20 de março de 2017

Aniversário rima com Fluviário !



















O maior e mais completo fluviário do país, reconhecido por toda a Europa, está em Mora, no Alentejo Central, e faz amanhã 10 anos de existência. 10 anos depois e mais de 800 mil visitantes, o Fluviário de Mora marca hoje a vida de um concelho com menos de 5 mil habitantes e o impacto na economia local tem beneficiado restauração e serviços locais em geral.

Para celebrar a data o Fluviário de Mora vai oferecer bolo de aniversário e champanhe para todos os visitantes no próximo sábado, dia 25 de março.

Para o Presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, "Em Mora, há um tempo antes do Fluviário e um tempo pós-Fluviário. É um projeto que marca de forma muito nítida a vida do concelho." Com o nascimento do Fluviário foram criados 20 postos de trabalho diretos e mais uns quantos indirectos através da restauração e hotelaria.

Eleito o melhor Museu Português em 2008, o Fluviário conta com cerca de 600 peixes de 70 espécies, além de várias lontras pode observar a fauna e flora dos rios ibéricos; pode observar um rio desde o momento do nascimento até à sua foz; mas pode também observar parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas ou dos grandes lagos africanos.

A participação da estrutura do Fluviário tem assumido um cariz muito relevante em projetos de conservação de espécies – como por exemplo o saramugo e da boga de Lisboa – e atribui um importante prémio que distingue um estudante do ensino superior que publique um artigo sobre conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais, o Prémio Jovem Cientista.

(Tribuna do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...