1 de abril de 2016

Estremoz entrega candidatura de figurado em barro a Património da Humanidade

bonecos_estremoz
O município de Estremoz, no Alentejo, anunciou hoje ter entregado à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura à inscrição da produção de figurado em barro na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Em comunicado, a autarquia refere que o processo de promoção, investigação e produção de conhecimento, iniciado em outubro de 2012, pretende chegar ao registo dos chamados ‘Bonecos de Estremoz’, em barro, arte emblemática da cidade, na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
(…)

Em abril de 2015, a Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a produção do figurado em barro no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, dois meses depois, foi criado, no Museu Municipal, o Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz.

O boneco modelado ao modo de Estremoz é uma produção artística de caráter popular, com mais de 300 anos de história, que era maioritariamente executada por mulheres nos primeiros séculos de existência da arte e que tem sido um elemento de divulgação da cidade no país e no estrangeiro.

A arte consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII.
(…)

(Notícias ao Minuto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...