OVIBEJA 2015: A IDENTIDADE DO CAMPO REVELA-SE E CANTA-SE NA CIDADE
A 32ª edição da Ovibeja, que se realiza de 29 de Abril a 03 de Maio de 2015, tem em marcha várias novidades.
Em homenagem ao Cante Alentejano, ou canto da terra, a 32ª edição da Ovibeja vai mostrar, promover e valorizar a genuinidade e a identidade rural através de um muito grande e plural encontro do cante(o), com“todo o Alentejo deste mundo”. A Ovibeja é um evento com raízes no campo e, por isso, assume-se como uma oportunidade única para mostrar e potenciar a diversidade, a espontaneidade, a geografia dos diferentes cantes. É um espaço privilegiado para ponto de encontro de todos os alentejanos de alma e de coração independentemente da sua área de residência dentro do nosso país ou nos quatro cantos do mundo onde se canta Alentejo.
O Cante vai ser um dos temas centrais da Ovibeja através de uma exposição interactiva, de palestras e colóquios sobre a origem e a importância do canto coral, da sua expressão antropológica e sociológica, da actuação de grupos corais alentejanos existentes em todo o País e nos diversos países onde há grupos organizados e activos, além das mais variadas manifestações culturais associadas ao cante. A organização da Ovibeja está ainda a reformular um espaço físico na feira, como um dos locais onde vai acontecer a festa do cante, no qual se pretende manter a rusticidade e o ambiente o mais natural e próximo possível da realidade natural do cante.
Para que a festa do cante seja o mais abrangente e ampla possível, a organização da Ovibeja convida todos os intervenientes do cante, com especial destaque para os grupos corais alentejanos, a juntarem-se à homenagem ao canto da terra, numa grande iniciativa que pretende mostrar ao mundo a expressão do ser e cantar alentejano.
A Ovibeja é a festa do campo na cidade. Organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a sua 32ª edição acontece em Beja de 29 de Abril a 3 de Maio.
ACOS - Associação de Agricultores do Sul
18 de janeiro de 2015
17 de janeiro de 2015
Manuel Serrano expõe em Estremoz
Irá decorrer até 31 de janeiro, a exposição de artesanato “Agropastoril” de Manuel Serrano, na Sede da Associação dos Amigos da 3.ª Idade de São Bento do Ameixial.
Manuel Joaquim Serrano tem 82 anos e é natural de Estremoz. Iniciou os seus trabalhos de artesanato quando ingressou em Centro de Dia do Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires.
As suas peças representam a vida agrícola de antigamente, nomeadamente a ceifa, a debulha, assim como os utensílios que eram utilizados para essas atividades, os carros de transporte, o trabalho nas pedreiras, entre outros, utilizando a madeira, o ferro e a cortiça.
Manuel Joaquim Serrano tem 82 anos e é natural de Estremoz. Iniciou os seus trabalhos de artesanato quando ingressou em Centro de Dia do Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires.
As suas peças representam a vida agrícola de antigamente, nomeadamente a ceifa, a debulha, assim como os utensílios que eram utilizados para essas atividades, os carros de transporte, o trabalho nas pedreiras, entre outros, utilizando a madeira, o ferro e a cortiça.
(Município de Estremoz)
16 de janeiro de 2015
Concerto da Orquestra Clássica do Sul em Ourique
O Cine-Teatro Sousa Telles recebe no próximo dia 16 de Janeiro mais um concerto da Orquestra Clássica do Sul.
Com início marcado para as 21h30, o concerto da Orquestra Clássica do Sul percorrerá peças de Mendelssohn, Hummel e Mozart, sob a direcção de José Eduardo Gomes e com a presença de Francisco López no trompete.
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15 de janeiro de 2015
Patico e Clara Andrade apresentam “Abrangências” em Monsaraz
A exposição de pintura “Abrangências”, de Patico e de Clara Andrade, vai estar patente entre os dias 17 de janeiro e 27 de fevereiro na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz apresenta cerca de 40 telas dos dois artistas e poderá ser apreciada diariamente entre as 9h e as 13h e das 14h às 17h, no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.
