8 de setembro de 2014

Descobertos frescos na Igreja de Alvalade

A Igreja da Misericórdia de Alvalade, no Concelho de Santiago do Cacém, foi palco, na penúltima semana de agosto, de uma importante descoberta. Na sequência de trabalhos agendados, a técnica de conservação e restauro Carla de Freitas, ao serviço da Câmara Municipal, ao realizar as primeiras sondagens pictóricas no interior da cúpula da antiga Capela-Mor da Igreja, colocou a descoberto setores de uma importante pintura a fresco, com motivos religiosos, de uma notável qualidade, aparentemente em bom estado de conservação e que se presume poder cobrir a totalidade da abóbada.

Concluída em 1570, esta igreja, localizada no coração do centro histórico da vila de Alvalade, manteve até agora em segredo, oculta por várias camadas de cal, esta bela composição pictórica que em muito irá valorizar o futuro Museu de Arqueologia de Alvalade.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a junta de Freguesia de Alvalade, no âmbito da adaptação da antiga Igreja da Misericórdia de Alvalade a futuro Museu de Arqueologia, têm vindo a desenvolver um conjunto de ações que, entre outras, incluíram a reparação das coberturas do edifício e a escavação arqueológica e antropológica que colocou a descoberto a antiga Necrópole no interior do templo.

A menos de um mês de mais uma edição da feira “Alvalade Medieval”, que decorre entre os dias 19 e 21 de setembro, no âmbito das comemorações dos 503 anos da atribuição do Foral a Alvalade por D. Manuel I, esta importante descoberta, no edifício que vai acolher uma exposição de Arqueologia sobre o território Alvaladense, intitulada “Pedras com História”, será certamente mais um motivo para uma agradável visita.
(in rostos.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...