30 de março de 2017

João Cutileiro de novo Honoris Causa

No passado dia 21 de março, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, teve lugar a cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa ao escultor João Cutileiro.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo felicita o escultor João Cutileiro por ocasião da atribuição do grau de doutoramento Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa, reconhecimento, mais uma vez, ao mais alto nível, do seu trabalho e genialidade no contexto da história da Arte em Portugal.

João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937. Vive e trabalha em Évora desde 1985. Artista plástico de renome nacional e internacional, nos campos da escultura e do desenho fez a sua primeira exposição em 1951. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa mas acabou por se estabelecer em Londres, onde frequentou a Slade School of Art. Depois das primeiras esculturas articuladas e de iniciar o trabalho da pedra por meios mecânicos, regressou a Portugal. Uma referência para as novas gerações de escultores, encontra-se, na sua obra, a perfeita ligação entre a Arte e a Ciência Morfológica, motivo que levou a Universidade Nova de Lisboa a reconhecer o seu trabalho com a atribuição do doutoramento Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Médicas.

João Cutileiro é também Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora – Escola de Artes, grau que lhe foi atribuído em 2013, desejando a Universidade reconhecer dessa forma esta personalidade maior da escultura portuguesa.

O escultor João Cutileiro encetou, em 2014, junto da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Évora e da Universidade de Évora, o processo de intenção de doação ao Estado da casa onde vive e trabalha em Évora, bem como de uma parte importante do respetivo recheio composto por trabalhos de escultura, desenho e fotografia, para além dos seus instrumentos de trabalho.

Deste modo pretende que o espaço seja utilizado para fins culturais e/ou académicos relacionados com a sua produção artística e para o estudo e formação na área da escultura em pedra, onde se incluem atividades relacionadas com a realização de exposições, residências artísticas ou visita pública, entre outras valências.

(DRC Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...