19 de março de 2018

Heritales Heritage & Sustaintability. Best Documentary Second Edition 2017

No dia 22 de março, às 22h30, será apresentado na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, o festival de cinema Heritales – International Heritage Film Festival 2018, sobre património, dinamizada por María Zozaya e Nicola Schiavotiello, que irão resumir os elementos principais do festival.

Será projetado o documentário que ganhou por unanimidade o prémio de longas na edição Heritales 2017, dedicado a sustentabilidade. O filme “Swamp Dialogues”, da autoria da Rumana Idilko Plajas, retrata o património cultural e biológico do Delta do Danúbio.

(Porto dos Museus)

8 de março de 2018

Gravuras rupestres descobertas no Guadiana alvo de estudo e certificação

As gravuras rupestres descobertas recentemente nas margens do Guadiana estão a ser alvo de estudo e certificação pela Direção Geral da Cultura do Alentejo e pelo município de Elvas.

A informação foi divulgada esta quinta-feira (8 de março) numa conferência de imprensa realizada na Câmara de Elvas, em que, de acordo com Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, está a ser feito “o estudo do achado, num trabalho em parceria com a Câmara de Elvas”.

Na conferência, o arqueólogo António Batista esclarece que as gravuras “são pré-históricas, facilmente identificadas com o período calcolítico, com mais de cinco mil anos, com motivos não figurativos, de arte esquemática”, caracterizando-as como “arte dos povos, que viviam nesta época nestes povoados”.

Por sua vez, o presidente do municio elvense, Nuno Mocinha, considerou que, neste momento, o importante é a “certificação técnica de que as rochas são, de facto, gravuras rupestres, datadas com mais de cinco mil anos”.

Ao longo desta semana, decorreu a campanha de estudo e documentação destas manifestações artísticas.

(Rádio Campanário)

5 de março de 2018

Dia da Mulher em Portalegre
















O Museu Municipal de Portalegre acolhe a conferência“As Mulheres e a Economia do Cuidado “, no dia 8 de março, pelas 18h00, proferida por Ana Sofia Fernandes, membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres, a maior plataforma de ONG’s de mulheres na União Europeia e Secretária-Geral da sua coordenação nacional, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

4 de março de 2018

27 de fevereiro de 2018

Museu de Mértola alcança número inédito de visitantes

O Museu de Mértola registou em 2017 o maior número de visitantes de sempre. 

A Câmara anuncia o registo de 46 426 entradas, mais 8 071 que no ano anterior. “Este total reporta-se apenas às entradas no núcleo da Igreja Matriz, o mais visitado, contudo o acréscimo de visitação verificou-se em todos os núcleos”, revela o município.

Deste total 52% reportam-se a visitantes de nacionalidade estrangeira e 48% a visitantes nacionais. Dos mercados externos destaque para a Alemanha que representa 28% dos visitantes estrangeiros, a França 17%, a Espanha 14%, o Brasil 9% e a Holanda 7%. 

De salientar ainda o crescimento do mercado da América do Norte com os Estados Unidos e Canada a representarem 4% dos visitantes e o mercado italiano também a registar 4% no total de visitantes estrangeiros.

(Radio Pax / Porto dos Museus)

26 de fevereiro de 2018

Dez novas confirmações no FMM deste ano

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, cuja 20.ª edição acontece de 19 a 28 de julho de 2018 em Sines e Porto Covo, tem 10 novas confirmações dos cinco continentes no seu programa de concertos.

BaianaSystem é uma das revelações da música brasileira. Formado em 2009, dá um novo protagonismo à guitarra baiana no seio de um som inspirado nos sound systems jamaicanos. Samba reggae e muito mais, de Salvador da Bahia para o mundo.

C4 Trío, que esteve programado para a edição passada do festival, mas não pôde estar presente, é um trio de cuatro, cordofone símbolo da música instrumental da Venezuela. Em palco, três cuatristas e um baixista, para fazer ouvir repertório de raiz tradicional, com incursões no ska e no rock.

Gili Yalo é um cantor e compositor situado entre Etiópia e Israel. Nos anos 80, foi um dos refugiados judeus etíopes resgatados por Israel na operação Moïse, nos tempos piores da fome e da ditadura na Etiópia.
Radicado em Tel-Aviv, faz música nas fronteiras entre o ethio-jazz e o funk.

Guy One cresceu pobre, pastor e autodidata, no norte do Gana. Hoje é um dos embaixadores do estilo Frafra no circuito internacional da música. O seu disco "#1", editado em Berlim pelo produtor Max Weissenfeldt, baseia-se no som do Kologo, uma espécie de banjo de duas cordas.

Huun-Huur- Tu é um dos grupos mais reconhecidos das músicas do mundo, pioneiros na divulgação do canto diafónico khöömei. Das montanhas Altai do centro-sul da Sibéria a colaborações com Frank Zappa ou Ry Cooder, transportam consigo os sons das pastagens de Tuva.

Kroke é, há mais de 25 anos, um dos nomes sonantes da música europeia de raiz tradicional. Quando começaram, nas ruas e clubes na velha zona judaica de Cracóvia, klezmer era o seu estilo dominante. Atualmente, em formação de trio, são mais intimistas e abertos.

La Tène é um trio franco-suíço com ecos de música tradicional, eletrónica e clássica contemporânea. A sua arte é o produto das dinâmicas que se geram entre os três instrumentistas: Alexis Degrenier (sanfona),

D'incise (harmónio indiano e eletrónica) e Cyril Bondi (percussões).

Markus with Shahzad Santoo Khan junta um alaudista e compositor francês e um cantor de qawwali
paquistanês. Acompanhados por Régis Martel na bateria e Xavier Pourcher nas teclas e programação, criam paisagens sonoras onde se esbate a fronteira entre Oriente e Ocidente.

Opal Ocean é um duo de guitarra acústica formado por dois músicos radicados em Melburne, Austrália, o neozelandês Nadav Tabak e o francês Alex Champ. A sua forma altamente percussiva de tocar aproxima-os do flamenco, mas também do rock.

Sofiane Saidi & Mazalda dá a conhecer ao público do FMM Sines um cantor que foi apelidado de ‘Príncipe do Raï 2.0’ Entre Sidi Bel Abbès e Paris, Sofiane Saidi é um artista na melhor tradição do rock argelino, com o poder da banda Mazalda a dar suporte à sua performance vocal.

(Antena Miróbriga)