16 de novembro de 2014

Picasso “com outra arte” na vila medieval de Monsaraz

José Freire vai apresentar a exposição Picasso “com outra arte” na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra em azulejo alicatado está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser visitada de 15 de novembro a 11 de janeiro, de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 13h e das 14h às 17h.

José Freire é um artista autodidata natural do Fundão que se apaixonou pela arte do mosaico e pela azulejaria. Os trabalhos que vai apresentar nesta exposição organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz são inspirados nas várias correntes da azulejaria e na técnica “alicatado”, onde exprime a sua arte de não pintura.

Esta forma de cortar e trabalhar o azulejo com alicate foi introduzida em Portugal pelos árabes no século XVI e encontra paralelo nos mosaicos greco-romanos. O autor não recorre à utilização de tintas e tem como suporte madeira de bétula, choupo, MDF e contraplacado marítimo.

A morosidade e a minúcia específicas desta técnica originaram o aparecimento do azulejo “industrial” e a consequente extinção dos modos manuais de produção do azulejo. José Freire procura recriar e divulgar a forma genuína de trabalhar o azulejo indo ao encontro de “outra arte”.

Das suas peças exclusivamente elaboradas por pedaços de azulejo, destacam-se a recriação de pinturas de artistas célebres, entre os quais Van Gogh, Picasso, Matisse, Júlio Resende. José Freire conta com mais de 25 exposições realizadas por todo o país. Atualmente tem um ateliê em Azeitão, onde desenvolve a sua atividade artística.

Carlos Manuel Barão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...