8 de março de 2016

Beja lança plano para valorizar o cante alentejano

A Câmara de Beja aprovou um plano que prevê medidas para salvaguardar, valorizar e transmitir às novas gerações o cante alentejano, como o apoio ao ensino do cante nas escolas e aos grupos corais do concelho.

O Plano Municipal para Dinamização e Promoção do Cante Alentejano, a que a Lusa teve acesso, visa “construir uma estratégia municipal global com medidas de salvaguarda” para “valorizar o cante e assegurar a sua transmissão às gerações mais novas, como meio de proteção” daquele património. A estratégia do plano visa “fomentar o envolvimento de todos os agentes e atores do cante, unidos em torno de um mesmo objetivo”, ou seja, a salvaguarda do cante alentejano, um canto coletivo sem recurso a instrumentos, que foi classificado em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“A importância da preservação e da salvaguarda do cante para o município está patente na sua estratégia de desenvolvimento e teve expressão nas ações dinamizadas em 2015″, como a declaração do Ano Municipal do Cante e a sua classificação como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, frisa a autarquia. A continuação do processo, através do plano, visa “o aprofundamento do trabalho já concretizado e promover dinâmicas de futuro que potenciem e promovam” o cante, “apostando na sua projeção local, nacional e internacional, valorizando todos os momentos e contextos em que o cante acontece”, explica a autarquia.

Através do plano, a Câmara de Beja “compromete-se “a envidar os melhores esforços” para promover a salvaguarda do património imaterial do cante alentejano, “facultando o apoio institucional que estiver ao seu alcance e considerar adequado e oportuno no quadro das suas atividades e competências”.

(Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...