24 de maio de 2017

Acesso / Cultura inicia campanha no Alentejo

Jornadas de reflexão
Além do físico: barreiras à participação cultural

A Acesso Cultura, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, realiza no dia 24 de Maio, quarta, no Fórum Eugénio de Almeida, uma jornada de reflexão sobre as barreiras à participação cultural. Esta jornada dirige-se aos profissionais das entidades culturais da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

No Alentejo, serão ainda realizadas outras três jornadas até o final do ano:

9 Outubro
Comunidade Intemunicipal do Alentejo Litoral
Grândola, Cine-teatro Grandolense

6 Novembro
Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
Ponte de Sôr, Centro de Artes e Cultura

13 Novembro
Comunidade Intermunicipal Baixo Alentejo
Beja, Instituto Politécnico de Beja

Actualmente, graças à contínua promoção da acessibilidade e da legislação em vigor, os profissionais do sector cultural têm maior consciência da existência de barreiras físicas no acesso aos espaços culturais. É certo, também, que a reflexão sobre a acessibilidade não vai muito além da questão física e, no caso desta, não vai além da necessidade de haver rampas e casas de banho adaptadas.

Num sector que se habituou a pensar e a afirmar que em Portugal não existe interesse pela cultura ou que os Portugueses são pouco cultos, é urgente que os agentes culturais passem a ter uma visão mais holística do que constitui ‘acessibilidade’ e tenham consciência das barreiras, sociais e intelectuais, que os próprios criam no acesso à cultura.

A actividade da Acesso Cultural – cursos, debates, conferências, etc. – tem sido desenvolvida sobretudo em Lisboa, no Porto, em Évora e em algumas cidades algarvias. No entanto, o país é muito maior, as realidades e necessidades muito diferentes. A realização das jornadas permite chegar a todas as regiões do país e desenvolver esta reflexão conjunta sobre o acesso e a participação cultural.

(Contactos: Maria Vlachou - (+351) 917 247 970)

Mostra Internacional de Teatro da Costa Alentejana


21 de maio de 2017

Portugal Air Summit '17 em Ponte de Sor


Em Ponte de Sor, de 24 a 27 de maio, são esperadas mais de 10 mil pessoas para assistir e participar na “Portugal Air Summit”, a maior cimeira aeronáutica do mundo.

Organizado pela Câmara Municipal de Ponte de Sor e pela TheraCE, entre conferências, exposições, workshops, este evento será a montra do melhor da tecnologia atual nesta área e existe um interesse especial na componente da aviação não tripulada civil e militar; acontecerão dezenas de demonstrações e estarão em Portugal grandes figuras e empresas da aeronáutica.

Serão debatidos temas gerais da área, mas também outros que dizem respeito ao futuro do mercado nacional da aviação comercial e do novo aeroporto de Lisboa.

Com espaço para um airshow – aberto a todos - onde não faltarão acrobacias aéreas, demonstrações de aeronaves não tripuladas, e uma prova do campeonato de drones e sessões de balonismo, este evento será também marcado pela forte presente do sector da Educação com a presença de inúmeros Politécnicos e Universidades.

(Tribuna do Alentejo)


4 de maio de 2017

XV Festival de Cinema de Portel

Arranca a 14 de maio a XV edição do Festival de Cinema - O Castelo em Imagens, em Portel, no Alentejo Central com a participação do seu diretor artístico, Lauro António.

Este ano o Festival de Cinema conta com o projecto Passione, com uma semana de sessões de projecção dedicadas inteiramente à temática dos castelos e à sétima arte.

A valorizar este ano a temática do festival está a mostra cinematográfica em torno do neorealismo italiano.

O movimento neorrealista é seguramente dos movimentos artísticos que, no campo do cinema, teve uma maior influência em todo o futuro da cinematografia mundial. Surgiu num momento muito paricular da história da Europa (e do mundo) mas teve antecessores que possibilitaram a sua eclosão, nomeadamente algumas escolas realistas, como o documentarismo social inglês dos anos 30 (onde avultam as obras de John Grierson, Basil Wright, Edgar Anstey, Stuart Legg, Paul Rotha, Arthur Elton, Humphrey Jennings, Harry Watt ou Alberto Cavalcanti, entre outros), algumas incursões da escola soviética, mas também de muitos cineastas com uma obra muito particular, como Robert Flaherty, Joris Ivens, Dziga Vertov e tantos mais. Integrando-se nessa corrente realista, o neorrealismo teve, todavia, particularidades próprias.

Tanto na literatura como no cinema, a criação neorrealista procura descrever de imediato a realidade social e humana do país, enquadrando-as no ambiente da época, dando inclusive especial atenção a especificidades regionais e observando o quadro com preocupações éticas e igualmente estéticas. A verdade é que o tipo de rodagem que o neorrealismo impôs veio a influenciar toda a história do cinema posterior. Este tipo de “cinema pobre” sem magia estereotipada, sem grandes recursos, sem o glamour das estrelas e dos estúdios, sem temas fantásticos e fantasistas, esteve na origem de inúmeras experiências em todo o mundo, desde a Nouvelle Vague francesa, passando pelo Free Cinema inglês, pelos novos cinemas que se conheceram na década de 60 na Europa Ocidental e de Leste, pela América Latina, pela India, chegando aos próprios EUA, onde os primeiros títulos italianos de Rossellini e De Sica provocaram ondas de entusiasmo transbordantes.

O Castelo em Imagens

“O Castelo em Imagens” nasceu da ideia de homenagear e sublinhar a importância histórica, social, cultural, artística e cinematográfica do “castelo”. Emanou de um conjunto de vontades com interesses comuns, à volta das muralhas de um castelo (o de Portel), de todos os castelos (inicialmente os portugueses, como é óbvio, mas também todos os castelos do mundo, do mundo “visível”, dito “real”, mas também do mundo da fantasia que só existe no interior de cada um de nós). Falar do Castelo como inspiração é falar de utopias, de castelos idealizados com vida em comum. Falamos hoje mais do que nunca, do castelo da resistência. Da resistência física, e da resistência intelectual. O castelo da defesa dos ideais.

Lauro António, director artístico e responsável pelo programa valoriza a “promoção da cultura junto da comunidade e das suas várias franjas e idades, o que assume no concelho de Portel através do festival de cinema, uma grande relevância e é sem dúvida uma realidade que tem caracterizado o evento, bem como os seus conteúdos ao longo destes treze anos. Nesse sentido, o papel da autarquia tem contribuído de forma decisiva para criar as condições para uma vida cultural activa, assente na inovação e na descentralização, possibilitando cada vez mais um acesso generalizado à Cultura fora dos grandes centros urbanos e fazendo daquele concelho um reconhecido referencial no domínio cultural.”

O Festival encerra a 20 de maio com um espectáculo musical que reune o Trovas & Canções, contando no seu elenco com o actor Ruy de Carvalho.

(Tribuna do Alentejo)

18 de abril de 2017

Mértola assume presidência da Rede AVEC – Aliança de Cidades Europeias da Cultura

A Rede AVEC – Aliança de Cidades Europeias para a Cultura reuniu em Malta. Mértola é uma das vilas da Europa que integra esta rede de desenvolvimento cultural.

A reunião marcou a eleição de Mértola para vice-presidente da Rede. Jorge Rosa presidente da Câmara Municipal, apresentou as linhas condutoras da Rede AVEC, nomeadamente a elaboração de estratégias conjuntas que promovam os valores culturais de cada membro.

A eleição de Mértola traz maior visibilidade à “vila-museu”. Jorge Rosa, espera que o novo cargo seja “uma mais-valia para a candidatura de Mértola a Património da Humanidade”.

Para além da vice-presidência, o município de Mértola assume também função de tesoureiro da rede.

(Rádio Pax)

12 de abril de 2017

Somincor - Neves Corvo cria 300 postos de trabalho

A Somincor, empresa que explora as minas de zinco Neves-Corvo, em Castro Verde, no Baixo Alentejo, propriedade da canadiana Lundin Mining, vai investir 250 milhões de euros para duplicar a produção de zinco até 2019. 
Com este investimento a empresa garante a criação de entre 300 a 350 novos postos de trabalho.

Em declarações ao Diário de Notícias na sua edição de hoje, Paul Conibear, presidente executivo da mineira, adianta que já foi apresentado o projeto técnico e ambiental da extensão da exploração e que preve-se que a operação fique concluída em 2019.

As minas de cobre e zinco renderam ao Estado nos últimos dez anos cerca de 350 milhões de euros em impostos e em compensações pagas no âmbito dos contratos de concessão.

(Tribuna do Alentejo)

3 de abril de 2017

Desenvolvimento rural em Porto Espada


O Município de Marvão e a Junta de Agricultores da Apartadura promovem, na próxima terça-feira, dia 4, no salão da Casa do Povo do Porto da Espada, um Seminário dedicado ao "Desenvolvimento Rural".

