29 de dezembro de 2014

Medidas de proteção contra o frio intenso, aviso da GNR Alentejo

Nesta altura do ano em que o frio já começa a sentir-se de forma mais significativa, o Comando Territorial de Évora da GNR partilha um conjunto de conselhos e sugestões que convirá manter presentes:

Proteção individual:
Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas
Proteja as extremidades do corpo (use luvas, gorro, meias quentes e cachecol)
Procure manter-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo
Evite andar descalço no chão frio ou molhado
Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas, aumentando o consumo de frutos e hortícolas
Dê preferência a sopas e a bebidas quentes, (leite ou chá), e evite bebidas alcoólicas
Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas em situações de frio intenso evite esforços ao ar livre
Faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas, evitando o arrefecimento do corpo

Em casa:
Evite dormir/descansar próximo dos equipamentos de aquecimento
Afaste os aquecedores dos móveis
Não seque a roupa nos aquecedores
Afaste os produtos inflamáveis das fontes de calor
Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases prejudiciais à saúde
Proteja devidamente a lareira, braseira ou outros, para que não se tornem um foco de incêndio
Não abandone velas acesas ou mal apagadas
Evite sobrecargas: não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo
Nunca apague com água um incêndio de origem elétrica

No automóvel:
Ligue o aquecimento do carro 10 minutos em cada hora e baixe ligeiramente os vidros, para arejar
Com possibilidade de queda de neve, tenha especial atenção às informações de acessos e viaje sempre com mantas, água e géneros alimentares essenciais, antevendo a hipótese de poder ficar bloqueado

Tome em atenção que as crianças e os idosos, bem como os doentes crónicos e os sem-abrigo, constituem grupos especialmente vulneráveis.

E sobretudo, nunca se esqueça que a prevenção começa por si!

GNR - Alentejo

24 de dezembro de 2014

Boas festas !

Imenso Sul deseja a tod@s umas Belíssimas Festas com votos de prosperidade para o Alentejo !


19 de dezembro de 2014

Mais logo acende-se o "madeiro" em Vendas Novas


O Município de Vendas Novas convida toda a população a festejar a época natalícia, juntando-se à volta do Madeiro de Natal, que será aceso no dia 19 de dezembro, pelas 18h00, na Parada D. Pedro V.

Para acompanhar o momento serão cantadas músicas alusivas à quadra pelo Coral Notas Livres, seguindo-se um concerto com os músicos Pedro Zagalo e Silvie Ornelas, na Capela Real.
O Madeiro ficará a arder durante alguns dias, sendo alimentado por lenha pertença do próprio Município.

A iniciativa pretende, em conjunto com a iluminação de Natal e a música ambiente, reforçar o espírito natalício e dar um ar mais festivo ao “coração” da cidade, onde se pode fazer calmamente as compras de Natal nas várias lojas que estão de portas abertas, prontas a prestar um atendimento personalizado.

Zita Brites

17 de dezembro de 2014

Em defesa do lince ibérico: há novos sinais nas estradas alentejanas !


Em defesa do lince ibérico: há novos sinais nas estradas alentejanas
Triângulos com a cabeça estilizada de um lince alertam os condutores para o perigo de poderem cruzar-se com algum destes felinos no futuro.

Os novos sinais de trânsito alertam para a necessidade de redução da velocidade nas estradas do concelho de Mértola, na eventualidade de algum lince ibérico decidir atravessar a via.
Ainda não constam do Código da Estrada, mas já estão homologados. São os novos sinais de trânsito que alertam para a necessidade de reduzir a velocidade nas estradas do concelho de Mértola, na eventualidade de algum lince ibérico decidir atravessar uma destas estradas.

O atropelamento tem sido uma das principais causas de mortandade do felino mais ameaçado do mundo em terras espanholas, onde estes sinais também têm sido reforçados.
'Jacarandá', uma fêmea nascida no centro de reprodução em cativeiro de Silves, e 'Katmandu', um macho oriundo de um centro de Granadilla, em Espanha, serão os primeiros dois exemplares desta espécie em risco crítico de extinção a serem libertados em habitat natural em Portugal.

Carla Tomás (texto) e José Caria (foto)

15 de dezembro de 2014

Vai haver petróleo no Alentejo !

A ex-parceira estratégica do grupo português está de volta. Com ‘know how’ em projectos localizados em águas ultra-profundas, a Eni prepara-se para partilhar o risco de investimento com a Galp.

