vídeo foi concebida por um dos realizadores, Danilo Warick, e é inspirada nos dias de filmagens, denominando-se Golden Days.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...