9 de fevereiro de 2014

Mostra gastronómica em Arraiolos


Apaixone-se por Estremoz

"Estremoz apaixone-se” é o nome do concurso de quadras que a Câmara Municipal de Estremoz resolveu criar, para desafiar os apaixonados, uma vez que este mês se comemora o Dia dos Namorados.

Nesta iniciativa poderão participar todos os casais apaixonados, que juntos deverão criar uma quadra, que contenha obrigatoriamente as palavras “Amor” e “Estremoz”.

O júri, composto por elementos a designar pela Câmara Municipal, irá avaliar as quadras com base nos critérios: originalidade, criatividade e articulação entre as palavras obrigatórias, ou seja, será premiada a quadra que melhor transmitir a mensagem subjacente à temática “Estremoz Apaixone-se – Dia de São Valentim”.

Os trabalhos deverão ser entregues no Posto de Turismo, até ao próximo dia 12 de fevereiro. Para mais informações deverá consultar o site www.cm-estremoz.pt.

O prémio para a quadra mais original será uma saco de linho e um lenço dos namorados, ambos concebidos pelo “Clube da Agulha”, da Academia Sénior de Estremoz.
A divulgação do resultado será realizada no dia 14 de fevereiro de 2014, na inauguração da exposição “Estremoz Apaixone-se”, às 15h:30, no Posto de Turismo de Estremoz.

Participe e Apaixone-se!

Programa cultural da semana em Montemor


(basta clicar na imagem para folhear o programa)

6 de fevereiro de 2014

D. Luís Cerqueira, Bispo do Japão 1598-1614



Tiago Passão Salgueiro e o Município de Alvito convidam todos/as os interessados para assistir à Conferência "D. Luís Cerqueira, Bispo do Japão 1598-1614", que se irá realizar no próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 15 horas, no Centro Cultural de Alvito. A comunicação que irá apresentar irá incidir sobre a passagem da Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alvito, no âmbito das Comemorações do IV Centenário da morte de D. Luís Cerqueira.

5 de fevereiro de 2014

SUDOESTE, bem vindo !



Vai ser lançado sexta-feira, 7 de Fevereiro, o novo “Jornal Sudoeste” – uma publicação quinzenal, com distribuição gratuita e forte vocação para os concelhos do Litoral Alentejano. A sede da redacção está na vila de Odemira.
Editado pela empresa Jota CBS, proprietária do “Correio Alentejo”, o novo “Sudoeste” será publicado às sextas-feiras e terá direcção do jornalista Carlos Pinto, que deste modo acumulará a responsabilidade editorial das duas publicações.

A nova publicação surge no Litoral Alentejano onde, neste momento, além de não existir qualquer publicação escrita, há um espaço de grandes dinâmicas sociais, económicas e culturais.
“Trata-se de uma região emergente, em função do seu carácter empreendedor, mas também do evidente potencial que tem vindo a contribuir para a sua afirmação no todo do país”, explica Carlos Pinto, justificando assim a opção por uma publicação nova naquela zona.

3 de fevereiro de 2014

Sabe quem foi D. Luís Cerqueira ?


Mértola Non Stop



Até 9 de fevereiro a Casa das Artes recebe a exposição “Amplexo” a Mário Elias, uma iniciativa que homenageia o artista mertolense e patrono do espaço. A atividade insere-se nas comemorações do décimo primeiro aniversário da Casa das Artes e Arte Non Stop.

A exposição é constituída por 100 telas que celebram o artista e a sua obra, ao mesmo tempo que dinamizam o acervo da câmara Municipal. As telas são o resultado final do desafio lançado aos artistas locais pela Câmara Municipal, cujo ponto de partida foram quatro postais com obras do artista.

2 de fevereiro de 2014

Ammaia, passou na RTP 2...


Ammaia, cidade romana no Alentejo (Marvão).

Casas Brancas - Rede de Turismo Criativo

A Associação Casas Brancas acaba de lançar um novo projecto a implementar até Abril de 2015, denominado "Casas Brancas - Rede de Turismo Criativo". O projecto pretende consolidar a rede Casas Brancas a partir da sua capacidade criativa e de sustentação na identidade e valores culturais da Costa Alentejana e Vicentina.

O objectivo será o de desenvolver e dar consistência comercial a novos produtos e serviços da rede, que integrem agentes e valores culturais e patrimoniais da região. A aposta é claramente vocacionada para o mercado internacional, que é cada vez maior e mais sensível aos verdadeiros atractivos desta costa, sua cultura, tradições, natureza, história, criatividade e capacidade de inovação.

Para além do desenvolvimento e consolidação dos serviços oferecidos em rede, o projecto prevê o desenvolvimento de materiais que permitam novas e efectivas ferramentas de divulgação do trabalho desta rede de turismo criativo. Será ainda produzido um Manual de Boas Práticas desta rede de turismo criativo, que possa inspirar e orientar outros empresários e potenciais investidores da região.
O turismo criativo é um conceito muito inovador, sendo internacionalmente reconhecido como a nova geração do turismo, em que são procuradas formas mais envolventes e especializadas de usufruir de uma região e da economia de experiências, esta já largamente implementada na indústria turística.

As Casas Brancas existem desde 2002 e incluem cerca de 60 micro-empresários da região (entre alojamento, restaurantes e actividades) que se articulam em rede na melhoria dos seus serviços e na promoção integrada da sua oferta e dos valores da região. Em 2011 arrancaram com o desenvolvimento da Rota Vicentina, em parceria com a Associação Almargem e várias entidades públicas da região, tendo este processo culminado na criação da Associação Rota Vicentina, que é hoje responsável pela gestão da rota e daquele projecto. Esta adivinha-se como uma terceira fase da vida das Casas Brancas, claramente voltada para a sua maior força, que é o trabalho em rede e a valorização da identidade da região. Para a Direcção das Casas Brancas, "a aposta nos valores culturais e patrimoniais ligados à inovação, autenticidade e criatividade será o melhor investimento que o sector turístico pode fazer neste momento, muito em particular numa região tão rica como o sudoeste de Portugal. Mais do que quantidade e dimensão dos investimentos na cultura, importa potenciar os recursos existentes, articulá-los, dar-lhes forma e valor e garantir a sua qualidade. No fundo, integrá-los no único circuito que os pode sustentar, que é o turismo".

O projecto Casas Brancas - Rede de Turismo Criativo é uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do Inalentejo, com co-financiamento FEDER de cerca de 110 mil euros.