A Eni, empresa italiana com que a Galp manteve uma atribulada aliança estratégica durante vários anos, é o novo parceiro do grupo português para a exploração e produção de petróleo ao largo da costa alentejana. Com uma participação de 8% na Galp, mas que será colocada no mercado a partir de Dezembro de 2015, a Eni chegou a controlar 33,34% da energética nacional, tendo acordado, em 2012, a venda da maior parte do capital à Amorim Energia. Uma decisão que pôs fim às suas ambições de controlo da Galp.

As duas petrolíferas mantiveram, no entanto, uma cooperação estreita em várias áreas geográficas. Exemplo disso é o projecto moçambicano. A Eni é a operadora da Área 4, na Bacia do Rovuma, na qual a Galp detém uma posição de 10%. A par da Bacia de Santos no Brasil, esta é actualmente uma das jóias da coroa da empresa portuguesa. Nela foram descobertas gigantescas reservas de gás natural. A experiência da Eni na exploração de águas ultra profundas - como é o caso da costa portuguesa - foi determinante para a escolha do grupo italiano para o projecto alentejano.

A Galp fez saber, após a saída da Petrobras, em 2013, das três concessões do Alentejo onde detinha 50%, que pretendia arranjar um parceiro com experiência neste tipo de operação para partilhar o risco de investimento. Caso contrário, admitia devolver a licença ao Governo.
O Diário Económico sabe que o acordo entre a Galp e a Eni deverá ser assinado ainda este mês, depois de submetido ao aval do Estado. A alteração da estrutura accionista, bem como dos prazos e condições do contrato de concessão, carecem sempre da luz verde das autoridades.

A petrolífera nacional tinha já garantido o alargamento do período de exploração por um ano, até ao final de 2014, de forma a concluir os estudos que permitissem a selecção dos prospectos candidatos a perfuração, e tomar então a decisão de abandonar a área ou passar à próxima fase de exploração, que implica a perfuração de um poço de exploração.

Apesar do grande secretismo que rodeia a operação, o presidente do grupo, Ferreira de Oliveira, revelou durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre alguns pormenores sobre a concessão. "O projecto do Alentejo está em fase de análise. Estamos em conversações com o Governo para decidir se continuamos ou não a perfurar no Alentejo. São um conjunto de condições necessárias para mobilizar a tecnologia ao longo de 2015 para iniciar a perfuração em 2016", afirmou o presidente da Galp.

A mesma fonte realçou: "Há um contexto em que podemos perfurar nas águas ultra-profundas de Portugal. Está nas mãos do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia para o aprovar ou não".
"Sempre dissemos que o risco de investimento era demasiado elevado se estivéssemos sozinhos. Possuímos 100% de participação [no Alentejo]. Temos lá coisas de que gostamos, mas gostaríamos de partilhar o risco com outros investidores", realçou Ferreira de Oliveira.

Na bacia de Peniche, onde a Galp tem outras três concessões, a Petrobras foi substituída pela espanhola Repsol, que se tornou a operadora dos blocos petrolíferos. No âmbito deste processo, o consórcio garantiu a extensão do período de exploração por dois períodos consecutivos de um ano cada. Contactada pelo Diário Económico, a Galp não quis comentar.

(Diário Económico)

14 de dezembro de 2014

Natal em Estremoz

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Municipal de Estremoz instalou no Coreto Municipal o Ecopresépio.

O “Ecopresépio” foi construído a partir de materiais recicláveis, tais como a prata, papel, o tecido e lãs e marcará presença no Coreto Municipal, até 7 de janeiro próximo, constituindo mais um atrativo de visita à cidade e um incentivo às compras no comércio tradicional durante a quadra natalícia.

O Natal em Estremoz tem mais Encanto!

(Município de Estremoz)

12 de dezembro de 2014

"Duetos de Natal" em Sines


A Igreja Matriz de S. Salvador, em Sines, recebe, no dia 15 de Dezembro (segunda-feira), às 21h30, o recital Duetos de Natal com Carlos Guilherme!

Peças sacras e tradicionais de Natal, interpretadas pelo conhecido tenor Carlos Guilherme e a soprano Filipa Lopes, acompanhados pelo pianista Pedro Vieira de Almeida!

Entrada livre (limitada à lotação do espaço).

10 de dezembro de 2014

Natal em Borba !






O Natal em Borba conta, uma vez mais, com inúmeros motivos de interesse. Ontem foi inaugurada a exposição com o Presépio Animado e Presépios Particulares, no Celeiro da Cultura, que estará aberta ao público até ao próximo dia 06 de janeiro. O presépio animado é da autoria de Rosa Aparício e José Grego, com centenas de representações em movimento, com imagens alusivas ao Natal e profissões tradicionais, ocupando duas salas do Celeiro da Cultura. A exposição conta ainda com vários presépios particulares, da autoria de Josefina Passinhas, Armando Silva, Guilhermino Lobo, Filipe Alegrias, Joaquim Lapão e Padre Marcelino Caldeira.

A partir de hoje, poderá também ser visitado o Presépio de Rua, da autoria de Carlos Bacalhau e elaboradas no município, pelo centro histórico de Borba, com cerca de 50 representações de Natal e profissões tradicionais em tamanho real. Para visitar até ao Dia de Reis, 06 de janeiro.

Este fim de semana, o Pavilhão de Eventos promete muita animação e diversão, especialmente para os mais novos, com a iniciativa “É Natal em Borba”, com entrada livre. A partir de sexta-feira, 12 de dezembro, e até domingo, 14 de dezembro, haverá insufláveis, carrosséis, pista de automóveis a pedais, pinturas faciais, balões moldáveis, teatros infantis, espetáculos musicais, doces e bebidas de natal, envio de cartas ao pai natal, trenó do Pai Natal, dança jovem, caminhada dos gorros de natal, zona de fotografias, decoração natalícia e muitas mais atividades.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,
O Presidente da Câmara Municipal de Borba,
António José Lopes Anselmo

9 de dezembro de 2014

Aviso de frio para a região Alentejo

O frio intenso e o vento podem ter efeitos nefastos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas, crianças e sem-abrigo.

Quais são os grupos de risco?

- As pessoas idosas constituem um grupo especialmente vulnerável, quando apresentam deficiência do sistema termorregulador ou quando ficam sujeitas a uma agressão térmica muito intensa. Estas sofrem de diminuição da perceção do frio, menor capacidade de resposta cardiovascular e diminuição da massa muscular.
- Pessoas com doenças crónicas, em especial doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, doenças da tiroideia, perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo ou demência;
- Pessoas que tomam certos medicamentos, como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
- Pessoas com redução da mobilidade;
- Pessoas com dificuldades na realização das atividades da vida diária;
- Pessoas mais isoladas;
- Pessoas em situação de exclusão social.

Não se esqueça de que:

- O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, podendo vir a ser mortais;
- Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono;
- Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico.

Recomendações para vagas de frio intenso:

- Utilizar roupa quente suplementar;
- Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos com luvas e utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor;
- Manter-se ativo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para ativar a circulação sanguínea;
- Beber bebidas quentes e comer refeições quentes;
- Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;
- Vedar bem as portas e janelas;
- Manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades.

Para mais informações: Contacte a linha Saúde 24 - 808 24 24 24, Direção-Geral da Saúde - http://www.dgs.pt.

6 de dezembro de 2014

Presépios artesanais em Estremoz

Vai estar patente até 11 de janeiro na Galeria D. Dinis, a abertura da VIII edição da exposição “Presépios de Artesãos de Estremoz”.

Mais uma vez os artesãos de Estremoz vão surpreender o visitante com a beleza e o engenho dos seus trabalhos, aos quais ninguém ficará certamente indiferente.

Os 30 trabalhos em exposição, vão do barro ao metal, à madeira, cortiça, tecido e até papel. Os artesãos de Estremoz fizeram de tudo, para apresentar peças novas e inovadoras e os seus trabalhos são dignos de uma visita atenta e demorada.

Os artesãos participantes são: Afonso Ginja, António Moreira, Célia Freitas e Miguel Gomes, Duarte Catela, Fátima Borralho, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Guilhermina Maldonado, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, José Vinagre, Maria José Camões, Maria Luísa da Conceição, Pedro Cravo, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Roberto Carreiras, Susana Cunha e Zulmira Cavaco.

(Município de Estremoz)

4 de dezembro de 2014

Caminhada em Alcáçovas


APAVT faz Congresso em Évora

O XL Congresso Anual da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai realizar-se entre os dias 5 e 8 de Dezembro, tendo como sede o Évora Hotel, em Évora, Alentejo.

O debate, este ano, vai estar sujeito ao tema ‘Turismo: Desafios e Responsabilidades’, onde serão debatidos, por exemplo, os desafios no marketing digital, a relação com a IATA, e a responsabilidade ao nível social e da sustentabilidade por parte dos empresários e empresas, contou ao Publituris Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

(Publituris)

1 de dezembro de 2014

Ferreira inaugura museu de arte sacra

O município de Ferreira do Alentejo, inaugura hoje, 1 de dezembro o Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal, que irá estar situado na antiga Igreja da Misericórdia de Ferreira do Alentejo.

Este imóvel foi alvo de obras de conservação e restauro, de forma a recuperar caraterísticas primárias, como as cores que evocam diferentes períodos de intervenção no próprio espaço, em diferentes épocas, desde o século XVI, XVII, XVIII-XIX ao século XX.

Estas obras foram financiadas a 85% por fundos comunitários através do Programa Inalentejo.
O núcleo museológico será composto por três pisos, sendo o primeiro dedicado à ação religioso- espiritual desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Alentejo, desde o ano de 1516, altura em que recebeu o seu compromisso das mãos do rei D. Manuel I.

O segundo piso, será dedicado à atividade assistencial e hospital exercida na localidade desde o século XV atá à atualidade.
O último piso será aquele que contém a torre sineira.

(Tribuna Alentejo)

28 de novembro de 2014

Medronho é em Almodôvar...


Como assim levantados do chão... Entrada livre no Curvo Semedo


28 e 29 de Novembro | 21h30
Cine-Teatro Curvo Semedo
reservas - 266898103 | informações - riseup.projecto@gmail.com
Entrada Gratuita | Reservas no Posto de Turismo

COMO ASSIM LEVANTADOS DO CHÃO é um espectáculo de teatro que parte do fim do romance Levantado do Chão de José Saramago, no qual os trabalhadores rurais do Alentejo se levantam do chão, à data de um 25 de abril. E nós perguntamos, como assim, levantados do chão, pois passados estes anos ficámos sem entender a metáfora, e é também do romance Levantado do Chão que é dito, à laia de mito, que se terá consolidado o saramaguiano estilo de narrar. É pois, a partir do encontro com essa voz de narrador que nos faz arriscar a viagem sobre o inenarrável, a nossa vida, portanto, o destino daqueles trabalhadores rurais que ocuparam as terras e perderam a aposta, a terra que doravante ficou inculta, o “falhámos a vida, menino” do João da Ega (de “Os Maias”), enfim, sobre o que ainda precisamos de escrever sem sabermos narrar.

27 de novembro de 2014

JÁ É OFICIAL !! Viva o Cante ! Viva o Alentejo !

Foto: Diário do Sul
Alentejo És Nossa Terra

Alentejo 
És nossa terra 
Lá estarmos agora 
E a mocidade, com saudades 
Ouvir cantar, como cantava outrora

Terra bela 
Tão desejada 
Casas singelas, de branco caiadas 
Eu nunca esqueço que foste meu berço 
Lindo cantinho, desta pátria amada

(Vitorino)

A UNESCO acabou de consagrar o Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.

Parabéns ao Paulo Lima e ao Município de Serpa, a toda a Comissão de Candidatura e a tod@s os anónimos que contribuíram para mais esta vitória do Alentejo !

ELA aí está !


24 de novembro de 2014

Dia 26 o Cante deixa de ser só nosso. É da Humanidade inteira !


Veja como se desenrola o processo:

Para consultar os documentos (download) da nossa candidatura ver AQUI 

Para consultar a Ordem de Trabalhos da IXª Reunião do Comité Inter-governamental na UNESCO ver AQUI 

O Cante em direção ao Mundo !

Apresentação de "Teatro Reunido" em Évora


LANÇAMENTO DO LIVRO TEATRO REUNIDO (2000-2010), 
DE CARLOS ALBERTO MACHADO,
APRESENTADO POR RUI PINA COELHO

Em TEATRO REUNIDO (2000-2010) de Carlos Alberto Machado estão reunidas 13 peças de teatro: “Os nomes que faltam”, “Ficava tão bem naquele canto da sala”, “A Felicidade Ideal”, “Transportes & Mudanças”, “Avesso”, “Restos. Interiores”, “Aquitanta”, “Hamlet & Ofelia”, “Ponho palavras na minha cabeça”, “5 cervejas para o Virgílio”, “Os Bravos do Kosovo”, “Hoje não há música” e “O sentido da vida”. Destes, 8 foram encenados.

21 de novembro de 2014

Lara Li e Miguel Braga na Carlista de Montemor

No âmbito do Ciclo de Outono, Lara Li e Miguel e Miguel Braga apresentam um concerto em Montemor-o-Novo, no próximo sábado, 22 de novembro, pelas 21h30, na Sociedade Carlista, numa organização do Município de Montemor-o-Novo. “Telepatia” foi a canção que celebrizou Lara Li, em 1981, tema que integrou o álbum “Água na Boca”, juntamente com outro grande sucesso, “O Rapaz do Cubo Mágico”. Um ano antes, a artista já havia participado no Festival RTP da canção com “E pouco mais” e lançado o single “Hoje há festa”.