Um dos objectivos deste Seminário será discutir a gestão fundiária, como factor essencial ao desenvolvimento rural. Com a valorização deste território, estimulando os sectores produtivos estratégicos e fomentando novos modelos de agricultura, pode conseguir-se um crescimento económico sustentado e combater a desertificação no interior.

No primeiro painel do dia, dedicado ao desenvolvimento rural, Pedro Lynce vai falar sobre "um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o interior". "As novas regras do emparcelamento rural" e os "apoios ao abrigo do PDR 2020" vão ser os temas abordados por Gama Pinheiro e Isabel Abreu, respectivamente.

O segundo painel, onde se vai analisar o "potencial hidroagrícola do regadio da Apartadura", terá como intervenientes, Mondragão Rodrigues e Susana Dias. Com um perímetro de rega de cerca de 400ha, a Apartadura tem potencial para crescimento de soutos de castanheiros, cerejeiras, nogueiras, aveleiras, vinha, horticultura, ou produção animal. Actividades ligadas ao sector primário e que podem ser âncoras de desenvolvimento para o concelho de Marvão.

Francisco Mateus (Presidente da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), José Mata (Consultor de Produção de Azeites), Rui Flores (Técnico de Produção Biológica), Cristina Francisquinho (Técnica de Viticultura), António Melara Dias (Produtor de Azeite) e Miguel Pires (Produtor/investigador de Castanha) são os convidados do último painel deste Seminário, para falar sobre o "Vinho da Talha", o "Azeite de Galega", e a "Castanha DOP Marvão".

(Jornal Alto Alentejo)

2 de abril de 2017

Sabe o que é um BUK ?

O município de Odemira vai reforçar a descentralização do atendimento municipal em Vila Nova de Milfontes. A partir do dia 4 de abril, o BU Kiosk daquela vila estará aberto às terças e às quartas-feiras.

Desde a abertura dos Balcões Únicos Kiosk em Colos, Saboia, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes, em abril de 2016, foram realizados mais de 2000 atendimentos no novo serviço criado pelo Município de Odemira, cujo objetivo é descentralizar o atendimento municipal, facilitando, no maior concelho do país, o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.

Durante este período, o BU Kiosk de Vila Nova de Milfontes foi o mais procurado, representando mais de 40% do total dos atendimentos.
A elevada afluência de pessoas a este serviço justifica a sua abertura mais um dia por semana, pelo que, a partir do dia 4 de abril, o BU Kiosk de Vila Nova de Milfontes estará aberto às terças e às quartas-feiras, entre as 10.00 / 13.00 e as 14.00 16.00 horas.

O atendimento municipal no BU Kiosk realiza-se às segundas-feiras em S. Teotónio, às quintas-feiras em Sabóia e às sextas-feiras em Colos, no mesmo horário.
Os cidadãos podem ali efetuar todos os serviços atualmente disponibilizados no Balcão Único do Município de Odemira, situado no edifício dos Paços do Concelho.

(Antena Miróbriga)

30 de março de 2017

João Cutileiro de novo Honoris Causa

No passado dia 21 de março, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, teve lugar a cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa ao escultor João Cutileiro.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo felicita o escultor João Cutileiro por ocasião da atribuição do grau de doutoramento Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa, reconhecimento, mais uma vez, ao mais alto nível, do seu trabalho e genialidade no contexto da história da Arte em Portugal.

João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937. Vive e trabalha em Évora desde 1985. Artista plástico de renome nacional e internacional, nos campos da escultura e do desenho fez a sua primeira exposição em 1951. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa mas acabou por se estabelecer em Londres, onde frequentou a Slade School of Art. Depois das primeiras esculturas articuladas e de iniciar o trabalho da pedra por meios mecânicos, regressou a Portugal. Uma referência para as novas gerações de escultores, encontra-se, na sua obra, a perfeita ligação entre a Arte e a Ciência Morfológica, motivo que levou a Universidade Nova de Lisboa a reconhecer o seu trabalho com a atribuição do doutoramento Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Médicas.

João Cutileiro é também Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora – Escola de Artes, grau que lhe foi atribuído em 2013, desejando a Universidade reconhecer dessa forma esta personalidade maior da escultura portuguesa.

