11 de março de 2015

Cromeleque dos Almendres já é Monumento Nacional

O Cromeleque dos Almendres foi oficialmente reclassificado como Monumento Nacional, depois da decisão do Conselho de Ministros de 29 de Janeiro.

Até esta data, o recinto megalítico dos Almendres – também popularmente conhecido como “Monte das Pedras Talhas”- estava classificado, desde Dezembro de 1975, como imóvel de interesse público.

Em Diário da República, justifica-se o novo estatuto concedido ao monumento, pela constatação que "Diversos estudos e trabalhos de escavação vieram ampliar o reconhecimento do interesse arqueológico e científico do sítio, bem como do seu contexto paisagístico. Desta forma, e por comparação com outros sítios ou estruturas arqueológicas classificados, justifica -se a reclassificação do Cromeleque dos Almendres, com a designação de monumento nacional (...) ". Esta nova classificação, na prática, aumenta a responsabilidade das entidades do setor em garantir a salvaguarda do Cromeleque que, refira-se, se encontra em propriedade privada (Herdade dos Almendres).

A proposta de reclassificação dos Almendres como Monumento Nacional data de 2009 e partiu de uma proposta do Grupo PróÉvora.

Em termos futuros, o novo monumento nacional aguarda a classificação como Zona Especial de Proteção (ZEP).

(Évora Local)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...