Durante as mais de três décadas de carreira, Lara Li editou uma dezena de singles, cinco álbuns de originais e seis coletâneas. Em 2005 foi convidada pelo pianista e produtor Miguel Braga para interpretar o tema que dá o nome ao seu álbum, “Secreta Passagem”.

Miguel Braga, que em 1996 tinha sido diretor musical de Lara Li, juntou-se novamente à artista em 2010 no seu regresso aos discos, para a edição do álbum “Levemente”. Um disco que reflete a cumplicidade musical entre Lara Li e Miguel Braga, e em que interpretam temas originais e alguns bem conhecidos da música ligeira.

A entrada é livre !

Paulo Canas

20 de novembro de 2014

Colectiva de arte local em exposição na vila medieval de Monsaraz

A exposição coletiva “A nossa Arte”, de António dos Santos, Manuel Infante, Rui Cartaxo, Rui Antas, Sónia d´Assumpção e Susete Bento, vai estar patente entre os dias 15 de novembro e 11 de janeiro, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz vai reunir o trabalho de seis artistas do concelho e pretende promover e divulgar a arte local.

Em exposição vão estar quadros pintados a óleo, painéis de azulejo, esculturas em barro e tapeçaria. Com formações, áreas e técnicas distintas, a mostra integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto vai proporcionar aos visitantes apreciarem uma grande variedade de trabalhos.

António dos Santos é um artista autodidata que se iniciou na pintura em 1997, dando seguimento ao fascínio que sempre teve pela arte. Os seus trabalhos em pintura a óleo e a lápis de cor têm sido apresentados em várias exposições coletivas. Também na área da pintura, Rui Antas vai expor pela primeira vez, com obras efetuadas em técnica mista.

Outro artista, Rui Cartaxo, iniciou a sua atividade em 1996, desenvolvendo a sua paixão pela arte de moldar o barro, aliando-a mais tarde à capacidade inata que possui pelo desenho. Atualmente tem o seu ateliê de pintura onde funde as várias técnicas da olaria e das artes plásticas produzindo quadros e esculturas.

Uma vertente distinta que também estará patente na exposição “A nossa Arte” será o trabalho desenvolvido por Sónia d´Assumpção. A professora de artes plásticas vai apresentar peças de tapeçaria e quadros a óleo sobre tela.

Com várias exposições individuais e coletivas já realizadas, Susete Bento vai expor as suas obras pela terceira vez em Monsaraz. Susete Bento vai apresentar quadros a óleo sobre tela.

Manuel Infante vai expor painéis em azulejo. O artista autodidata iniciou a sua carreira no mundo das artes em 1981 e tem participado em exposições individuais e coletivas.

Carlos Manuel Barão

19 de novembro de 2014

Estudo sobre danças do Alentejo


Lia Marchi, Domingos Morais e Celina da Piedade publicaram em 2010 este estudo sobre danças alentejanas que pode consultar AQUI.

18 de novembro de 2014

Guitarras ao alto no Alentejo

Anotem na agenda: Guitarras ao Alto apresentam Tó Trips e Filho da Mãe em Beja, Portalegre e Campo Maior

Tó Trips e Filho da Mãe vão levar as suas guitarras ao alto em Beja, Portalegre e Campo Maior, num espectáculo inédito e exclusivo no‪ ‎Alentejo‬!
O que os dois vão fazer, cada um por si e a quatro mãos, é uma experiência que não vai querer perder, da procura constante do Tó Trips, à electricidade interior do Filho da Mãe.
Nada menos que dois dos nossos maiores expoentes da guitarra acústica, que estão na vanguarda da música criada em Portugal.

20 de Novembro | Beja | Casa da Cultura
21 de Novembro | Portalegre | Centro de Artes do Espectáculo (CAEP)
22 de Novembro | Campo Maior | Adega Mayor (sala das pipas)
Horário: 22h00

17 de novembro de 2014

Reabilitar o nosso património edificado

Irá decorrer no próximo dia 19 de novembro, na Universidade de Évora, um Seminário sobre “Reabilitações Urbanas”, com o seguinte programa:

- Abertura - Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora;
- 9h00 | Manifesto cívico - Magda Pratas, R-Reabilitação Urbana.

1 - ESTRATÉGIAS PARA PENSAR E AGIR
- 9h30 | Património e Acessibilidades - Ana Garcia, R - Reabilitação Urbana
- 10h00 | O processo/método de Guimarães: Pessoas, políticas e vontades - Alexandra Gesta, Câmara Municipal de Guimarães;

- 10h30 | Pausa

- 11h00 | Reabilitar para o Turismo - Ceia da Silva, Entidade Regional de Turismo do Alentejo;
- 11h30 | Educar para a reabilitação - Ana Paula Machado, Instituto Politécnico de Tomar;
- 12h00 | Debate - Moderador: Luís Piteira;

- 13h00 | Almoço.