O escultor João Cutileiro encetou, em 2014, junto da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Évora e da Universidade de Évora, o processo de intenção de doação ao Estado da casa onde vive e trabalha em Évora, bem como de uma parte importante do respetivo recheio composto por trabalhos de escultura, desenho e fotografia, para além dos seus instrumentos de trabalho.

Deste modo pretende que o espaço seja utilizado para fins culturais e/ou académicos relacionados com a sua produção artística e para o estudo e formação na área da escultura em pedra, onde se incluem atividades relacionadas com a realização de exposições, residências artísticas ou visita pública, entre outras valências.

(DRC Alentejo)

29 de março de 2017

Ciclo de Conferências “História, Arte e Património da Raia Alentejana”


Comissão Organizadora: 
Joana Balsa Pinho (CIDH-UAb/CLEPUL-FLUL; ARTIS – FLUL)
Patrícia Alho (ARTIS – FLUL)
Patrícia Monteiro (CIDH-UAb/CLEPUL-FLUL; ARTIS – FLUL)
Tiago Esquetim (Liga do Museu Militar de Elvas)

Primeiros sábados dos meses de abril a dezembro de 2017, às 11h30 na Liga do Museu Militar de Elvas

1 de abril 
Ana Patrícia Alho
O subsistema hidráulico superior presente na Catedral de Elvas

6 de maio 
Patrícia Monteiro
Elvas e os seus artistas (séculos XVI-XVIII): permanência, mutação e rutura

3 de junho
Carlos Filipe
A arquitetura de Elvas no século XVIII: encomenda e utilização de mármores alentejanos. Novos contributos para o seu estudo

1 de julho 
José Ribeiro
Título a definir

2 de setembro 
Nuno Grancho
São Paulo: da dessacralização da arquitetura à dinâmica dos bens móveis

1 de outubro 
Mário Cabeças
Arte e artistas italianos em Elvas no século XVIII

4 de novembro 
Rui Jesuíno
Elvas: os patrimónios dentro do Património Mundial

2 de dezembro 
Joana Balsa de Pinho
A Casa da Misericórdia de Elvas: arte e património

Instituição promotora
Liga do Museu Militar de Elvas
Parcerias institucionais
ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Câmara Municipal de Elvas
CECHAP – Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património
CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização da Universidade Aberta
Exército – Direção de História e Cultura Militar
IMAGINARE: Estudos de Arte e Património em Portugal na Época Moderna / CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa
Museu Militar de Elvas

28 de março de 2017

Exposição de ilustração de Sandro Parreira


O Castelo de Viana do Alentejo acolhe, de 24 março a 28 de maio de 2017, uma exposição de ilustração infantil com trabalhos de Sandro Parreira, realizados no âmbito de dois projetos de animação lúdico/pedagógica produzidos para os Castelos de Viana do Alentejo e Evoramonte.

Ilustração para a infância, com base em duas histórias infantis de Teresa Varatojo, especialmente criadas para integrar propostas de dinamização de monumentos históricos, foram o mote para o trabalho de Sandro Parreira. O artista respondeu com enorme criatividade, sentido de humor, atenção aos pormenores e sensibilidade às necessidades de captar a atenção e despertar a curiosidade dos pequenos leitores, visitantes e exploradores de todos os lugares.

A exposição, "A Vaquinha Violeta e o Coelho Malaquias e A Andorinha Filó e o Urso Serafim", apresenta os desenhos originais, as impressões digitais e os livros, compreendendo ainda espaço de criatividade que poderá ser usado pelas crianças, pelas famílias e pelas escolas.

O projeto é organizado com base numa parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

Marcação de visitas escolares:
germano.fernandes@cm-vianadoalentejo.pt
luis.banha@cm-vianadoalentejo.pt
info@cultura-alentejo.pt

Sandro Parreira
Formado em pintura pela Universidade de Évora
Vive e trabalha em Évora

26 de março de 2017

O teorema de Fermat visto de Castro Verde


O Museu da Ruralidade, em Entradas (Castro Verde), lançou a edição fac-simile de Algumas considerações sobre o último teorema de Fermat, do médico castrense António Francisco Colaço.

Editada pelo próprio autor em 1928, esta obra marca o início da colecção de fac-simile que o Museu da Ruralidade está a preparar, no sentido de trazer para os dias de hoje edições “cuja importância informativa e educativa representem um importante contributo para o enriquecimento cultural das gerações actuais”.

