O Museu Municipal de Arqueologia de Serpa, no Alentejo, fechado há 10 anos, reabre na quinta-feira, após obras de requalificação do edifício e renovação da coleção, num investimento de um milhão de euros, foi hoje anunciado.
O museu, que é um equipamento “muito importante” para a salvaguarda do património arqueológico e a história do concelho e está fechado desde setembro de 2006, vai reabrir “renovado e com um ar mais contemporâneo”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires.
Segundo o autarca, as obras permitiram requalificar o edifício onde o museu está instalado, a antiga casa do governador, situada no interior da alcáçova do castelo de Serpa, através de uma nova museografia, que inclui uma nova zona de visionamento de conteúdos multimédia, da autoria do cineasta João Botelho.
As obras também permitiram “renovar a coleção do museu, integrando alguns dos achados arqueológicos encontrados nos últimos tempos no concelho”, a “maior parte” durante obras de infraestruturas do projeto Alqueva.
A intervenção permitiu ainda “melhorar” as informações sobre os achados expostos para que “a coleção do museu, sem deixar de ter a informação técnica e científica que deve ter, possa ser interpretada pelo público de forma mais apelativa e convidativa”, explicou.
(…)
(Porto dos Museus - Região Sul)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário...