18 de janeiro de 2015

Ovibeja 2015 já mexe !

OVIBEJA 2015: A IDENTIDADE DO CAMPO REVELA-SE E CANTA-SE NA CIDADE

A 32ª edição da Ovibeja, que se realiza de 29 de Abril a 03 de Maio de 2015, tem em marcha várias novidades.

Em homenagem ao Cante Alentejano, ou canto da terra, a 32ª edição da Ovibeja vai mostrar, promover e valorizar a genuinidade e a identidade rural através de um muito grande e plural encontro do cante(o), com“todo o Alentejo deste mundo”. A Ovibeja é um evento com raízes no campo e, por isso, assume-se como uma oportunidade única para mostrar e potenciar a diversidade, a espontaneidade, a geografia dos diferentes cantes. É um espaço privilegiado para ponto de encontro de todos os alentejanos de alma e de coração independentemente da sua área de residência dentro do nosso país ou nos quatro cantos do mundo onde se canta Alentejo.

O Cante vai ser um dos temas centrais da Ovibeja através de uma exposição interactiva, de palestras e colóquios sobre a origem e a importância do canto coral, da sua expressão antropológica e sociológica, da actuação de grupos corais alentejanos existentes em todo o País e nos diversos países onde há grupos organizados e activos, além das mais variadas manifestações culturais associadas ao cante. A organização da Ovibeja está ainda a reformular um espaço físico na feira, como um dos locais onde vai acontecer a festa do cante, no qual se pretende manter a rusticidade e o ambiente o mais natural e próximo possível da realidade natural do cante.

Para que a festa do cante seja o mais abrangente e ampla possível, a organização da Ovibeja convida todos os intervenientes do cante, com especial destaque para os grupos corais alentejanos, a juntarem-se à homenagem ao canto da terra, numa grande iniciativa que pretende mostrar ao mundo a expressão do ser e cantar alentejano.

A Ovibeja é a festa do campo na cidade. Organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a sua 32ª edição acontece em Beja de 29 de Abril a 3 de Maio.

ACOS - Associação de Agricultores do Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...