(Porto dos Museus)

25 de março de 2017

C2 Diálogos Cruzados

No âmbito do Programa Ciência e Cultura, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado da Cultura, promovem a Sessão #2.Ciência e Cultura – Conservação e Restauro: Desafios e Oportunidades:

O encontro terá lugar no dia 27 de março, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, e será dedicado a uma reflexão sobre as oportunidades e os desafios nos domínios da conservação e restauro do património. A sessão integrará a apresentação e a discussão de estudos de caso inovadores e projetos de referência promovidos no sector da cultura ou no âmbito das instituições científicas e de ensino superior.

Os encontros têm como público-alvo investigadores, estudantes, gestores de repositórios, profissionais de instituições de ensino superior e de cultura, entre outros.

(Porto dos Museus)

24 de março de 2017

Nasceu o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo


Segundo despacho publicado no Diário da República, o o Museu de Évora passa a designar-se Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Frei Manuel do Cenáculo (1724-1815) é o nome do seu fundador e antigo arcebispo de Évora, (1724-1815).

(Porto dos Museus)

22 de março de 2017

Sabores do Guadiana no Pomarão

A bela aldeia ribeirinha do Pomarão, Mértola, no Baixo Alentejo, celebra a riqueza e os sabores do rio com o seu XV Festival do Peixe do Rio, entre 1 e 2 de abril. 
O festival é composto por tasquinhas de artificies com séculos de conhecimento nos pratos de lampreia, muge, enguias e outras iguarias que a natureza oferece e o génio criativo do homem transformou.

O Festival tem ainda preocupações com a preservação do rio e das espécies e a Associação de Empresários do Vale do Guadiana promove no segundo dia do certame, no Centro de Interpretação da localidade, duas iniciativas sobre o peixe do Guadiana. uma que envolve pescadores, especialistas e empreendedores para discutir as oportunidades de criar mais valor em torno da pesca do rio, enquanto atividade fundamental da cultura de Mértola e do Vale do Guadiana e um workshop com o tema “Peixe do Rio em Conserva”, com o Chef Leopoldo Calhau. 
Este irá ensinar técnicas de conserva de peixe do rio, que podem ser aplicadas de forma caseira, na restauração local ou ainda numa perspetiva comercial.

(Tribuna do Alentejo)

20 de março de 2017

Aniversário rima com Fluviário !



















O maior e mais completo fluviário do país, reconhecido por toda a Europa, está em Mora, no Alentejo Central, e faz amanhã 10 anos de existência. 10 anos depois e mais de 800 mil visitantes, o Fluviário de Mora marca hoje a vida de um concelho com menos de 5 mil habitantes e o impacto na economia local tem beneficiado restauração e serviços locais em geral.

Para celebrar a data o Fluviário de Mora vai oferecer bolo de aniversário e champanhe para todos os visitantes no próximo sábado, dia 25 de março.

Para o Presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, "Em Mora, há um tempo antes do Fluviário e um tempo pós-Fluviário. É um projeto que marca de forma muito nítida a vida do concelho." Com o nascimento do Fluviário foram criados 20 postos de trabalho diretos e mais uns quantos indirectos através da restauração e hotelaria.

Eleito o melhor Museu Português em 2008, o Fluviário conta com cerca de 600 peixes de 70 espécies, além de várias lontras pode observar a fauna e flora dos rios ibéricos; pode observar um rio desde o momento do nascimento até à sua foz; mas pode também observar parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas ou dos grandes lagos africanos.

A participação da estrutura do Fluviário tem assumido um cariz muito relevante em projetos de conservação de espécies – como por exemplo o saramugo e da boga de Lisboa – e atribui um importante prémio que distingue um estudante do ensino superior que publique um artigo sobre conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais, o Prémio Jovem Cientista.

(Tribuna do Alentejo)

18 de março de 2017

Monsaraz aposta no “turismo inteligente”

O Município de Reguengos de Monsaraz vai implementar um sistema de sinalização e informação turística inteligente no concelho, baseado numa nova tecnologia com dispositivos electrónicos denominados “beacons”. 

Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação actualizada aos turistas através de BLE – Bluetooth Low-Energy para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação.

O sistema de sinalização e informação turística inteligente foi apresentado na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz pela empresa Sismotur, que instalou esta tecnologia em 2014 no município espanhol de Aranda de Duero para promover a Rota do Vinho Ribera del Duero, o primeiro local na Europa a transmitir informação aos turistas através de “beacons”.

(Porto dos Museus - Publituris)