21 de setembro de 2016

Governo pondera solução para antiga fábrica corticeira Robinson


A fábrica corticeira Robinson é possuidora de um imóvel de interesse público e de património classificado, tutelado pelo Ministério da Cultura.

Esta semana, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) anunciou ter lançado um “SOS” ao Ministério da Cultura para que defina uma posição na Justiça, no sentido de “salvar” o património da antiga fábrica corticeira. Entretanto, o ministro da Cultura desdramatizou a situação, explicando que a Justiça solicitou à Direção Geral do Património Cultural um parecer sobre o assunto. O assunto “foi estudado pelos nossos juristas e o PEV já foi esclarecido”, referiu Luís Castro Mendes, indicando que a informação sobre o prazo é para que a Direção Geral do Património Cultural faça uma declaração”.

Segundo o ministro, a Direção Geral do Património Cultural “vai certamente” dar o seu parecer, “exprimir nos termos legais a sua posição” e, “certamente”, haverá “tempo de analisar o futuro” da fábrica Robinson.

Fundada em 1837, a antiga fábrica ocupa uma área com cerca de sete hectares em pleno centro histórico da cidade de Portalegre. A unidade cessou a atividade industrial em 2009, na sequência da insolvência da Sociedade Corticeira Robinson. As duas imponentes chaminés da fábrica marcam o perfil da cidade, sendo um dos “cartões-de-visita” daquela região alentejana.

(Notícias ao Minuto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...