14 de novembro de 2014

Associação Transfronteiriça Lago Alqueva aprova Plano de Ação

Associação Transfronteiriça Lago Alqueva aprova em Mourão o Plano de Ação para 2014 – 2020

Alqueva precisa de uma Intervenção Territorial Integrada (ITI)

Foi aprovado na generalidade e por unanimidade o Plano de Ação 2014 – 2020, numa reunião que juntou os municípios e ayuntamientos de Alqueva, e os parceiros públicos e privados portugueses e espanhóis que contribuíram para o seu desenvolvimento, tais como a CCDRA, a CIMAC, a Turismo do Alentejo – ERT, a Diputación de Badajoz, a Junta da Extremadura, a EDIA, entre outros.

O Presidente da Associação, José Calixto, ressaltou a importância de uma estratégia de gestão territorial integrada para o desenvolvimento deste território transfronteiriço em torno do maior lago artificial da Europa, o Lago Alqueva, a qual está refletida num Plano que prima por uma abordagem pioneira de alavancagem deste espaço ibérico.

O Plano de Ação 2014-2020 foi construído, tendo por base a vocação e especialização deste território, com a participação ativa dos seus parceiros em todas as fases que antecederam a sua apresentação. Para tal foram definidos seis pressupostos que refletem um conjunto de ações integradoras divididas por quatro eixos: Ações Transversais, Eixo 1 - Ambiente e Ordenamento do Território, Eixo 2 – Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, e Eixo 3 – Turismo.

De salientar que este Plano não representa intenções mas sim ações concretas assumidas e quantificadas pelos parceiros que permitem ao Alqueva o prometido desenvolvimento e a sua afirmação ao nível nacional e internacional.
A concretização do Plano de Ação assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.

Da reunião saiu a convicção de que a criação e implementação da ITI Alqueva, prevista no Acordo de Parceria do Governo Português, será o fator chave que permitirá colocar em prática uma verdadeira gestão territorial integrada acompanhada por uma equipa de missão com um capital humano experiente, resiliente e fortemente orientado para a inovação.

A ATLA assume assim o seu papel ativo na gestão territorial integrada de Alqueva e o desejo de potenciar o desenvolvimento deste território marcadamente rural, que possui uma identidade muito própria, um capital humano genuíno, recursos naturais e patrimoniais de elevado valor, e um elevado potencial na agricultura e agor-indústria, no turismo e nas indústrias não poluentes.

Durante o mês de Novembro serão realizadas reuniões técnicas para afinação do documento sendo que a versão final estará concluída até ao final Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...