26 de julho de 2015

Vinhos de Reguengos em alta

Outubro era, por norma, o mês da vindima e da celebração do vinho. Esta homenagem a esta bebida ancestral terá este ano um novo evento para a celebrar: o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, a realizar a 14 e 15 de outubro, na Cidade Europeia do Vinho 2015: Reguengos de Monsaraz.

Neste congresso serão debatidas questões relacionadas com a viticultura, enologia, novos sistemas de distribuição e marketing digital. Com a participação de muitos profissionais do sector e apreciadores de vinho.

Posteriormente a este congresso, decorrerá um outro congresso internacional, sobre Turismo Rural, a 30 de Outubro, e, a 8 e 9 de novembro, terão lugar as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo.
A iniciativa pretende construir um espaço de encontro de especialistas das diversas áreas e tornar Reguengos de Monsaraz como uma das cidades mais relevantes no que toca ao vinho, à viticultura e à enologia, participando na construção de know-how determinante para o sector vitivinícola, uma atividade determinante para a economia local, regional e nacional.

Para o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho foram criadas uma Comissão Científica – da qual fazem parte os principais produtores do concelho, assim como duas instituições de Ensino Superior, nomeadamente a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), a Herdade do Esporão, a Ervideira e a Granacer, a Universidade de Évora e a Universidade Aberta - e uma Comissão de Honra - constituída pela Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ViniPortugal, RECEVIN, Instituto do Vinho e da Vinha, Agência de Promoção Turística do Alentejo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O concelho de Reguengos de Monsaraz é responsável por um terço do total da produção de vinho apto de Denominação de Origem de todo o Alentejo, que, por sua vez, representou 43% do volume de vendas da quota de mercado comercial nacional total, em 2013.

(Tribuna do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...