10 de setembro de 2017

V Residência Cisterciense: Mosteiro de S.Bento de Cástris em Évora


Dias 15 e 16 de setembro, o Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, acolhe a V Residência Cisterciense S. Bento de Cástris, este ano subordinada ao tema "Espaços e Tempos da Vida Monástico-Conventual".

A Residência Cisterciense proposta para o mosteiro de S. Bento de Cástris tem como objectivo primacial reinventar na contemporaneidade a densidade histórica do discurso cisterciense, integrando a geografia do mosteiro eborense numa mais ampla geografia da Ordem de Cister.

Inspirada nas questões da História, da Arte, do Património e da Paisagem cistercienses, a Residência, regida pelo ritmo do quotidiano da Regra beneditina, apostará na vivência dos espaços do mosteiro e no debate de questões actuais ligadas aos espaços monásticos e ao seu futuro, apostando-se no carácter original da iniciativa.

O programa deste ano desenvolve-se em torno de três painéis - 'as cercas monástico-conventuais'; 'espaços temporais e espaços espirituais'; 'tipologias paisagísticas e implantações monástico-conventuais, cruzando, como é habitual, a história, o património, a ciência e as artes.
A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e Universidade de Évora/CIDEHUS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...