27 de dezembro de 2016

Igreja de S.Francisco distinguida com prémio de reabilitação urbana

O projecto de recuperação da Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, foi distinguido com o Prémio IHRU 2016, na categoria de “reabilitação de edifício”.

Atribuído desde 1989, o Prémio IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, é “o mais antigo a nível nacional” na área do imobiliário, distinguindo as melhores intervenções ao nível da reabilitação urbana.

O presidente do IHRU, Vítor Reis, revelou, na entrega dos galardões, que decorreu em Lisboa., que o prémio vai passar a denominar-se “Prémio Nuno Teotónio Pereira, para homenagear a vida e a obra do reconhecido arquitecto”.

A Igreja de S. Francisco é um dos mais importantes centros religiosos da cidade de Évora. Após obras de recuperação e requalificação – um investimento que chegou aos 4,2 milhões de euros e que contou com o apoio de dinheiros comunitários – o monumento está de cara lavada, há cerca de um ano, altura em que reabriu ao culto. Para trás, ficaram de intensa azáfama para a equipa que tomou conta da obra, por sinal considerada uma das maiores obras de restauro integrado do país.

As obras contemplaram operações de consolidação estrutural, de recuperação de coberturas, reabilitação de espaços, construção de obra nova e conservação e restauro, todas executadas em simultâneo. Envolveu todos os espaços da Igreja e a Capela dos Ossos, contando agora com dois novos espaços abertos ao público.

(TSF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...