Patico é um autor autodidata natural de Monforte que cedo revelou vocação para o desenho, pintura e poesia. Iniciou-se na pintura a pastel e a óleo movido por influências impressionistas, tendo mais tarde seguido artistas expressionistas.
Estas influências levaram-no a criar o seu percurso artístico com base numa disciplinada espontaneidade de autodidata que o libertou de estilos e teorias. A sua expressão recorre tanto ao figurativo como ao abstrato, numa síntese equilibrada, com o objetivo de traduzir as suas emoções.
O Alentejo, a tauromaquia, as tradições, as paisagens, o Jazz e o abstrato são, normalmente, os temas da sua pintura, recorrendo a cores e matizes do Alentejo, como ocres, amarelos, vermelhos, queimada, terra siena, entre outras. O pintor começou a expor os seus trabalhos em 1998 e conta, atualmente, com mais de quatro dezenas de exposições individuais e coletivas realizadas em Portugal e Espanha.
Clara Andrade descreve a sua paixão pela arte como sendo intemporal. Depois de alguns trabalhos elaborados em óleo sobre tela, a pintora tem optado nos últimos anos por produzir obras em acrílico sobre tela e técnicas mistas.
As suas obras são o resultado de ensaios, experiências e saberes, conjugados com as sugestões oferecidas pelo mundo e pelos outros. São instantes de empenho, encantamento e liberdade, e mais do que reproduzir realidades físicas ou ideológicas, pretendem expressar uma poética intraduzível por palavras.
A artista expôs pela primeira vez há quatro anos e desde então realizou mais de uma dezena de exposições. Atualmente tem frequentado aulas e cursos com a pintora Stela Barreto.
Carlos Manuel Barão
Patico é um autor autodidata natural de Monforte que cedo revelou vocação para o desenho, pintura e poesia. Iniciou-se na pintura a pastel e a óleo movido por influências impressionistas, tendo mais tarde seguido artistas expressionistas.
Estas influências levaram-no a criar o seu percurso artístico com base numa disciplinada espontaneidade de autodidata que o libertou de estilos e teorias. A sua expressão recorre tanto ao figurativo como ao abstrato, numa síntese equilibrada, com o objetivo de traduzir as suas emoções.
O Alentejo, a tauromaquia, as tradições, as paisagens, o Jazz e o abstrato são, normalmente, os temas da sua pintura, recorrendo a cores e matizes do Alentejo, como ocres, amarelos, vermelhos, queimada, terra siena, entre outras. O pintor começou a expor os seus trabalhos em 1998 e conta, atualmente, com mais de quatro dezenas de exposições individuais e coletivas realizadas em Portugal e Espanha.
Clara Andrade descreve a sua paixão pela arte como sendo intemporal. Depois de alguns trabalhos elaborados em óleo sobre tela, a pintora tem optado nos últimos anos por produzir obras em acrílico sobre tela e técnicas mistas.
As suas obras são o resultado de ensaios, experiências e saberes, conjugados com as sugestões oferecidas pelo mundo e pelos outros. São instantes de empenho, encantamento e liberdade, e mais do que reproduzir realidades físicas ou ideológicas, pretendem expressar uma poética intraduzível por palavras.
A artista expôs pela primeira vez há quatro anos e desde então realizou mais de uma dezena de exposições. Atualmente tem frequentado aulas e cursos com a pintora Stela Barreto.
Carlos Manuel Barão
14 de janeiro de 2015
13 de janeiro de 2015
Os lagóias...
Portalegre já tem o seu grupo de cante alentejano. Talvez o grupo mais a norte do nosso território !
12 de janeiro de 2015
11 de janeiro de 2015
10 de janeiro de 2015
Alandroal, 12 meses de gastronomia...
Alandroal, 12 meses de gastronomia!
É este o mote da gastronomia alandroalense para o ano de 2015. Desde o porco ao peixe do rio, passando pelas sopas e ervas aromáticas, o Alandroal dá assim um novo alento à gastronomia do concelho, proporcionando ao visitante a degustação de iguarias com saberes e sabores de mestres gastronómicos!
Em Janeiro foi escolhido o porco do montado, cujos pratos estarão disponíveis nos vários restaurantes locais aderentes durante todo o mês, encerrando no dia 31 com a tradicional matança do porco na Aldeia da Venda, na Freguesia de Santiago Maior, que será aberta à população.
Em Fevereiro as migas e o peixe do rio, os espargos e os cogumelos no mês de Março, para encerramento do primeiro trimestre do ano.
Há por isso muitas e boas razões para que todos visitem o Alandroal, para experimentarem as delícias dos nossos pratos tradicionais, confecionados à “nossa maneira”, de acordo com as nossas tradições!
É este o mote da gastronomia alandroalense para o ano de 2015. Desde o porco ao peixe do rio, passando pelas sopas e ervas aromáticas, o Alandroal dá assim um novo alento à gastronomia do concelho, proporcionando ao visitante a degustação de iguarias com saberes e sabores de mestres gastronómicos!
Em Janeiro foi escolhido o porco do montado, cujos pratos estarão disponíveis nos vários restaurantes locais aderentes durante todo o mês, encerrando no dia 31 com a tradicional matança do porco na Aldeia da Venda, na Freguesia de Santiago Maior, que será aberta à população.
Em Fevereiro as migas e o peixe do rio, os espargos e os cogumelos no mês de Março, para encerramento do primeiro trimestre do ano.
Há por isso muitas e boas razões para que todos visitem o Alandroal, para experimentarem as delícias dos nossos pratos tradicionais, confecionados à “nossa maneira”, de acordo com as nossas tradições!
9 de janeiro de 2015
8 de janeiro de 2015
7 de janeiro de 2015
6 de janeiro de 2015
5 de janeiro de 2015
4 de janeiro de 2015
"Nas varandas da minha rua" por José Luis Peixoto
Há roupas estendidas em todas as varandas da minha rua. Chegou o sol a meio de janeiro, claridade que atravessa o frio. As roupas estendidas a secar são bandeiras privadas, cada uma representa o país específico e concreto de um corpo.
Noutras horas, estas roupas cobrem a pele de gente com pensamentos. São calças a caminhar com pressa para chegar a algum lado, onde precisam de sentar a sua fazenda. São camisas que envolvem peitos a respirar, corações que batem e que, lá nessa intimidade rente à pele, fazem soar pancadas graves e certas, lentas. São cuecas que dão conforto à minha vizinha da frente, uma senhora com mais de setenta anos, que aprecia bons elásticos, capazes de lhe darem uma segurança física que, sem esforço, transporta para outras dimensões do seu quotidiano.
Os lençóis, brancos ou de cores claras, são velas de naus que ainda navegam. A brisa, mesmo esta brisa gelada de janeiro, alimenta-os de uma liberdade que, depois, noutras horas, são capazes de transformar em aconchego maternal. À noite, quando esta rua amansa até quase desaparecer, são estes lençóis que envolvem os corpos adormecidos de todos os que habitam estas casas, que saem delas e que regressam a elas. Durante esse tempo de consciência dissolvida no sono, os seus corpos perdem forças e precisam de um espaço que os agarre e regenere. Esse espaço são estes lençóis, agora estendidos a secar, a aproveitarem esta luz em janeiro.
E tudo aquilo que se agarra à pele, ou tudo aquilo que a pele segrega, que a atravessa de dentro para fora, chega a esta roupa e permanece na sua superfície. A transpiração, fruto do esforço e do tempo, ou o cheiro, fruto da identidade mais profunda e biológica, colam-se a estes tecidos. A transpiração é embebida por estes tecidos. Os contornos das pessoas da minha rua ficam marcados nos lençóis onde dormem. Depois, num momento, como na canção de um filme antigo, água e sabão diluem essas marcas. Esses restos de pele seguem com a água e, se resistem, evaporam em dias como este, nas varandas da minha rua, ascendem ao céu da cidade, misturam-se com o ar que, amanhã, quando já não dermos por isso, será respirado, bebido, regressando ao corpo.
Assim, há um ciclo que se renova nesta roupa estendida. Não é apenas uma imagem desta rua e das ruas que, agora, nesta cidade, aproveitam o dia; é algo muito mais profundo, feito de tato: é a memória de dedos, suaves, que nos educaram na sensibilidade de estarmos despertos para aquilo que nos chega à pele.
Agora, as pessoas da minha rua estão espalhadas pela cidade. Não sou capaz de descrever todas as intenções que carregam, talvez seja impossível fazê-lo, não sou capaz de descrever os seus corpos à procura de caminhos; mas sei que, no futuro próximo, talvez já amanhã, talvez na próxima semana, terão estas roupas a envolvê-los. Nelas, irá um pouco do sol deste dia, janeiro luminoso, e, mesmo que ninguém se lembre de reparar, estará lá um pouco deste brilho, misturado com vida, a dar vida, a repetir vida.
José Luís Peixoto
(in UP Magazine)
Noutras horas, estas roupas cobrem a pele de gente com pensamentos. São calças a caminhar com pressa para chegar a algum lado, onde precisam de sentar a sua fazenda. São camisas que envolvem peitos a respirar, corações que batem e que, lá nessa intimidade rente à pele, fazem soar pancadas graves e certas, lentas. São cuecas que dão conforto à minha vizinha da frente, uma senhora com mais de setenta anos, que aprecia bons elásticos, capazes de lhe darem uma segurança física que, sem esforço, transporta para outras dimensões do seu quotidiano.
Os lençóis, brancos ou de cores claras, são velas de naus que ainda navegam. A brisa, mesmo esta brisa gelada de janeiro, alimenta-os de uma liberdade que, depois, noutras horas, são capazes de transformar em aconchego maternal. À noite, quando esta rua amansa até quase desaparecer, são estes lençóis que envolvem os corpos adormecidos de todos os que habitam estas casas, que saem delas e que regressam a elas. Durante esse tempo de consciência dissolvida no sono, os seus corpos perdem forças e precisam de um espaço que os agarre e regenere. Esse espaço são estes lençóis, agora estendidos a secar, a aproveitarem esta luz em janeiro.
E tudo aquilo que se agarra à pele, ou tudo aquilo que a pele segrega, que a atravessa de dentro para fora, chega a esta roupa e permanece na sua superfície. A transpiração, fruto do esforço e do tempo, ou o cheiro, fruto da identidade mais profunda e biológica, colam-se a estes tecidos. A transpiração é embebida por estes tecidos. Os contornos das pessoas da minha rua ficam marcados nos lençóis onde dormem. Depois, num momento, como na canção de um filme antigo, água e sabão diluem essas marcas. Esses restos de pele seguem com a água e, se resistem, evaporam em dias como este, nas varandas da minha rua, ascendem ao céu da cidade, misturam-se com o ar que, amanhã, quando já não dermos por isso, será respirado, bebido, regressando ao corpo.
Assim, há um ciclo que se renova nesta roupa estendida. Não é apenas uma imagem desta rua e das ruas que, agora, nesta cidade, aproveitam o dia; é algo muito mais profundo, feito de tato: é a memória de dedos, suaves, que nos educaram na sensibilidade de estarmos despertos para aquilo que nos chega à pele.
Agora, as pessoas da minha rua estão espalhadas pela cidade. Não sou capaz de descrever todas as intenções que carregam, talvez seja impossível fazê-lo, não sou capaz de descrever os seus corpos à procura de caminhos; mas sei que, no futuro próximo, talvez já amanhã, talvez na próxima semana, terão estas roupas a envolvê-los. Nelas, irá um pouco do sol deste dia, janeiro luminoso, e, mesmo que ninguém se lembre de reparar, estará lá um pouco deste brilho, misturado com vida, a dar vida, a repetir vida.
José Luís Peixoto
(in UP Magazine)
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