2 - TORNAR POSSÍVEL: PROMOTORES E CONCENTRADORES DE ESFORÇOS
- 14h30 | Reabilitar para uma IPSS - Helena Lucas, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
- 15h00 | Reabilitar para a Administração Local - Armando Varela, C.M.Sousel - Associação Nacional de Municípios;
- 15h30 | Pensar o Património hoje – uma perspetiva crítica - Ana Paula Amendoeira, Direção Regional de Cultura do Alentejo.

3 - TORNAR POSSÍVEL: FINANCIAMENTO
- 16h00 | Fundos Comunitários - António Costa da Silva, InAlentejo;
- 16h30 | Debate - Moderador: Margarida Cancela d’Abreu;
- 17h30 | Encerramento - Carlos Pinto Sá, Câmara Municipal de Évora.

Esta iniciativa é uma organização da R-URB com o apoio de diversas entidades.

16 de novembro de 2014

Picasso “com outra arte” na vila medieval de Monsaraz

José Freire vai apresentar a exposição Picasso “com outra arte” na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra em azulejo alicatado está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser visitada de 15 de novembro a 11 de janeiro, de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 13h e das 14h às 17h.

José Freire é um artista autodidata natural do Fundão que se apaixonou pela arte do mosaico e pela azulejaria. Os trabalhos que vai apresentar nesta exposição organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz são inspirados nas várias correntes da azulejaria e na técnica “alicatado”, onde exprime a sua arte de não pintura.

Esta forma de cortar e trabalhar o azulejo com alicate foi introduzida em Portugal pelos árabes no século XVI e encontra paralelo nos mosaicos greco-romanos. O autor não recorre à utilização de tintas e tem como suporte madeira de bétula, choupo, MDF e contraplacado marítimo.

A morosidade e a minúcia específicas desta técnica originaram o aparecimento do azulejo “industrial” e a consequente extinção dos modos manuais de produção do azulejo. José Freire procura recriar e divulgar a forma genuína de trabalhar o azulejo indo ao encontro de “outra arte”.

Das suas peças exclusivamente elaboradas por pedaços de azulejo, destacam-se a recriação de pinturas de artistas célebres, entre os quais Van Gogh, Picasso, Matisse, Júlio Resende. José Freire conta com mais de 25 exposições realizadas por todo o país. Atualmente tem um ateliê em Azeitão, onde desenvolve a sua atividade artística.

Carlos Manuel Barão

14 de novembro de 2014

Associação Transfronteiriça Lago Alqueva aprova Plano de Ação

Associação Transfronteiriça Lago Alqueva aprova em Mourão o Plano de Ação para 2014 – 2020

Alqueva precisa de uma Intervenção Territorial Integrada (ITI)

Foi aprovado na generalidade e por unanimidade o Plano de Ação 2014 – 2020, numa reunião que juntou os municípios e ayuntamientos de Alqueva, e os parceiros públicos e privados portugueses e espanhóis que contribuíram para o seu desenvolvimento, tais como a CCDRA, a CIMAC, a Turismo do Alentejo – ERT, a Diputación de Badajoz, a Junta da Extremadura, a EDIA, entre outros.

O Presidente da Associação, José Calixto, ressaltou a importância de uma estratégia de gestão territorial integrada para o desenvolvimento deste território transfronteiriço em torno do maior lago artificial da Europa, o Lago Alqueva, a qual está refletida num Plano que prima por uma abordagem pioneira de alavancagem deste espaço ibérico.

O Plano de Ação 2014-2020 foi construído, tendo por base a vocação e especialização deste território, com a participação ativa dos seus parceiros em todas as fases que antecederam a sua apresentação. Para tal foram definidos seis pressupostos que refletem um conjunto de ações integradoras divididas por quatro eixos: Ações Transversais, Eixo 1 - Ambiente e Ordenamento do Território, Eixo 2 – Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, e Eixo 3 – Turismo.

De salientar que este Plano não representa intenções mas sim ações concretas assumidas e quantificadas pelos parceiros que permitem ao Alqueva o prometido desenvolvimento e a sua afirmação ao nível nacional e internacional.
A concretização do Plano de Ação assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.

Da reunião saiu a convicção de que a criação e implementação da ITI Alqueva, prevista no Acordo de Parceria do Governo Português, será o fator chave que permitirá colocar em prática uma verdadeira gestão territorial integrada acompanhada por uma equipa de missão com um capital humano experiente, resiliente e fortemente orientado para a inovação.

