14 de julho de 2013

ADPM recebe Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social

O Prémio Maria José Nogueira Pinto distinguiu, na sua primeira edição, o trabalho levado a cabo pela ADPM no âmbito do projeto Sobre Rod@s pelo seu impacto social na comunidade.

O Projeto Sobre Rod@s, promovido pela ADPM desde 2011, foi reconhecido pelo Júri, por melhor responder ao conceito: “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos” avaliando a criatividade das ações e a sua importância na esfera social, bem como o contributo e impacto nas comunidades.

O projeto sobre Rod@s arrancou no terreno com o apoio da Fundação EDP e visa combater o isolamento e solidão dos idosos expressa no concelho de Mértola. Pretende fomentar o envelhecimento ativo focado nos comportamentos saudáveis através da dinamização de ações de promoção de autoestima e bem-estar, enquanto proporciona um envolvimento comunitário responsável pela sua própria qualidade de vida. 

Trata-se de um projeto de itinerância, onde são realizadas visitas regulares às localidades do vasto concelho de Mértola e promove junto dos mais velhos o acesso à informação. A intergeracionalidade e o estímulo ao bom funcionamento das redes de vizinhança são outros aspetos que têm vindo a contribuir para o sucesso deste projeto que une miúdos e graúdos nas localidades mais isoladas deste território.

A ADPM é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sedeada em Mértola. Foi constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de actuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos. Tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos naturais do concelho de Mértola, actuando paralelamente em diversas áreas intervenção, tais como: Ambiente, Educação, Formação e Emprego, Intervenção Social, Cooperação Transnacional e Desenvolvimento Local e Regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...