O escultor João Cutileiro vai doar ao Estado parte do seu património e espólio para a criar, em Évora, de uma casa/ateliê com o seu nome.
A carta de compromisso foi assinada ontem entre o escultor de 78 anos e três entidades públicas: Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara de Évora e Universidade de Évora.
“Parece-me um gesto extremamente importante, antes de mais porque vai contra aquilo que tem sido dominante na Europa e na nossa terra, infelizmente, nos últimos anos, que é o egoísmo e o salve-se quem puder”, disse o ministro da Cultura, João Soares.
Também presente na sessão, João Cutileiro explicou que decidiu doar o seu património e espólio para “poupar” os seus filhos de “ficarem com isto”.
“Não quero que eles recebam o espólio porque, senão, nunca mais fazem nada na vida por eles”, referiu.
A doação inclui o seu património pessoal, constituído pela casa onde vive e trabalha e o respetivo recheio, que compreende “um conjunto muito significativo de obras de escultura, desenho e fotografia”, assim como “a sua biblioteca, documentação variada e os seus instrumentos de trabalho”.
(Rádio Diana)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário...