28 de junho de 2014
27 de junho de 2014
Alentejo sem fogos !
A Protecção Civil informa que durante o período crítico e sempre que o Risco de Incêndio Florestal seja superior a elevado, vigoram as seguintes medidas de carácter preventivo:
PERÍODO CRÍTICO
- É estabelecido que o período crítico, para o ano de 2014, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigora no período de 1 de julho a 30 de setembro, ao abrigo da Portaria n.º 110/2014, de 22 de maio.
USO DO FOGO
- A realização de queimadas, ou seja, o uso do fogo em espaços rurais para renovação de pastagens, está interdita;
- As fogueiras e as queimas, isto é, o uso do fogo em espaços rurais para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados, estão interditas;
- O lançamento de foguetes (de cana) e de balões com mecha acesa em espaços rurais está interdito;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo, no interior de áreas florestais ou nas vias que as delimitam ou as atravessam, está interdito.
MAQUINARIA E EQUIPAMENTO
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa (tratores, máquinas e veículos de transporte pesados) estejam dotados de dispositivos de retenção de faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, é obrigatório que os tratores, máquinas e veículos de transporte pesados estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg consoante a sua massa seja inferior ou superior a 10 000 kg;
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, recomenda-se que os agricultores possam ter preparado um trator com grade de discos para, caso necessário, efetuar uma primeira intervenção, em especial aquando da realização de trabalhos agrícolas.
PERÍODO CRÍTICO
- É estabelecido que o período crítico, para o ano de 2014, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigora no período de 1 de julho a 30 de setembro, ao abrigo da Portaria n.º 110/2014, de 22 de maio.
USO DO FOGO
- A realização de queimadas, ou seja, o uso do fogo em espaços rurais para renovação de pastagens, está interdita;
- As fogueiras e as queimas, isto é, o uso do fogo em espaços rurais para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados, estão interditas;
- O lançamento de foguetes (de cana) e de balões com mecha acesa em espaços rurais está interdito;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo, no interior de áreas florestais ou nas vias que as delimitam ou as atravessam, está interdito.
MAQUINARIA E EQUIPAMENTO
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa (tratores, máquinas e veículos de transporte pesados) estejam dotados de dispositivos de retenção de faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, é obrigatório que os tratores, máquinas e veículos de transporte pesados estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg consoante a sua massa seja inferior ou superior a 10 000 kg;
- Nos trabalhos e outras atividades que decorram em todos os espaços rurais, recomenda-se que os agricultores possam ter preparado um trator com grade de discos para, caso necessário, efetuar uma primeira intervenção, em especial aquando da realização de trabalhos agrícolas.
Festival do Lagostim do Alqueva em S. Pedro do Corval
Lagostim com esparguete, arroz de lagostim e lagostins grelhados, fritos e cozidos são alguns dos pratos que podem ser apreciados no Festival do Lagostim, que vai decorrer entre os dias 27 e 29 de junho, no Jardim Público de S. Pedro do Corval, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. Desta forma pretende-se promover gastronomicamente o lagostim do rio, que existe no Grande Lago Alqueva, mas também o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade.
O programa da primeira edição do Festival do Lagostim integra amanhã, às 22h, a atuação de José Mendes e Rakel. No sábado, pelas 9h30, realiza-se o 3º Dia de Campo, com diversas atividades desportivas e culturais.
À noite, a partir das 22h, haverá um espetáculo musical com os Amigos do Guadiana, seguindo-se a atuação do Dj Grouse. A fechar, no domingo, às 21h30, sobe ao palco Nuno Rainha.
O Festival do Lagostim é organizado pela Casa de Cultura de Corval com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. As entradas no evento são gratuitas e os pratos que poderão ser apreciados custam entre 3 e 12 euros.
Carlos Manuel Barão
O programa da primeira edição do Festival do Lagostim integra amanhã, às 22h, a atuação de José Mendes e Rakel. No sábado, pelas 9h30, realiza-se o 3º Dia de Campo, com diversas atividades desportivas e culturais.
À noite, a partir das 22h, haverá um espetáculo musical com os Amigos do Guadiana, seguindo-se a atuação do Dj Grouse. A fechar, no domingo, às 21h30, sobe ao palco Nuno Rainha.
O Festival do Lagostim é organizado pela Casa de Cultura de Corval com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. As entradas no evento são gratuitas e os pratos que poderão ser apreciados custam entre 3 e 12 euros.
Carlos Manuel Barão
26 de junho de 2014
25 de junho de 2014
A Igualdade faz o meu Género...
O livro compila o olhar e o trabalho sobre a igualdade de género de 27 escritores/as e artistas e foi editado no âmbito do projecto ‘Igualdade faz o meu Género’.
Contamos com a vossa presença!
24 de junho de 2014
Conto: "As mulheres da minha rua..."
As mulheres da minha rua: viúvas, solteiras e malcasadas
Ao primeiro olhar, a rua estreita e quase sinuosa parece continuar igual ao que sempre foi: pacata, pitoresca, uma das muitas que constituem o labirinto histórico da cidade, por onde os visitantes vagueiam olhando para os lados e para cima, a encher a memória das câmaras digitais de cores, ângulos e imagens. Ou, pelo menos, é essa a ideia vendida pelos folhetos turísticos que todos eles levam na mão. Mas eu, que a conheço por dentro quase desde que nasci, nem preciso olhar uma segunda vez para saber que a velha rua está hoje tão desbotada pela passagem do tempo como uma daquelas fotografias de infância que guardo no canto sombrio da memória. As casas, apertadas umas contra as outras, como que a encolherem-se para caberem no espaço estreito, estão na sua maior parte vazias, abandonadas à sua sorte.
Claro que as coisas azedaram no dia em que a dona Alice, certamente para evitar que o intenso e característico odor de coentros, alho e azeite interferisse com o perfume de lixívia impregnado nas paredes, resolveu despejar os restos de caldo de uma açorda junto à porta da vizinha da frente logo depois do almoço, e não ao serão, junto à sarjeta, como lhe era habitual. Apanhada em flagrante, o mínimo que se pode dizer é que viu logo ali a sua reputação de fada da vassoura de piaçaba a andar às arrecuas, enxovalhada que foi pelos impropérios que a outra não se coibiu de lhe atirar à cara em alto e bom som e os quais ela, silenciada não pelo peso na consciência, mas pela humilhação de ter sido descoberta - e logo por aquela pelintra que só lava o degrau da porta de mês a mês, ou nem isso -, nem tentou refutar, fechando-se de imediato em casa para não voltar a ser vista durante o resto do dia e evitando vir à rua nos seguintes não fosse ter algum mau encontro e sujeitar-se a novo vexame.
No primeiro andar da casa da dona Alice vivia a menina Graça, que era também sua senhoria. À beira já dos quarenta, era a única mulher numa ninhada de sete irmãos e até então apenas se lhe conhecera uma única paixão na vida: o vizinho solteiro que vivia com a mãe no extremo da linha de casas, mas no lado dos números pares. Funcionário de uma companhia de seguros, sempre impecável no seu fato e gravata, educado e muito discreto, cumpria horários tão regulares que todos na rua sabiam a que horas a menina Graça interromperia por instantes os seus muitos afazeres domésticos para se debruçar numa das sacadas e testemunhar a chegada do cobiçado solteiro para almoçar. Na vizinhança, este interesse era conhecido e até comentado, mas nunca se chegou a saber se o pretendido também sabia disso e fazia questão de ignorar a quase ostensiva presença feminina que assim o espiava às claras, ou se ele nunca sequer reparou ou se interrogou sobre o motivo por que ela estava ali, sempre omnipresente na hora exacta em que ele regressava a casa.
Ao primeiro olhar, a rua estreita e quase sinuosa parece continuar igual ao que sempre foi: pacata, pitoresca, uma das muitas que constituem o labirinto histórico da cidade, por onde os visitantes vagueiam olhando para os lados e para cima, a encher a memória das câmaras digitais de cores, ângulos e imagens. Ou, pelo menos, é essa a ideia vendida pelos folhetos turísticos que todos eles levam na mão. Mas eu, que a conheço por dentro quase desde que nasci, nem preciso olhar uma segunda vez para saber que a velha rua está hoje tão desbotada pela passagem do tempo como uma daquelas fotografias de infância que guardo no canto sombrio da memória. As casas, apertadas umas contra as outras, como que a encolherem-se para caberem no espaço estreito, estão na sua maior parte vazias, abandonadas à sua sorte.
As paredes espessas, de onde o vento e a chuva desprendem caliça, estão repassadas de humidade e sobre algumas vai alastrando uma película de verdete que deixa no ar um leve odor a bafio e a decomposição. Noto sobretudo um grande silêncio que amplifica os sons da cidade, mesmo os mais banais e longínquos, fazendo-os ecoar demasiado estridentes. Do bulício doméstico que preenchia os dias da gente que aqui fez a sua vida e há muito deixou este plano da existência já só restam memórias dispersas, alguns nomes e pequenos fragmentos de estórias nem sequer muito originais.
Lembro-me bem da dona Alice, viúva desde os quarenta e picos, com uma única filha então já adulta e com família constituída, que inventou para si própria o título de “mulher mais asseada da rua” e fez da pública e inequívoca demonstração desse seu convencimento a grande razão de existir.
Lembro-me bem da dona Alice, viúva desde os quarenta e picos, com uma única filha então já adulta e com família constituída, que inventou para si própria o título de “mulher mais asseada da rua” e fez da pública e inequívoca demonstração desse seu convencimento a grande razão de existir.
Durante muitos anos evitou até usar a canalização da própria casa para os despejos que, certamente, aí acumulariam uma sujidade difícil de eliminar. Por isso, ao longo do dia, juntava num balde as águas sujas da casa e, ao início da noite, quando toda a gente estava recolhida para jantar, ia despejá-lo perto da sarjeta situada a menos de vinte metros, evitando fazer barulho. Depois voltava quase rente às paredes e fechava a porta muito devagar para não chamar a atenção dos vizinhos. Apesar de todos estes cuidados a verdade é que, com o passar dos anos, o peculiar hábito que ela tanto queria secreto acabou por se tornar conhecido, motivando de imediato ásperas críticas por parte das vizinhas que, a qualquer hora do dia, mantinham em surdina frequentes e longas conversas entreportas, e diz ela que é asseada, faria se não fosse, atirava uma, enquanto a outra logo acrescentava em voz baixa, enquanto olhava de través na direção da janela da dona Alice não fosse ela aparecer de repente e perceber que era o tema da conversa, ela nem faz comida para não sujar a cozinha, anda a pão e queijo dias seguidos para não perder tempo e poder limpar a casa de cima a baixo, coitada, aquilo é doença com certeza..., cuidado que ela está à porta e percebe..., bom dia dona Alice, como está hoje a senhora...ah, estava mesmo agora a comentar com a vizinha Joana que não há porta tão limpa como a sua aqui nas redondezas, até dá gosto ver...
Claro que as coisas azedaram no dia em que a dona Alice, certamente para evitar que o intenso e característico odor de coentros, alho e azeite interferisse com o perfume de lixívia impregnado nas paredes, resolveu despejar os restos de caldo de uma açorda junto à porta da vizinha da frente logo depois do almoço, e não ao serão, junto à sarjeta, como lhe era habitual. Apanhada em flagrante, o mínimo que se pode dizer é que viu logo ali a sua reputação de fada da vassoura de piaçaba a andar às arrecuas, enxovalhada que foi pelos impropérios que a outra não se coibiu de lhe atirar à cara em alto e bom som e os quais ela, silenciada não pelo peso na consciência, mas pela humilhação de ter sido descoberta - e logo por aquela pelintra que só lava o degrau da porta de mês a mês, ou nem isso -, nem tentou refutar, fechando-se de imediato em casa para não voltar a ser vista durante o resto do dia e evitando vir à rua nos seguintes não fosse ter algum mau encontro e sujeitar-se a novo vexame.
Contudo, nem esse incidente lhe moderou o ímpeto higiénico e, fizesse sol ou chuva, a dona Alice lá continuou a lavar meticulosamente o degrau de mármore da porta duas vezes por dia numa espécie de ritual que, dependendo do número de transeuntes e grau de interesse dos mexericos mais recentes, se podia estender por várias horas ou ocupar mesmo toda uma tarde até quase ao anoitecer. As próprias pedras da calçada junto ao rés-do-chão onde viva, situado quase a meio da rua, no lado dos números ímpares, eram vigorosamente esfregadas uma a uma com uma vassoura rija, cujo cabo de madeira mandava cortar de propósito para ter que se dobrar como se andasse na monda. Décadas deste árduo labor acabaram por lhe curvar as costas a ponto de, por fim, não conseguir sequer endireitar-se, mas a larga cópia de informações sobre a vida de todas as almas da vizinhança e arredores que assim conseguiu acumular e divulgar pareceu sempre compensar-lhe largamente o desaire.
No primeiro andar da casa da dona Alice vivia a menina Graça, que era também sua senhoria. À beira já dos quarenta, era a única mulher numa ninhada de sete irmãos e até então apenas se lhe conhecera uma única paixão na vida: o vizinho solteiro que vivia com a mãe no extremo da linha de casas, mas no lado dos números pares. Funcionário de uma companhia de seguros, sempre impecável no seu fato e gravata, educado e muito discreto, cumpria horários tão regulares que todos na rua sabiam a que horas a menina Graça interromperia por instantes os seus muitos afazeres domésticos para se debruçar numa das sacadas e testemunhar a chegada do cobiçado solteiro para almoçar. Na vizinhança, este interesse era conhecido e até comentado, mas nunca se chegou a saber se o pretendido também sabia disso e fazia questão de ignorar a quase ostensiva presença feminina que assim o espiava às claras, ou se ele nunca sequer reparou ou se interrogou sobre o motivo por que ela estava ali, sempre omnipresente na hora exacta em que ele regressava a casa.
Embora a menina Graça até fosse aquilo a que então se chamava um bom partido, pois era herdeira de uma família abastada, certo é que nunca o pretendido mostrou qualquer sinal de reconhecimento, menos ainda de interesse por ela. Mas nem por isso o impulso amoroso da menina Graça esmoreceu. Apenas, com o decurso dos anos, se foi tornando uma espécie de hábito adquirido que ela mantinha de forma instintiva enquanto, ao mesmo tempo, respondia às interpelações vindas do interior da casa, virando apenas ligeiramente o rosto para dizer vou já, vou já, sem nunca desviar o olhar vigilante do fundo da rua.
Na rua morava também a dona Rosa, que andava já na casa dos cinquenta anos, mas cujo rosto revelava ainda traços evidentes de uma beleza que, em seu tempo, devia ter dado a volta à cabeça de muito rapaz. Sempre com o cabelo pintado e muito bem arranjado, de saia travada pelo joelho, morava sozinha numa espécie de parcela de casa, constituída apenas por uma estreita divisão em cada um dos dois pisos, contígua às casas da dona Alice e da menina Graça, de quem, aliás, também era inquilina.
Na rua morava também a dona Rosa, que andava já na casa dos cinquenta anos, mas cujo rosto revelava ainda traços evidentes de uma beleza que, em seu tempo, devia ter dado a volta à cabeça de muito rapaz. Sempre com o cabelo pintado e muito bem arranjado, de saia travada pelo joelho, morava sozinha numa espécie de parcela de casa, constituída apenas por uma estreita divisão em cada um dos dois pisos, contígua às casas da dona Alice e da menina Graça, de quem, aliás, também era inquilina.
Situada mesmo a meio da rua, tinha ainda a particularidade de possuir um poial de granito com pelo menos meio metro de altura a que era literalmente necessário trepar para poder alcançar o puxador de uma dupla meia porta, única forma de conseguir arejar o acanhado interior, permitindo ao mesmo tempo a entrada de luz. Ninguém lhe conhecia profissão e o seu estado civil era obscuro mas, na rua, constava que estava separada do marido há muitos anos. Certo é que, numa época em que todas as vizinhas ainda davam uso à roupa branca dos enxovais pacientemente acumulados na mocidade, com ou sem entremeios de renda e bordados mais ou menos elaborados, dependendo das possibilidades financeiras e habilidade de mãos de cada uma para a costura, a exuberante paleta de cores e padrões dos lençóis de compra que a dona Rosa secava no estendal deixava a vizinhança em alvoroço, pois era vista como um sinal de descarada modernice e óbvio desafogo financeiro. Sempre estendidos bem abertos e ao comprido, como se quisesse que todas as vizinhas os pudessem apreciar e comentar, faziam-me lembrar coloridos penachos de aves ondulando em ostensiva parada nupcial.
Mas esse esparramar de cores e padrões devia-se às nocturnas e regulares visitas de certo senhor de meia-idade. Aliás, o número de vezes que o estendal se enchia de lençóis permitia às vizinhas manter uma contabilidade actualizada dessas visitas e algumas afirmavam mesmo que todas as semanas ela estreava roupa de cama, coisa que, à época, raiava o quase-escandaloso. Já do seu visitante nocturno apenas sabiam que era negociante de gado, casado e pai de filhos, o que fazia da dona Rosa a sua amante oficial, com casa posta e total dependência da sua generosidade e disponibilidade financeira. Uns anos mais tarde, com a morte abrupta do amante, o estendal da dona Rosa perdeu muita da sua exuberância, da mesma forma que ela perdeu o desafogo financeiro. O que lhe vale é ter sabido aproveitar o bom tempo, dizia-se na rua à boca pequena e foi certamente esse pé-de-meia que lhe permitiu subsistir com um mínimo de dignidade ainda durante algum tempo até ser forçada a mudar-se de vez para casa de uma irmã.
Destas três mulheres, já só uma está viva, a dona Alice, internada num lar há vários anos. Nunca mais voltou à casa que lavou e limpou obsessivamente durante décadas. E, a julgar pela sujidade acumulada nos cantos do degrau da porta, é melhor assim. Novos inquilinos e proprietários tomaram conta das casas onde estas três mulheres viveram, mas o certo é que a rua me parece cada mais vazia a cada ano que passa. E, se há trinta anos atrás todas elas me irritavam profundamente por nunca conseguir entrar ou sair de casa, fosse dia ou noite, sem que pelo menos uma delas desse conta e viesse logo à janela passar-me uma minuciosa revista ocular que me deixava sempre a desconfortável sensação de ter sido apanhada em flagrante sem ter feito nada de errado, hoje, entendo-as melhor e olho para as suas vidas de outra forma, talvez até com uma certa nostalgia, de tal forma que, quando às vezes subo a rua e já ninguém aparece a espreitar-me como antes, sinto a sua falta. Pior que isso, com o desaparecimento destas personagens e das suas idiossincrasias, a verdade é que a rua perdeu a sua verdadeira alma e tornou-se igual a tantas outras da cidade: vazia, decadente, a manter uma pose forçada para os turistas ocasionais que lhe tiram retratos enquanto fazem dela rota de passagem para destinos mais apelativos. À espera do fim.
Destas três mulheres, já só uma está viva, a dona Alice, internada num lar há vários anos. Nunca mais voltou à casa que lavou e limpou obsessivamente durante décadas. E, a julgar pela sujidade acumulada nos cantos do degrau da porta, é melhor assim. Novos inquilinos e proprietários tomaram conta das casas onde estas três mulheres viveram, mas o certo é que a rua me parece cada mais vazia a cada ano que passa. E, se há trinta anos atrás todas elas me irritavam profundamente por nunca conseguir entrar ou sair de casa, fosse dia ou noite, sem que pelo menos uma delas desse conta e viesse logo à janela passar-me uma minuciosa revista ocular que me deixava sempre a desconfortável sensação de ter sido apanhada em flagrante sem ter feito nada de errado, hoje, entendo-as melhor e olho para as suas vidas de outra forma, talvez até com uma certa nostalgia, de tal forma que, quando às vezes subo a rua e já ninguém aparece a espreitar-me como antes, sinto a sua falta. Pior que isso, com o desaparecimento destas personagens e das suas idiossincrasias, a verdade é que a rua perdeu a sua verdadeira alma e tornou-se igual a tantas outras da cidade: vazia, decadente, a manter uma pose forçada para os turistas ocasionais que lhe tiram retratos enquanto fazem dela rota de passagem para destinos mais apelativos. À espera do fim.
23 de junho de 2014
Exposição “Eborenses, Retratos de Eduardo Nogueira”
“Eborenses, Retratos de Eduardo Nogueira” é o título da exposição de fotografia que a Câmara Municipal de Évora/Arquivo Fotográfico inaugurou e que se encontra patente até 30 de julho, no Palácio de D. Manuel, integrada na programação da Feira de S. João, e que conta com o apoio do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), do CHAIA (Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora).
Eduardo Nogueira (1898-1969), natural de Fatela (Fundão), foi um dos mais importantes fotógrafos estabelecidos em Évora no período de 1928 a 1968. No âmbito da sua atividade comercial, passou pelo seu estúdio, na Rua de Avis, 24, uma grande parte da população eborense. Em 1998, ciente da importância deste espólio, a Câmara Municipal de Évora tratou de o adquirir para incorporar o acervo do seu Arquivo Fotográfico.
Entre as espécies existentes é possível encontrar testemunhos iconográficos inéditos sobre a sociabilidade eborense entre os anos 30 e 60 do século passado, revelando o quotidiano da cidade de Évora nos múltiplos aspetos da vida pública e privada dos seus habitantes. A qualidade técnica e artística das obras do autor, para além de ter merecido o reconhecimento coevo, tem sido divulgada sobretudo através de fotografias que ilustram a vertente etnográfica do seu trabalho, com uma ampla galeria temática ligada ao mundo rural.
As fotografias da Colecção Eduardo Nogueira, selecionadas para esta exposição, datam do período compreendido entre 1930 e finais de 1950. Um primeiro conjunto corresponde a retratos realizados por encomenda e destinados a registar a realidade vivida, e um segundo conjunto é composto por retratos artísticos, desvinculados da realidade e exclusivamente preocupados com cânones estéticos e de composição fotográfica.
O conjunto expositivo representa, assim, uma visão parcelar da realidade económica, social e cultural eborense, correspondendo a um conjunto de códigos sociais, característicos de uma sociedade fortemente estratificada como era o de Évora naquele tempo.
A exposição deu origem a um catálogo, que estará à venda no espaço da Livraria Municipal, instalado na Feira do Livro de Évora, também a decorrer durante a Feira de S. João, de 20 a 29 de junho. A apresentação oficial desta publicação terá lugar no dia 29 de junho, pelas 19:00, no Palácio de D. Manuel. A exposição funcionará até 29 de junho, todos os dias, das 10:00 às 12:00 e das 17:00 às 23:00, e a partir de 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e 14:00-18:00, e aos sábados das 14:00 às 18:00.
Luis Ferreira
22 de junho de 2014
21 de junho de 2014
Filme promocional do Alentejo é candidato a prémio em Cannes
A Rede Corredor Azul, composta por 10 municípios alentejanos, prossegue a sua atividade de promoção e atração de investimento para o território e candidatou o seu vídeo institucional ao importante prémio internacional “Cannes Corporate Media & TV Awards”.
“Viver, investir e empreender no Corredor Azul” é o título e o mote do vídeo que os Municípios que constituem a Rede têm expetativa de ser galardoado na categoria de “Corporate Image Films” no próximo dia 2 de outubro na cidade de Cannes, França, pretendendo assim reforçar e distinguir este território de excelência, que se encontra de braços e alma aberta para receber pessoas e investimentos.
O referido vídeo foi apresentado publicamente em março de 2014 tendo sido editado em português, inglês e espanhol, uma iniciativa integrada no “PROMOINVEST – Rede de Promoção Empresarial” da Rede Corredor Azul, projeto desenvolvido pelos Municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines e Vila Viçosa, liderado pelo Município de Vendas Novas e apoiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – InAlentejo.
“Viver, investir e empreender no Corredor Azul” é o título e o mote do vídeo que os Municípios que constituem a Rede têm expetativa de ser galardoado na categoria de “Corporate Image Films” no próximo dia 2 de outubro na cidade de Cannes, França, pretendendo assim reforçar e distinguir este território de excelência, que se encontra de braços e alma aberta para receber pessoas e investimentos.
O referido vídeo foi apresentado publicamente em março de 2014 tendo sido editado em português, inglês e espanhol, uma iniciativa integrada no “PROMOINVEST – Rede de Promoção Empresarial” da Rede Corredor Azul, projeto desenvolvido pelos Municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines e Vila Viçosa, liderado pelo Município de Vendas Novas e apoiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – InAlentejo.
20 de junho de 2014
Exposição “Alentejo, Espaço Rural”
O Espaço Celeiro (ex-celeiros da EPAC) vai acolher de 20 a 29 de junho a exposição “Alentejo, Espaço Rural – estruturas, casas e paisagens”, que consiste numa exposição dupla, composta pelo projeto de Arquitetura do Arq. Miguel Marcelino para a reabilitação do Espaço Celeiros e por uma reflexão fotográfica sobre o Espaço Rural do Alentejo, com curadoria do Arq. Pedro Clarke, apoiada em fotografias históricas do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora e por material recebido em sequência de um “open call” à participação do público.
A exposição está inserida no programa Feira de S. João e é organizada no âmbito da representação Portuguesa na XIV Bienal de Arquitetura de Veneza, que este ano teve como temática a ligação entre o rural e o urbano. O projeto para o Espaço Celeiros, concebido pelo Arq. Miguel Marcelino, foi um dos seis trabalhos apresentados por Portugal na Bienal e consiste na reabilitação e reconversão dos antigos Celeiros como futuro centro cultural, transformando o antigo edifício agrícola, que se estima ser dos finais do séc. XIX e atualmente com problemas estruturais, num local moderno e dinâmico, no limite do centro histórico de Évora. No seu interior serão feitas intervenções pontuais de modo a modernizar e a reprogramar todo o edifício enquanto cluster cultural e residência artística, composto por uma galeria de exposições, lojas/ateliês, teatro/auditório, salão multiusos, espaço de receção, escritórios, sala de leitura, café restaurante e seis residências estúdios, enquanto no exterior será feita uma intervenção mais profunda, com vista à sua reabilitação estrutural.
Por sua vez, a exposição fotográfica sobre o Espaço Rural do Alentejo está relacionada com a temática de uma arquitetura e herança rural, levantando perguntas sobre as suas alterações, questionando-se sobre o que é feito deste mundo “rural”? Será que ele ainda existe? Será que as estruturas de um passado agrícola (têm futuro?), e poderão ou estão a ser reutilizadas? O que aconteceu à arquitetura e à paisagem?
Os projetos em exposição terão uma apresentação especial, seguida de um debate, no dia 24 de junho, às 19:00, com a participação do Arq. Pedro Campos Costa, Comissário para a representação Portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014, e a presença do Arq. Miguel Marcelino e do Arq. Pedro Clarke, e ainda do Prof. Álvaro Domingues, geógrafo e autor do livro “Vida no Campo”, do Arq. João Soares, da Universidade de Évora, e do Dr. Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora.
Esta exposição tem o apoio do Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura, da Direção-Geral das Artes, da Trienal de Arquitetura de Lisboa e da Câmara Municipal de Évora. A entrada na exposição é livre, estando aberta entre as 18:00 e as 2:00, de domingo a quinta-feira, e entre as 18:00 e as 3:00 à sexta-feira, sábado e feriado.
Luis Ferreira
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