7 de junho de 2016

Cuba prepara criação Casa-Museu Fialho de Almeida

O Município de Cuba acaba de ver aprovado o projeto de Requalificação e Valorização da Casa Fialho de Almeida, prevendo agora o arranque da obra para Setembro. A intervenção contempla a criação da Casa-Museu do escritor, mas também, a construção do Museu Rural e Etnográfico da vila de Cuba.

A ideia, estruturada pela autarquia em colaboração com a Associação Fialho de Almeida, é manter e valorizar a parte relacionada com o escritor e dessa forma divulgar pelos mais variados meios a sua obra, e ao mesmo tempo criar um Museu temático que evidencie a história da ruralidade local, numa perspetiva de valorização patrimonial e de racionalização de custos, valorizando o espólio existente propriedade do Município.

Localizada bem no centro da vila de Cuba, a casa de residência será conservada e adaptada controladamente para que possa ser devolvida à memória do escritor, permitindo que nela se promova a sua obra, assim como a produção e apresentação artísticas. João Português, presidente da Câmara de Cuba, fala da homenagem que é devolver à população a casa que deu vida a Fialho de Almeida e explica o que vai ser este espaço.

(Porto dos Museus / Voz da Planície)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...