A ATLA assume assim o seu papel ativo na gestão territorial integrada de Alqueva e o desejo de potenciar o desenvolvimento deste território marcadamente rural, que possui uma identidade muito própria, um capital humano genuíno, recursos naturais e patrimoniais de elevado valor, e um elevado potencial na agricultura e agor-indústria, no turismo e nas indústrias não poluentes.

Durante o mês de Novembro serão realizadas reuniões técnicas para afinação do documento sendo que a versão final estará concluída até ao final Novembro.

12 de novembro de 2014

Centro Interativo da Casa da Inquisição vai mostrar a memória judaica em Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz apresentou o projeto “Monsaraz na Rota das Judiarias Portuguesas / Casa da Inquisição - Centro Interativo”. O projeto será desenvolvido no âmbito da candidatura Rotas de SEFARAD: valorização da identidade judaica portuguesa no diálogo interculturas”, promovido pela Rede de Judiarias de Portugal com o apoio do governo da Noruega, através do mecanismo financeiro do espaço económico europeu 2009-2014 e do protocolo assinado entre os European Economic Area Grants e o Estado português.

O Centro Interactivo da Casa da Inquisição, projeto que conta com a coordenação científica de Saul António Gomes, Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, deverá estar concluído em 2016 e pretende dar a conhecer à comunidade e aos turistas a memória judaica em Monsaraz, dentro de uma perspetiva de multiculturalismo dos povos e das religiões. Através deste centro interativo poderá também desenvolver-se e aprofundar-se a investigação científica histórica, preservar e valorizar o património cultural, colaborar na constituição de núcleos museológicos temáticos relacionados com a riqueza histórica e patrimonial de Monsaraz e divulgar e promover a riqueza patrimonial e paisagística da região.

Após a adaptação da Casa da Inquisição, o centro interativo ficará com uma área sobre o património e a história de Monsaraz e diversas salas temáticas. “A Religião e o Homem” será uma sala de exposição permanente dedicada ao multicuralismo dos povos e das religiões que passaram por Monsaraz. Dar-se-á destaque às chamadas Religiões do Livro - Cristianismo, Judaísmo e Islamismo – que estiveram presentes em Monsaraz, que coexistiram e que formaram a identidade do burgo montesarense em determinados momentos da História. Também a componente arqueológica será determinante nesta sala, pois pretende-se dar a conhecer o culto dos povos pré-históricos que habitaram esta região.

“O Judaismo em Monsaraz” será um espaço destinado à história e à presença judaica em Monsaraz, que será desenvolvido de acordo com os documentos e os artefatos existentes. Pretende-se perceber a presença e a herança judaica em Monsaraz, mas será também um espaço dedicado aos cristãos-novos (judeus convertidos à força ao cristianismo no século XVI) e ao papel da inquisição na sociedade portuguesa.

Haverá outro espaço para exposições temporárias e eventos que terá um discurso expositivo com recurso a elementos multimédia e físicos (documentos, fotografias, artefatos, etc.). Nesta sala pretendem-se organizar exposições temáticas, quer as ligadas ao povo judaico, quer as relacionadas com a história local como veículo para a compreensão do passado, dos povos e das religiões que estiveram presentes em Monsaraz.

O Centro Interactivo da Casa da Inquisição terá também um gabinete de trabalho e de receção para investigadores e estudantes que ambicionem aprofundar os seus conhecimentos sobre algumas temáticas expostas, num espaço de trabalho e de pesquisa, gerador de conhecimento e de informação. Por fim, o Espaço Passado/Futuro, pretende ser uma janela de esperança e de paz entre as religiões. Com recurso a imagens fortes (inquisição, holocausto, guerras e conflitos religiosos), expostas de forma a recordar o “Muro das Lamentações”, tem como objetivo mostrar o sofrimento que o povo judaico tem passado ao longo da história.

A Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de SEFARAD, fundada em 2011, é uma associação com carácter público mas de direito privado, que tem por fim uma atuação conjunta na defesa do património urbanístico, arquitetónico, ambiental, histórico e cultural relacionado com a herança judaica. Através desta candidatura haverá 16 ações âncora, que decorrerão em 15 municípios do país, entre os quais o de Reguengos de Monsaraz.

Carlos Manuel Barão

11 de novembro de 2014

Guia Turístico do Castelo de Montemor-o-Novo

Izi Travel - Guia Turístico do Castelo de Montemor-o-Novo

A Izi Travel é uma plataforma de partilha de conteúdos sobre museus e outros locais e permite disponibilizar gratuitamente guias multimédia que podem ser descarregados também gratuitamente para qualquer smartphone. 
Os guias são compostos por mapa, texto, fotografia e áudio.
É possível, através da aplicação Izi Travel, disponível na App store, Google Play ou Windows Store, ter acesso a um guia turístico sobre o Castelo de Montemor-o-Novo.

Este guia é composto por mapa, textos, fotografias e conteúdos áudio. O mapa do castelo de Montemor conta com 13 pontos de interesse assinalados. Para cada um destes pontos existe informação que é dada ao utilizador à medida que este realiza a visita. Assim, ao aproximar-se de determinado ponto o utilizador recebe informação áudio sobre esse ponto. Em alternativa, clicando na sua localização no mapa, ou em determinado item da lista de pontos de interesse, tem igualmente acesso à informação correspondente. A informação está disponível em português e inglês.


Todos os conteúdos foram produzidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo que contou com a colaboração do Departamento da Línguas, da Escola Secundária, para a locução da versão inglesa, com a voz da aluna Beatriz Lopes. 

Paulo Canas

10 de novembro de 2014

S.Martinho a caminhar em Alcáçovas



Para comemorar o S. Martinho, vamos caminhar e visitar a Horta Biológica Vale Bexiga e a Herdade da Mata no próximo dia 15NOV14.
Apareçam!...

Ficha Descritiva: Caminhadas Circulares.
Vale Bexiga (Percurso A)
Vale Bexiga e Herdade da Mata (Percurso B)

Ponto de Encontro: Jardim Publico de Alcáçovas, 09H45
Grau de dificuldade: 1
Percurso A: cerca de 6 Kms
Neste percurso, vamos visitar a Horta Biológica Vale Bexiga com regresso a Alcáçovas antes do almoço.

Percurso B: cerca de 18 Kms.
Neste percurso, vamos visitar a Horta Biológica de Vale Bexiga e a Herdade da Mata, a sua quintinha rural, a sua barragem privativa e o seu centro hípico...
Traz farnel, vamos fazer picnic no campo.
Regresso a Alcáçovas da parte da tarde.

A partir das 17H30, no Mercado da vila, a Junta de Freguesia de Alcáçovas organiza uma Mostra de Sabores Alentejanos, com muita animação, onde cada um só paga o que comer e, como estamos no S. Martinho, haverá oferta de castanhas e Água-Pé.

Nota: Estas atividades são gratuitas e não têm seguro. Cada um caminha por sua conta e risco...

João Mendes
Associação dos Amigos das Alcáçovas/Projeto Alcáçovas Outdoor Trails
963338071

8 de novembro de 2014

Pelo S. Martinho se for a Reguengos ganha uma garrafa de vinho !

O Dia Europeu do Enoturismo vai ser assinalado em Reguengos de Monsaraz com a apresentação da edição limitada do vinho “ Colheita de S. Martinho” da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, um passeio de veículos Todo-o-Terreno e a apanha da azeitona nas oliveiras milenares. A comemoração da 6ª edição do Dia Europeu do Enoturismo tem este ano especial relevância pois o Município de Reguengos de Monsaraz candidatou-se a Cidade Europeia do Vinho 2015.

O programa inicia-se no sábado, 8 de novembro, às 8h30, na CARMIM, com o Passeio TT Rota do Vinho. Pelas 15h decorre a apanha da azeitona nas oliveiras milenares da Horta da Moura.

Esta iniciativa vai realizar-se na unidade turística onde se encontram sete oliveiras milenares, datadas e certificadas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entre as quais a segunda oliveira mais antiga de Portugal, com mais de 2.450 anos de idade. A ação procura comprovar como, apesar da sua longevidade, estas oliveiras continuam a produzir em grande quantidade e com elevada qualidade. O método científico aplicado na datação das oliveiras é inovador a nível internacional, foi criado pela UTAD em parceria com a empresa “Oliveiras Milenares”, e baseia-se no estudo dos padrões de crescimento das árvores a partir dos troncos ocos, usando a metáfora das “matrioskas”, as bonecas russas que vão saindo umas de dentro das outras.

A última iniciativa do dia, às 16h30, proporcionará aos visitantes um lanche piquenique no olival milenar, onde será apresentada a edição limitada do vinho “Colheita de S. Martinho” e atuará o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. No dia seguinte, pelas 18h, vai realizar-se a prova do vinho da CARMIM na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

No dia 11 de novembro, quem visitar os postos de turismo de Reguengos de Monsaraz e de Monsaraz vai receber uma garrafa de vinho alusiva ao Dia Europeu do Enoturismo.

Carlos Manuel Barão